Leitura

Livro "O Estado e a Revolução" ganha nova edição

Obra revela os legados da Revolução Socialista de Outubro e a teoria do Estado da classe operária.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Desde os círculos acadêmicos até as discussões nas ruas, o papel do Estado é um dos temas mais controversos entre estudiosos, cientistas sociais, políticos e até nos grupos de WhatsApp. Divisor de opiniões entre conservadores e progressistas, a questão também ecoa na literatura. 

Uma das análises que atravessa gerações é o estudo marxista presente em ‘O Estado e a Revolução’, de Vladimir I. Ulianov, mais conhecido como Lênin, que estabelece a função do proletariado no poder e a criação de uma ditadura dos trabalhadores.

A obra revela os legados da Revolução Socialista de Outubro e a teoria do Estado da classe operária, além de trazer uma transcrição integral da palestra ‘Sobre o Estado’, ministrada por Lênin aos estudantes da Universidade Sverdlov – realizada a partir da segunda edição, revisada e ampliada pelo próprio autor. 

A nova edição pelo Grupo Editorial Edipro conta com prefácio de Edmilson Costa, economista, professor universitário, político brasileiro e atual Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Às vésperas da Revolução de 1917, que culminou no colapso do regime czarista russo, surge um texto de impacto que viria a moldar os rumos do pensamento socialista. Publicado no ano subsequente, o tratado representa um marco fundamental na teoria marxista-leninista e oferece uma análise perspicaz sobre a natureza do Estado segundo as lentes de Karl Marx, enquanto apresenta uma abordagem revolucionária voltada para a classe trabalhadora.

Lênin reafirma a concepção marxiana do Estado como uma ferramenta de dominação de classe. O texto avança por meio de uma meticulosa análise das revoluções ocorridas na França em 1848 e 1871 e lança luz sobre a degeneração do Estado após a abolição das classes sociais, além de criticar a diluição do comunismo.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.