Artistas

Gaby Amarantos conquista título de Patrimônio Cultural do Pará

A artista é vencedora do Grammy Latino 2023.

Na Mira

Atualizada em 04/09/2024 às 09h39
Gaby Amarantos.
Gaby Amarantos. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

BRASIL - A cantora paraense Gaby Amarantos teve sua obra musical reconhecida como Patrimônio Cultural do Pará por meio do Projeto de Lei nº 714/2023 na Assembleia Legislativa do Pará, nessa terça-feira (3). A artista é reconhecida mundialmente por ser uma das maiores cantoras do tecnobrega.

O projeto foi aprovado pela deputada Lívia Duarte (Psol), que teve como objetivo trazer reconhecimento ao artistas que vieram das áreas periféricas e conquistaram espaços no cenário musical brasileiro.

Em um vídeo, Gaby apareceu chorando e agradecendo aos seguidores pelo carinho e apoio que tem recebido. A artista ainda comentou que apesar da grande homenagem que recebeu, o estilo musical é uma marca de resistência ao longos do anos por se tratar, ainda, de alvo de comentários preconceituosos e associação a um movimento desprovido de cultura.

"Quantas vezes eu ouvi que o tecnomelody era música de bandido, que nunca ia fazer sucesso no Brasil, que eu estava acabando com a minha carreira e está aí o reconhecimento", disse a artista.

Segundo a cantora, todo o trabalho da artista é uma forma de levar mais reconhecimento ao povo paraense, fazendo com que assim o país enxergue o movimento cultural e musical do Pará.

"O meu trabalho é fazer com que o nosso movimento seja reconhecido no Pará, no Brasil e no mundo todo. Só uma mulher preta da periferia para entender a luta de outra e é tão bom receber esse reconhecimento em vida", comentou Gaby

O começo

Gabriela Amaral dos Santos, mais conhecida como Gaby Amarantos, de 46 anos, venho de uma família de sambistas de uma periferia em Belém, no bairro jurunas. Tudo começou aos 15 anos quando ela decidiu entrar para o coral da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Aos 15 anos, Gaby logo chamou atenção da comunidade pela sua voz grave. Depois disso, ela passou a fazer apresentações em bandas locais. Foi aos 18 anos que a artista passou a ter a permissão para cantar nos bares da cidade e começou aos poucos cantando os clássicos do MPB.

A cantora então passou a levar o ritmo do tecnobega ao Brasil, com a melodia que mistura batidas eletrônicas, guitarra e muitas outras composições. A carreira de Gaby emplacou diversos hits como “Ex Mai Love” e “Xirley” no álbum solo “Treme”.

No ano de 2023, Gaby Amarantos participou do Grammy Latino 2023 e levou para casa o prêmio na categoria de "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa" com o álbum "Technoshow".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.