Viagem ao passado

Descobrindo a Cidade a Pé: Sesc realiza viagem pelas memórias dos tempos de boemia de São Luís

Aberto ao público, o projeto será realizado no dia 24 de agosto.

Na Mira

Sesc realiza viagem pelas memórias dos tempos de boemia de São Luís.
Sesc realiza viagem pelas memórias dos tempos de boemia de São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A próxima edição do projeto “Descobrindo a Cidade a pé” acontece no dia 24 de agosto, a partir das 16h30, e fará uma viagem ao passado percorrendo as principais ruas onde se concentrou a Zona Boêmia e Baixo Meretrício de São Luís.

O projeto é aberto ao público e as inscrições acontecem mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível que serão doados às entidades assistidas pelo programa Mesa Brasil Sesc, no período de 01 a 22 de agosto, na recepção do Departamento Físico Esportivo do Sesc Deodoro, das 08h às 11h e das 14h às 19h.

O roteiro tem início na Praça Benedito Leite, passando pela Rua de Nazaré, Rua 28 de Julho, Rua Henriques Leal, Rua da Palma, Rua da Saúde, encerrando na Rua Afonso Pena. O percurso será acompanhado por guia turístico e historiador que farão a contextualização histórica e contarão curiosidades sobre os lugares visitados. Além dessa abordagem histórica, durante o passeio, acontecerão apresentações teatrais e musicais ressaltando narrativas que permeiam o imaginário coletivo e retratam o modo de viver, as relações sociais da época e o glamour e boemia do Centro de São Luís, em especial a Rua da Palma e suas transversais.

A Zona do Baixo Meretrício (ZBM) era um polo centralizador da vida boemia da cidade, conforme conta José de Ribamar Sousa Reis, autor de “ZBM: o reino encantado da Boemia”.  Intelectuais, artistas, malandros, empresários e tantos outros frequentavam essa região entre as décadas de 40 e 80. Até a década de 60, a ZBM foi a área de maior fluxo monetário da grande São Luís, com as maiores influências econômicas e sociais da época.

Ao percorrer essa região do Centro Histórico, os participantes do “Descobrindo a cidade a pé” terão a oportunidade de viajar pelas memórias dos tempos de boemia e efervescência cultural que não ocupam páginas de livros com narrativas históricas consideradas oficiais e não foram feitas por grandes personalidades; mas se configuram como memória e história de nossa cidade feita por homens e mulheres comuns, noite à dentro.

Projeto Descobrindo a Cidade a Pé

Como forma de incentivar a população a enxergar a cidade com novos olhares e assim abrir novas possibilidade de reapropriação dos espaços urbanos, o Sesc realiza desde 2017, o “Descobrindo a Cidade a Pé”.

O projeto tem como propósito redescobrir e reviver a cidade com suas múltiplas possibilidades de ocupação, e lança uma reflexão sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural. O formato do passeio, a pé, é uma forma de proporcionar uma experiência contemplativa, incentivando um novo olhar sobre a cidade em que vivemos. Uma caminhada lúdica e descontraída, capaz de revelar aspectos e curiosidades sobre a história de nossa cidade e que permeiam o imaginário popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.