PH: Fiema e homenagens
E mais: Avanço em pautas de segurança
Fiema e homenagens
Entrega de Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI e Medalhas do Mérito Industrial da FIEMA, além de troféus, simboliza o reconhecimento a pessoas notáveis que, com dedicação e talento, têm contribuído para o fortalecimento da Federação e do setor industrial maranhense.
Personalidades e colaboradores do Sistema FIEMA (SENAI, SESI, IEL, CIEMA e Federação) foram homenageadas pela Federação em evento solene realizado na Casa da Indústria, na quinta-feira dia 12.
Edilson Baldez ressaltou que os homenageados têm papel fundamental na indústria, no Sistema FIEMA e na sociedade.
“Pessoas notáveis que acreditam na transformação da indústria como mola propulsora do bem-estar, do avanço tecnológico e da inovação para a construção de uma sociedade digna, inclusiva e com maiores oportunidades, gerando empregos e a melhor distribuição de renda. Deixo os meus sinceros agradecimentos por tudo que vocês fazem”, agradeceu.
Fiema e homenagens...2
A mais alta honraria da indústria, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi entregue ao empresário José Augusto Murad Duailibe.
Engenheiro civil formado pela Universidade Gama Filho (RJ), José Augusto é presidente da Construtora Escudo, uma das principais do Maranhão.
Com a honraria, a FIEMA reconhece seus mais de 45 anos de trajetória e toda sua contribuição para o fortalecimento da indústria da Construção Civil, a maior do estado.
Fiema e homenagens...3
A medalha da CNI celebra personalidades e instituições que, por meio de seu trabalho, dedicação e visão, contribuem de forma notável para o progresso da indústria brasileira e o desenvolvimento do nosso país.
Em mais de 60 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu esta prestigiada comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, o ex-vice-presidente José de Alencar e os renomados industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.
“Indiscutivelmente, eu estou muito feliz, emocionado por esta homenagem. Para nós, é um prazer, uma alegria abraçar a indústria para que possa desenvolver o estado e o país. Amo o que eu faço. Trabalho no setor imobiliário e tenho expectativa de novos empreendimentos para 2025, aquecendo o mercado e gerando empregos”, declarou José Augusto.
Fiema e homenagens...4
Já a Medalha do Mérito Industrial da FIEMA, uma honraria criada pela Diretoria FIEMA com o propósito de reconhecer e premiar personalidades e instituições que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento e fortalecimento da indústria maranhense, foi destinada ao vereador e médico, Gutemberg Fernandes de Araújo, e ao secretário de estado da Casa Civil, e ex-prefeito de Imperatriz, o médico Sebastião Madeira.
“Meu coração está acelerado, muita emoção receber uma homenagem de uma instituição que tenho muito carinho e admiração. Aqui é um local voltado para o crescimento e desenvolvimento do nosso estado, liderado por pessoas comprometidas. Meu sentimento é de alegria e muita gratidão”, disse Gutemberg Fernandes de Araújo.
“Faço questão de dividir esse mérito dessa medalha com o governador Carlos Brandão, porque no governo dele o Maranhão tem recebido incentivos, temos viajado junto com ele procurando mais indústrias, mais investimentos para o Maranhão”, destacou Sebastião Madeira.
Fiema e homenagens...5
O ex-presidente, fundador e presidente honorário da FIEMA, Jorge Machado Mendes, representado por suas filhas Rosemary Mendes e Maria de Fátima Marão Mendes de Oliveira, recebeu uma Placa de Reconhecimento pela trajetória de vida e trabalho que reflete dedicação exemplar à Federação e ao desenvolvimento da indústria do Maranhão.
Jorge Mendes possui uma carreira brilhante como empresário, além de ter atuado em diversas entidades, como a Associação Comercial do Maranhão, onde foi diretor por dois mandatos.
Ao longo de sua vida, Jorge Mendes desempenhou papéis fundamentais na organização sindical, presidindo o Sindicato das Oleaginosas do Maranhão e o Sindicato das Indústrias de Cerâmicas para a Construção do Estado do Maranhão.
Na FIEMA, sua marca é inesquecível: ex-presidente, delegado-representante junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Presidente Benemérito. Sua contribuição foi reconhecida com a Medalha Comemorativa pelos 20 anos da FIEMA, recebida em 1988, e com a Medalha do Mérito Industrial, simbolizando o apreço por seu trabalho em prol da indústria e da sociedade.
Em seu discurso, Rosemary Mendes destacou a carreira do pai e agradeceu a Federação pela homenagem.
Fiema e homenagens...6
Os funcionários do Sistema FIEMA foram reconhecidos e homenageados com muito carinho pelos trabalhos desempenhados para a entidade e para a sociedade.
Ao todo, 26 colaboradores com mais de 30 anos trabalhando no Sistema receberam troféus, como agradecimento a quem, com esforço e talento, tem contribuído para o sucesso e o crescimento da Federação ao longo dos anos.
São histórias de comprometimento que marcam gerações e demonstram a força de um time que faz do Sistema FIEMA uma referência no Maranhão e no Brasil.
A gestora pedagógica da Escola SESI São Luís, Heloísa Helena Gomes Pereira Rosa, com 33 anos de trabalho na instituição, fez um discurso representando os colegas homenageados.
