(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Homenagem ao promotor de Justiça Paulo Roberto Ramos

E mais: Embaixadores em São Luís

PH

Atualizada em 06/04/2024 às 10h05
A Assembleia Legislativa do Maranhão entregou a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao promotor de Justiça do Estado Paulo Roberto Barbosa Ramos. A solenidade, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, que na oportunidade recebeu do homenageado dois livros, sendo um de sua autoria e outro em que colabora com artigo
A Assembleia Legislativa do Maranhão entregou a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao promotor de Justiça do Estado Paulo Roberto Barbosa Ramos. A solenidade, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, que na oportunidade recebeu do homenageado dois livros, sendo um de sua autoria e outro em que colabora com artigo

-------------------------------------------------------------

Luiz Gonzaga e Maracanã

Esta semana, a TV Globo e a TV Mirante realizaram cobertura para o São João do Nordeste 2024, que este ano terá como grande homenageado o cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Uma equipe de reportagem esteve no barracão do Boi de Maracanã para contar a história de Humberto de Maracanã, lendário cantador do grupo.

Luiz Gonzaga e Maracanã 2

A produção da matéria contou com a participação de um grupo de cantores, sanfoneiros e outros instrumentistas, que apresentaram algumas das principais músicas de Luiz Gonzaga eternizadas no folclore nordestino e comentaram o legado do Rei do Baião para a cultura regional e de todo o Brasil.

Trata-se de um grande reconhecimento ao cantador Humberto de Maracanã, agraciado em vida pelo Ministério da Cultura com o título de ‘Mestre da Cultura Popular’.

Prestígio em alta

A liderança da primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, segue em alta. Conduzindo os trabalhos, ela costurou um acordo entre as lideranças da Casa para contornar a polêmica criada na quarta-feira (3), em virtude da rejeição de um requerimento do deputado Júlio Mendonça que propunha homenagens ao MST, à Fetaema e à Contag.

No dia da rejeição da proposta, a sessão era presidida pelo deputado Rodrigo Lago, do mesmo PCdoB, que é o autor da matéria.

Ao conduzir a sessão na quinta-feira, Iracema esbanjou firmeza e bom senso, e concretizou uma solução consensual para o impasse, conciliando as lideranças do parlamento estadual e garantindo a aprovação de todos, sem mais crises.

Morros e Barrica

Aplausos para os bois de Morros e Barrica, que se encontram, neste sábado, para um grande ensaio visando à temporada junina na Casa Barrica, na Madre Deus.

Os dois grupos folclóricos unem forças para uma causa solidária. A entrada para participar do evento será um quilo de alimento não perecível, a ser doado a comunidades carentes.

Essa reunião de forças mostra a união entre os dois projetos, um apoiando o outro, e, mais ainda, que seus comandantes e integrantes estão pensando no próximo. Aliás, Morros e Barrica, sem dúvida alguma, são bois de alta expressividade e projetos únicos, sem igual no Brasil.

Dia da Democracia

O projeto de lei que cria o Dia Nacional de Defesa da Democracia, da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), seguiu direto para a Câmara dos Deputados após o encerramento do prazo de recurso sem a apresentação de nenhum questionamento da proposta para apreciação em plenário.

O PL foi aprovado terminativamente pela Comissão de Defesa da Democracia em março. A data escolhida para a celebração do Dia Nacional de Defesa da Democracia é 25 de outubro, dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura militar no Brasil, em 1975.

No São Luís Shopping

Depois do sucesso da primeira unidade no Shopping da Ilha, esta semana os
maranhenses ganham a segunda loja da Oculum na capital maranhense, a Ótica
Premium do Brasil.

Com 39 lojas espalhadas no país e 26 anos de experiência no mercado, a marca
oferece conceitos diferenciados de produtos e nessa nova unidade, no São Luís
Shopping, próximo à Praça de Alimentação, os clientes já podem desfrutar de
um novo espaço ainda mais moderno e com novo layout.

O coquetel de inauguração para convidados acontece na quarta-feira, dia
10, das 18h às 22h, no piso 1 no São Luís Shopping, próximo à praça de
alimentação. 

O médico Hérquimas Pereira, um dos mais competentes especialistas em cirurgia bariátrica do Maranhão, sempre antenado com a evolução dos métodos usados nesse tipo de procedimento 
O médico Hérquimas Pereira, um dos mais competentes especialistas em cirurgia bariátrica do Maranhão, sempre antenado com a evolução dos métodos usados nesse tipo de procedimento 

De relance

Embaixadores em São Luís

As cadeias produtivas de grãos, pecuária, avicultura e minerais; a expansão da geração de energias renováveis; as indústrias de base florestal; a exploração de petróleo e gás natural e o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foram algumas das oportunidades de investimentos apresentadas aos embaixadores.

