'Expressões da Juventude'

Concurso cultural para estudantes da rede pública do MA abre inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro, e o projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade acerca da importância de uma educação voltada para os Direitos Humanos.

Na Mira

As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro. (Foto: Freepik)

MARANHÃO - Estudantes da Rede Pública Estadual estão aptos a participarem do concurso Expressões da Juventude: Arte e Direitos Humanos na Escola. As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro, e o projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade acerca da importância de uma educação voltada para os Direitos Humanos, abordando temas considerados cruciais, como a prevenção da violência doméstica e a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

O assessor especial da Seduc, Odair José, responsável pelo concurso, considera a iniciativa extremamente importante para o engajamento dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

"Este concurso é uma oportunidade única para que os estudantes expressem, por meio da arte, suas visões e preocupações em relação aos direitos humanos. Queremos não apenas sensibilizar, mas também empoderar nossos jovens para que sejam agentes de transformação em suas comunidades. A parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão fortalece essa proposta, unindo educação e justiça na promoção de uma cultura de paz e respeito aos direitos de todos", frisou.

Para se inscrever, o estudante deverá preencher todos os campos do formulário de inscrição, fornecendo as seguintes informações: nome completo, CPF, telefone para contato, escola, série, Unidade Regional de Educação (URE), município e a categoria em que irá participar. 

A participação é totalmente voluntária e gratuita, sem qualquer exigência de pagamento de taxas ou compra de produtos ou serviços. O concurso tem caráter educativo, participativo e sem fins lucrativos.

O não preenchimento completo do formulário de inscrição resultará na desqualificação automática do estudante. Além disso, é obrigatório anexar uma autorização em PDF para a divulgação e uso de imagem, voz e obra, devidamente preenchida e assinada pelo responsável do estudante.

Cada aluno pode concorrer em até três categorias diferentes (vídeo, grafitagem e fotografia), desde que se inscreva separadamente em cada uma delas. A participação é individual, e o interessado deverá anexar sua produção artística ao formulário de inscrição.

Premiação

A premiação para os vencedores de cada categoria do concurso será a seguinte: o estudante premiado em 1º lugar receberá um notebook; o 2º colocado ganhará um tablet e o 3º colocado receberá um celular como prêmio.

Os vencedores das três categorias deste concurso, acompanhados de um representante legal, participarão da cerimônia de premiação, que será realizada no dia 17 de outubro de 2024, em São Luís do Maranhão, em local a ser divulgado pela Seduc.

Para outras informações, basta consultar o edital disponível no site da Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.