Música

Jornada do BR-135 encerra-se no fim de semana no Ceprama

As Afrôs são uma das atrações do projeto, que faz parte da 1ª Mostra Cultura Ativa.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

A edição especial do Projeto BR-135, que celebrou os 400 anos de São Luís durante todo este mês, será encerrada neste fim de semana. A iniciativa da dupla Criolina, formada pelos músicos Alê Muniz e Luciana Simões, fez parte da programação da 1ª Mostra de Cultura Ativa, realizada pelo Sebrae, e abriu espaço para que músicos e cantores maranhenses e de outros estados mostrassem seu talento. Hoje, amanhã e domingo, o público ainda poderá conferir várias atrações no palco interno e na Concha Acústica do Ceprama (Madre Deus).

Na programação de hoje, haverá shows de Nosly, Célio Muniz e Nathália Ferro. As apresentações serão abertas no palco interno, às 18h30, com o cantor Nosly, que apresenta o pocket show Parador. Acompanhado apenas de seu violão, Nosly apresenta canções do repertório de Parador, seu terceiro disco, mas reservando espaço para canções que fazem parte dos CDs Teu Lugar (2000) e Nave dos Sonhos (2007). Entre as canções que não devem faltar no show de hoje estão Parador, Oh baby perdoe, Versos Perdidos, I'll be over you, Apesar de Doer e Aldeia. Às 20h, o palco interno do Ceprama será do experiente saxofonista Célio Muniz, que participou da Orquestra do Sílvio Mazuca, que fez sucesso na década de 1950 em São Paulo. Célio Muniz é pai do cantor Alê Muniz e participou do CD Cine Tropical, da dupla Criolina, na faixa que dá nome ao disco.

Quem ainda não conhece o trabalho da cantora Nathália Ferro poderá conferir, a partir das 22h, na Concha Acústica. Com carreira musical iniciada há seis anos, a cantora já exibe maturidade no palco, trabalhando melodias que vão do blues ao rock, do reggae/ska à música latina. Nathália Ferro se prepara para o lançamento do seu primeiro disco, com faixas produzidas por Alê Muniz e Adnon Soares e que já estão em fase de mixagem e masterização.

A sequência de shows prosseguirá amanhã, às 18h30, no palco interno do Ceprama com a apresentação do guitarrista e violonista Edinho Bastos. Experiente, o músico já tocou com grandes personalidades musicais, como Owen Gray, Jack Brown, Negra Li, Alcione, Papete, César Nascimento, entre outros. Como arranjador e produtor musical, Edinho Bastos já dirigiu, ao lado de Henrique Duailibe, duas eliminatórias do festival Canta Nordeste, da TV Globo Nordeste. Atualmente, Edinho Bastos é guitarrista da banda Legenda. Às 20h, o palco será da cantora Tássia Campos, uma das representantes da chamada Nova MPB, que passeia pela história recente da música produzida no Maranhão, bem como aponta para os novos rumos da música brasileira.

Às 22h, o palco principal do Ceprama será tomado pela musicalidade do Grupo Afrôs, que une pesquisa em ritmos percussivos às tendências e influências contemporâneas. Criado em 2007, o Grupo Afrôs é formado por músicos que primam pela música popular maranhense, mostrando que é possível resgatar o folclore do estado. O grupo mostrará ao público um repertório com músicas autorais e ainda arranjos próprios para canções de outros compositores como João do Vale, Humberto do Maracanã, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Sivuca.

Lançamento - No domingo, despedida do Projeto BR-135 especial pelos 400 anos de São Luís, haverá apresentações de Grupo de Câmara (18h30) e Bumba Jazz (20h), no palco interno. Já no palco externo do Ceprama a grande atração será Madian e O Escarcéu, às 22h, que lançará oficialmente o seu disco de estreia, Sinfonia de Baticum. O multi-instrumentista Madian, ao lado do grupo Escarcéu, apresenta composições próprias com elementos de jazz, rock, metal, reggae, tudo estruturado através de batuques singulares da cultura brasileira e maranhense, como frevo, samba, bumba meu boi, tambor de crioula, maracatu, entre outros.

O disco Sinfonia de Baticum é uma leitura da música afro-maranhense com letras poéticas e arranjos orquestrais. Em uma mesma música, uma pluralidade de estilos musicais compõe uma verdadeira ópera regional. A direção e arranjos do álbum foram assinados pelo maestro Vidal França, que é presença garantida na apresentação deste domingo. Vidal França foi maestro titular da extinta RCA Victor, onde trabalhou com nomes como Chico Buarque de Holanda, Simone, Paulinho da Viola, Xangai, entre outros.

Programação

28/09 (sexta)

Palco Interno

18h30 - Nosly

20h - Célio Muniz

Arena

Dj Franklin

Palco Externo

22h - Nathalia Ferro

29/09 (sábado),/b>

Palco Interno

18h30 - Edinho Trio

20h - Tássia Campos

Arena

Palco Externo

22h - Afrôs

30/09 (domingo)

Palco Interno

18h30 - Grupo de Câmara

20h - Bumba Jazz

Arena

Dj Pedro Sobrinho

Palco Externo

22h - Madian e O Escarcéu

Serviço

• O quê

BR-135

• Quando

Hoje, amanhã e domingo, a partir das 18h30

• Onde,/b>

Ceprama (Madre Deus)

• Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.