Show da Vida

Fantástico homenageia Maurício Kubrusly; jornalista foi diagnosticado com Demência Frontotemporal

Maurício Kubrusly ficou conhecido pelo quadro 'Me Leva, Brasil', do Fantástico, no qual ele viajava pelo país contando histórias.

Na Mira

Após o diagnóstico da doença, ele saiu de São Paulo e foi morar no sul da Bahia.
Após o diagnóstico da doença, ele saiu de São Paulo e foi morar no sul da Bahia. (Foto: Reprodução / TV Globo)

BRASIL - O jornalista Maurício Kubrusly, de 77 anos, foi homenageado, neste domingo (20), no terceiro episódio da série especial que celebra os 50 anos do Fantástico. A reportagem revelou que o jornalista foi diagnosticado há alguns anos com demência frontotemporal (DFT).

Maurício Kubrusly ficou conhecido pelo quadro 'Me Leva, Brasil', do Fantástico, no qual ele viajava pelo país contando histórias. Após o diagnóstico da doença, ele saiu de São Paulo e foi morar no sul da Bahia junto à esposa, Beatriz Goulart, e ao pet, o cachorro Shiva.

O jornalista ingressou na Globo no final dos anos 1970. Ele assumiu o posto de crítico de música do Jornal Hoje, função que já exercia em programa exibido pela TV Cultura. Com o quadro 'Me Leva, Brasil', lançado em 2000, Kubrusly conheceu mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil quilômetros pelo Brasil.

Maurício Kubrusly deixou a TV Globo em maio de 2019. No episódio, Pedro Bial enalteceu o trabalho do colega.

"O Maurício corria o Brasil a cada semana com histórias extraordinárias que realmente expressavam a vivacidade da cultura brasileira. E ele tinha um faro, uma sensibilidade para tocar aquilo. Maurício Kubrusly merece todas as nossas homenagens, não só pelo Me Leva, Brasil, mas o Me Leva, Brasil meio que abriga toda essa obra enorme desse grande jornalista", disse Bial.

O que é a demência frontotemporal?

De acordo com a médica neurologista Helena Fussiger, a DFT é uma doença neurodegenerativa que ocasiona a perda progressiva das funções cerebrais. Em geral, surge em pessoas com idade média entre 45 e 65 anos, e sua evolução varia de pessoa para pessoa.

Por afetar principalmente os lobos frontais e temporais laterais, os sintomas mais clássicos são relacionados ao comportamento e linguagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.