Embaixadores … 2

O objetivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) é fortalecer a cooperação econômica e comercial do Maranhão com o bloco, o que inclui questões no âmbito do Acordo Mercosul-União Europeia, que está sendo discutido.

Embaixadores … 3

Além da embaixadora da União Europeia (EU) no Brasil, Marian Schuegraf, integraram a comitiva os embaixadores da Bélgica, Polônia, Lituânia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Malta, Finlândia, Croácia, Alemanha, Portugal, Eslovênia, República Tcheca, Suécia e Espanha.

Música e projeto

A sexta-feira e o sábado serão de programação musical no AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shaslon. O restaurante recebe a cantora Lhidia Penha, hoje, às 20h30, e a cantora Nicole Leal, amanhã, às 20h. Na próxima semana, o AmoVinho reedita seu projeto Terça Para Mulheres (TPM) recebendo a cerimonialista Gisela Diniz, que vai falar sobre o tema “Cerimonial: realizando sonhos e grandes negócios”.

Música e projeto 2

Gisela é delegada no Maranhão da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo e já prestou serviços para a vice-governadoria do Maranhão, na gestão Flávio Dino, e na gestão do vereador Osmar Filho como presidente da Câmara Municipal de São Luís.

Festa beneficente

A modelo Geisy Arruda, o cantor Aldair Playboy, os estilistas Laellyio Mesquita e Walério Araújo, além de ex-BBBs e outras atrações nacionais, estão confirmadas para a festa beneficente que o designer de sapatos Cláudio Carvalho realizará em São Luís. O evento vai acontecer no dia 25 de maio, no Basa Clube de São Luís, no bairro Calhau, com temática junina. Trata-se da décima quinta edição da iniciativa, que já passou por vários espaços, incluindo o Palazzo Eventos, de Évila Pinheiro.

Modificações no governo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou algumas mudanças em sua equipe de governo. As modificações foram feitas por conta da legislação eleitoral, uma vez que todas que estão saindo pretendem disputar as eleições deste ano e o prazo final para se desincompatibilizar termina hoje (5).

Modificações no governo 2

Deixam o governo Brandão a deputada estadual Ana do Gás (Secretaria de Assuntos Legislativos), Tati Pereira (Secretaria de Juventude) e Susan Lucena (Casa da Mulher Brasileira). O governador, de imediato, confirmou os nomes de Thiago Prado na Secretaria de Juventude e o da delegada Wanda Moura na Casa da Mulher Brasileira.

Festa no Casarão Colonial 

O Casarão Colonial, endereço musical da Rua Afonso Pena, encerra suas programações dominicais neste domingo, com festa animada e recebendo, pela primeira vez, o cantor Erick Andrade, um dos mais engajados representantes da axé music no Maranhão. 

O convidado especial da tarde/noite será o cantor Davidão, direto de Fortaleza (CE), e que desembarca na cidade com seu show animado em homenagem ao pagode. 

O espaço recebe, ainda, Fabrícia, Pagode do Ivan, DJ Blemes, Palmares, Argumento e o DJ Arsênio Filho. 

Para escrever na pedra: 

“Paciência, persistência e transpiração formam uma combinação imbatível para o sucesso.”. De Napoleon Hill. 

Trivial variado

A cidade de Cururupu, no interior de Maranhão, registrou um tremor de magnitude 4,7, de acordo com dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. O registro foi feito na noite de ontem (4).

No assunto: Cururupu fica a cerca de 130 km de São Luís e tem 31,5 mil habitantes. O EMSC registrou o epicentro do tremor muito próximo do Oceano Atlântico, a uma profundidade de 360 km.

Tem mais: além disso, o Serviço Geológico dos Estados Unidos percebeu cinco tremores de magnitude 5 no encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, no Oceano Atlântico, a mais de 1.300 km de São Luís.

O projeto “Quebra-Baque – 20 Anos – Pelos Trilhos da Vale” celebra os 20 anos de trajetória do grupo pernambucano Quebra-Baque. A circulação é apresentada pelo Ministério da Cultura. A realização é da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE.

Em tempo: a cada cidade por onde passar, será realizada uma oficina de três horas de percussão em material reciclável  e um cortejo aberto ao público. O Quebra-Baque inicia por São Luís, no dia 10 de abril. Depois, o grupo vai ao Pará. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.