"15 anos em 15 dias"

“O Teatro Te Xama” terá sessões gratuitas de “A Besta Fera” e “As Três Fiandeiras” em São Luís

Na primeira semana do projeto na capital maranhense, os espetáculos serão apresentados no Teatro Xama, no bairro Araçagy.

Na Mira, com informações da assessoria

“O Teatro Te Xama” terá sessões gratuitas de “A Besta Fera” e “As Três Fiandeiras” em São Luís.
“O Teatro Te Xama” terá sessões gratuitas de “A Besta Fera” e “As Três Fiandeiras” em São Luís. (Foto: Márcio Vasconcelos/Divulgação)

SÃO LUÍS - A programação de comemoração dos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro iniciou a todo vapor, com as ações formativas que integram o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. E a partir desta quinta-feira (14), o coletivo teatral inicia as sessões especiais do projeto, também totalmente gratuitas e abertas ao público.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Xama, localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, no bairro do Araçagy. Nesta primeira semana, duas peças serão apresentadas ao público: “A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão”, no dia 14 de março; e “As Três Fiandeiras”, no dia 15 de março - ambos às 20h.

Dirigido por Gisele Vasconcelos e estrelado pela atriz Maria Ethel, “A Besta Fera” trata da história da líder comunista maranhense Maria Aragão, que lutou para que seus filhos fossem alguém na vida, lutando contra o preconceito por ser mulher, negra, nordestina e pobre, cursando Medicina no Rio de Janeiro, nos anos 40, do século XX.

Do Prêmio Myriam Muniz (em 2007) ao Prêmio Sated-MA (em 2009 - por melhor espetáculo e melhor atriz), além de ter sido beneficiado pelo Plano Estadual da Cultura: Projeto na Rota de Maria pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em 2008, o espetáculo é marcado por destacar uma história de pobreza extrema em busca da superação da fome, do preconceito e da agressão. É indicado para maiores de 14 anos - os ingressos podem ser retirados neste link.

Já as “As Três Fiandeiras” gira em torno do desafio de três atrizes, Beatriz, Isadora e Isabel, em transformar um espetáculo que foi um fiasco de bilheteria em uma nova produção. Na peça, o fazer teatral e a história pessoal das atrizes se juntam às narrativas das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé: a história da mãe de Ribamar - Chica, uma rendeira que é mãe de um filho que saiu para pescar em alto mar e não retornou - se entrelaça com o desafio das atrizes, unindo a busca pelo filho desaparecido com a necessidade de montar um novo espetáculo.

Dirigido por Igor Nascimento e estrelado por Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton, a peça também é indicada para maiores de 14 anos e já está com ingressos abertos para retirada.

Para a atriz e arte-educadora Renata Figueiredo - que atua e também participou da composição das músicas de “As Três Fiandeiras” -, os espetáculos escolhidos para o projeto de comemoração dos 15 anos do Xama Teatro reforçam a transformação destas peças a cada nova apresentação.

“São espetáculos que representam muita força e resistência. Se tornaram peças importantes para o teatro maranhense e, também, para a nossa trajetória. Para esta temporada especial, nosso objetivo foi fazer uma síntese dos trabalhos que a gente já faz e que temos bastante intimidade, levando ao público o que a gente vem experimentando no decorrer dos anos”, analisou a atriz.

A programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2024 – em março, as ações ocorrerão em São Luís; no mês de abril, em Belém; já em maio, serão realizadas em Fortaleza. Em São Luís, as ações formativas iniciaram no último dia 11 de março - em sua etapa final, será realizada a oficina “Criação + Produção = Autogestão”, entre os dias 18 e 20 de março, das 9h às 12h, com foco em convidar o público para que possam produzir seus próprios projetos.

Todos os ingressos podem ser retirados gratuitamente, por meio do link.

São Luís, Belém e Fortaleza

Na segunda semana do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, além da oficina “Criação + Produção = Autogestão”, São Luís também terá sessões dos espetáculos “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”, no dia 21 de março, no Teatro Xama; e da peça “A Carroça é Nossa”, no dia 22 de março, no VIVA Vila Luizão - ambos serão às 20h. A temporada na capital maranhense contará ainda com Narração de Histórias no dia 23 de março, às 18h, também no Teatro Xama.

Já nas cidades de Belém e Fortaleza, a temporada especial do projeto ocorrerá, respectivamente, nos meses de abril e maio. Em Belém, toda a programação será realizada entre os dias 4 e 11 de abril, tanto na Casa de Artes Cênicas do Sesc, localizada no Boulevard Castilhos França, 722, quanto no Teatro Waldemar Henrique, localizado na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina.

No mês de maio, em Fortaleza, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17 na cidade. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.