Arte visual

'Arte em Cores' abre novo edital de arte urbana no Maranhão e Pará

Projeto vai selecionar 50 artistas visuais para produção de pinturas murais em cidades dos dois estados; interessados podem se inscrever até 13 de abril.

Evandro Júnior / Na Mira

Iniciativa irá selecionar 50 artistas visuais para a produção de pinturas artísticas em espaços públicos de 19 cidades
Iniciativa irá selecionar 50 artistas visuais para a produção de pinturas artísticas em espaços públicos de 19 cidades (Foto: Divulgação)

Colorindo e transformando o espaço urbano do Maranhão e do Pará, o projeto ‘Arte em Cores’ chega à quarta edição. A iniciativa irá selecionar 50 artistas visuais para a produção de pinturas artísticas em espaços públicos de 19 cidades. 

Interessados que sejam moradores das regiões beneficiadas e tenham idade acima de 16 anos podem se inscrever até às 18h do dia 13 de abril, pelo formulário disponível neste link

O ‘Arte em Cores’, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, visa estimular a cultura maranhense e paraense com ações de capacitação, produção e promoção da arte urbana. Pelas ruas das cidades contempladas, serão feitas, ao todo, 52 obras, a partir da utilização de técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti. Dessas obras, 50 serão individuais, valorizando o talento único de cada participante, e duas serão coletivas, incentivando a criação em equipe. Antes da etapa “mão na massa”, os artistas visuais selecionados terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens artísticas e a monitoria remota.

Do Maranhão, poderão participar residentes nos municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bom Jesus das Selvas, Bacabeira, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca. Já no Pará, os artistas deverão ser residentes nos municípios Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã.

Para a produção dos murais, serão destinadas premiações e ajudas de custo aos artistas selecionados. Ao final do projeto, fotografias das obras produzidas serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores, ampliando a visibilidade dos trabalhos e de seus respectivos autores para diversos públicos.

"Além dos espaços urbanos ganharem novas perspectivas, os artistas passam a ser mais conhecidos e valorizados em suas cidades e regiões. Isso gera emprego e renda. As obras produzidas em espaços públicos e também exibidas na Galeria Virtual fortalecem contatos e geram convites para que os artistas produzam novos trabalhos. O resultado final do Arte em Cores acaba sendo muito maior do que somente a produção artística. O projeto tem reflexos em vários outros aspectos ao longo do tempo", afirma André Amparo, coordenador do ‘Arte em Cores’.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.