O filme ‘Onda Nova’ chegou aos cinemas do Brasil após 41 anos de censura. A comédia erótica sobre o futebol feminino, dirigida pelos cineastas José Antonio Garcia (1955-2005) e Ícaro Martins, foi exibida pela primeira vez em 1983, durante a 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
No entanto, logo após sua estreia, o lançamento foi barrado pela censura da ditadura militar, alegando que o filme contrariava a “moral e os bons costumes”.
De acordo com pareceres da censura, acessados pela Revista Fórum, ‘Onda Nova’ foi considerado uma apologia à bissexualidade, ao amor livre e ao comportamento sexual irresponsável, o que motivou o veto.
Em entrevista à Revista Fórum, o diretor Ícaro Martins expressou surpresa com a proibição do filme, destacando a complexa e burocrática estrutura da censura na época. A década de 1980, vale lembrar, foi marcada pelo auge das pornochanchadas — filmes de baixo orçamento e apelo sexual que também enfrentaram críticas por parte do regime.
Saiba Mais
- Ministros usam redes sociais para lembrar 60 anos do golpe de 64
- Historiadores explicam disputa de narrativas sobre ditadura militar
- MPF recomenda que Forças Armadas no Maranhão não façam homenagem à ditadura militar
- Impunidade para os agentes da ditadura era total, diz Clarice Herzog
- Ato pede que prédio do DOI-Codi seja memorial das vítimas da ditadura
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.