Origens do Mundo

Exposição de fotografias destaca povos originários

Instituto Cultural Vale, no Centro Histórico, apresenta programa com dez fotografias de autoria de Piratá Waurá e duas máscaras Atuyuwa dos Apapaatai.

Evandro Júnior / Na Mira

Exposição destaca povos originários
Exposição destaca povos originários (Foto: Divulgação)

ÃO LUÍS - Aspectos da cultura dos povos e comunidades originárias brasileiras serão retratadas no novo programa do Centro Cultural Vale Maranhão, intitulado ‘Origens do Mundo’. 

Os indígenas Waurá, do Alto Xingú, abrem o programa com dez fotografias de autoria de Piratá Waurá e duas máscaras Atuyuwa dos Apapaatai, seres-espíritos que povoam o território e a cosmogonia xamânica Waurá, instaurando o caos ao mesmo tempo que promovem a cura.

O Instituto Cultural Vale também tem programação em outros estados. Em Brasília, a exposição itinerante Zimar estreou no Museu Nacional da República e está aberta para visitação até 9 de junho. Com curadoria de Jandir Gonçalves, Reinilda Oliveira e Sergileide Lima, a mostra apresenta ao público o trabalho do artesão Eusimar Meireles, que confecciona caretas de cazumba, um dos personagens mais fascinantes do bumba meu boi.

Ao todo, são 65 caretas feitas de capacete, cano de PVC, páralamas de moto, panelas de alumínio e outros diversos materiais. A exposição conta também com um documentário exclusivo, dirigido pelo cineasta Beto Matuck, que apresenta Zimar criando as caretas, enquanto conta sua história em Matinha (MA).

No Rio de Janeiro, por exemplo, a exposição itinerante ‘Fruturos — Tempos Amazônicos’ apresenta a Amazônia em diferentes tempos e por meio dos conhecimentos dos povos originários. 

Na mostra, os desafios atuais da Amazônia e os caminhos já existentes para a sua permanência no futuro são destaque. Três pilares guiam a ideia de um novo modelo de desenvolvimento socioambiental e econômico para a região amazônica: conhecimento científico, saberes tradicionais e compromisso com a conservação da floresta. 

A exposição é resultado da articulação desses princípios. Venha navegar pelas belezas, mistérios e urgências da maior floresta tropical do planeta.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.