DE RELANCE
Eleições e prazo final
A três dias para o prazo final para que os candidatos eleitos em 2024 sejam diplomados, hoje é a data-limite para que sejam publicadas as decisões que julgarem as contas desses políticos.
O prazo para que os candidatos e partidos encaminhassem a prestação de contas final das campanhas à Justiça eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), se encerrou em novembro: dia 5 para quem disputou o primeiro turno e dia 16 para quem também concorreu no segundo.
Ópera inédita
Uma ópera inédita com o cantor e compositor baiano Gilberto Gil e o maestro italiano Aldo Brizzi será apresentada durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém do Pará.
Criada pelos dois e idealizada pelo escritor Paulo Coelho, a obra foi inspirada no poema "I Juca Pirama", do poeta maranhense Gonçalves Dias, e deve estrear com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Theatro da Paz.
Gil é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e fará um show de encerramento de carreira na capital paraense, em agosto de 2025.
Preços altíssimos
Os consumidores da cidade de São Luís têm enfrentado preços altíssimos em produtos e serviços.
A maior alta geral entre os subprodutos divulgados pelo IBGE foi do abacate. O fruto ficou 125,6% mais caro ao longo deste ano. Apenas em novembro, o reajuste foi de 40,07%, também deixando o abacate na primeira colocação entre os produtos que mais tiveram alta.
Será difícil para o maranhense manter o alimento em sua dieta. Inclusive, não é de hoje que os consumidores vêm reclamando do aumento de preços.
Preço das passagens aéreas
Outro gasto que aumentou para os maranhenses foi o com passagens aéreas. Quem precisou deixar a Capital durante o mês de novembro enfrentou preços quase 20% mais altos, sendo o segundo subproduto que mais encareceu em São Luís.
Porém, ao longo do ano, os custos caíram 32,22%, como aponta o IBGE. A malha aérea tem crescido em São Luís, com vários novos destinos e voos diretos, mas, para a população de menor renda, nada adianta se o bolso continua sentindo os efeitos da inflação.
Avanço em pautas de segurança
Enquanto as medidas de corte de gastos apresentadas pelo governo Lula aguardam acordo para votação em plenário, a Câmara dos Deputados pautou e aprovou na última semana um pacote de mais de 20 projetos relacionados à segurança pública.
Entre as iniciativas, estão a previsão de castração química de condenados por crimes de pedofilia, a restrição à concessão de liberdade provisória e a flexibilização de regras do Estatuto do Desarmamento.
Antídoto para CPIs
Já tramita na Câmara dos Deputados requerimento direcionado à Mesa Diretora, que almeja criar precedente legislativo pelo qual o relator de uma CPI seja eleito pelos membros da comissão, e não designado pelo presidente.
Com maioria na Casa, a base governista sempre terá maioria nas CPIs e, com isso, poder para escolher o relator.
No Beira Dumar
A talentosa cantora Luciana Simões finaliza o ano fazendo uma viagem ao início dos anos 2000. Ela revisita os tempos em que cantava na banda Mystical Roots e, posteriormente, na Natiruts, trazendo essa experiência para seu novo show, com uma performance acompanhada de banda completa.
No dia 21 de dezembro, ela fará um show completo no Beira Dumar (Avenida Beira Mar), especialmente para o evento Luau da Toca. Na mesma noite, também se apresentarão Fauzi Beydoun, João Beydoun e Célia Sampaio.
A artista segue uma proposta tropicalista aliada a uma sonoridade latina e creole, unindo em um mesmo caldeirão o Caribe, a Jamaica e São Luís. No novo show, Luciana Simões canta as pedras do reggae das antigas, melôs das radiolas maranhenses, o rocksteady e suas composições, trazendo a psicodelia do dub resultante de sua pesquisa de anos no universo do reggae.
No Beira Dumar 2
Segundo a artista, a Mystical Roots marcou uma época muito interessante na cidade e na carreira dela. Luciana cantou por 10 anos na Mystical e, depois, por dois anos e meio na Natiruts. Formou sua personalidade vocal nesse tempo, em que cantava as grandes cantoras do reggae e os seus artistas favoritos.
A banda que acompanha a cantora nesse noso show é a Manu Bantu, comandada por Gerson da Conceição. É formada por Moisés (bateria), Edinhos Bastos (guitarra), Bives (teclado), João Paulo (baixo), Hugo Carafunim (trompete), Sarah Bianchi (saxofone) e Daniel Miranda (trombone).
Para escrever na pedra:
“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira.
TRIVIAL VARIADO
A pouco mais de uma semana do Natal, as vendas nos shopping centers e no comércio de São Luís ainda estão fracas e desagradam os vendedores.
Como os brasileiros têm fama de “deixar tudo para cima da hora”, é provável que o movimento aumente a partir do fim de semana que vem.
Acumulou: ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.808 da Mega-Sena, no sábado. O prêmio para o próximo sorteio (amanhã) será de R$ 16 milhões.
Câmbio: o Banco Central leiloará US$ 3 bilhões, hoje, para segurar o dólar. Dinheiro será vendido com compromisso de recompra.
Prêmio de R$ 600 milhões: as apostas exclusivas para a Mega da Virada começam na próxima quarta-feira (18), informou a Caixa Econômica Federal.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.