Fantástico

Ernesto Paglia apresenta a série 'País dos Raios'

Ernesto Paglia visita o local onde há a maior incidência de raios no Brasil.

Divulgação/CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

O Brasil é o país onde mais caem raios no mundo, são cerca de 50 milhões por ano, com a maior incidência de raios acontecendo até o final de março. A explicação é geográfica, o país está localizado na zona tropical do planeta, onde o clima é mais quente e mais favorável à formação de tempestades. Apenas no ano passado, 130 pessoas foram vítimas de raios. Para explicar esse fenômeno e mostrar os avanços tecnológicos que estão sendo feitos na área, o ‘Fantástico’ estreia neste domingo (17), a série ‘País dos Raios’, com apresentação do jornalista Ernesto Paglia.

Durante 40 dias, a equipe do ‘Fantástico’ se uniu ao maior especialista em raios do Brasil, o técnico Osmar Pinto Junior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para viajar de norte ao sul do país e mostrar o que há de mais avançado no monitoramento de tempestades, com imagens dos raios detalhadas em câmera lenta. Para o INPE, 80% das mortes por raios no Brasil poderiam ser evitadas se a população tivesse mais informação.

Ernesto Paglia visita o local onde há a maior incidência de raios no Brasil. “No trecho entre a cidade de Coari e Manaus, a probabilidade de alguém – que trabalhe oito horas por dia a céu aberto – ser atingido por um raio é como tirar apenas três vezes o mesmo número no dado”, explica o jornalista. Paglia também conta histórias de pessoas que sobreviveram aos raios ou de quem teve grandes prejuízos, como um fazendeiro de Cárceres, no Mato Grosso, que de uma só vez perdeu 21 cabeças de gado nelore.

Ainda neste domingo, estreia também a série do Drauzio Varella ‘Males da Alma’. Em seis episódios, Dr. Drauzio traz mais informação sobre depressão, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno da auto imagem.

Já o repórter Maurício Kubrusly passa uma tarde com Martinho da Vila em sua fazenda em Duas Barras, no Estado do Rio de Janeiro, que fala sobre o processo de composição do samba da escola campeã do carnaval carioca Vila Isabel, que fez em parceria com o amigo Arlindo Cruz.

O ‘Fantástico’ traz ainda duas reportagens especiais: um raio-x do comércio ilegal de explosivos usados para explodir caixas eletrônicos por todo o país; e a discussão sobre a decisão de pais tirarem seus filhos da escola para educá-los por conta própria.

O ‘Fantástico’ vai ao ar logo após ‘Domingão do Faustão’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.