Em São Luís

Morre, aos 74 anos, o artista plástico maranhense Jesus Santos

Jesus Santos foi o autor de várias obras vistas em cartões-postais, como na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen, representando o universo da antiga São Luís.

Na Mira

Atualizada em 07/03/2024 às 12h47
Artista plástico Jesus Santos.
Artista plástico Jesus Santos.

SÃO LUÍS - Morreu, na madrugada desta quinta-feira (7), aos 74 anos, Jesus Santos, um dos mais importantes artistas plásticos de São Luís. A morte do artista plástico aconteceu após ele sofrer uma queda, em casa, na última terça-feira (5). 

Jesus Santos foi internado no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís, mas teve uma parada cardíaca durante a madrugada desta quinta e não resistiu. O velório será na Pax União, no Centro de São Luís, às 15 horas. Já o enterro será nesta sexta-feira (8), no Cemitério do Gavião, às 9 horas.  

O artista foi o autor de várias obras vistas em cartões-postais, como na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen, representando o universo da antiga São Luís, com desenhos que fazem referência à nossa cultura.

Com uma sensibilidade única, ele representou São Luís em seus vários vieses, romantizando o cotidiano da cidade. Sua obra retratava, com pinceladas de ironia e de crítica social, uma cidade boêmia, e trazia à tona as pessoas que são invisíveis socialmente, como afirma a editora do Alternativo, do antigo jornal Estado, Bruna Castelo Branco.

“Jesus Santos tinha a arte mais sensível para representar o Maranhão. Ele representava o povo, as zonas, a boêmia, que acaba sendo algo mais poético e romântico dos anos 1970 e 1980 aqui no Maranhão. Esse era o foco do trabalho de Jesus”, disse Bruna.  

Ele também foi colunista do Jornal o Estado por muitos anos com a coluna Malazartes. 

A Serpente, da Lagoa da Jansen, tem 74 metros de comprimento e levou dois meses para ser concluída.
A Serpente, da Lagoa da Jansen, tem 74 metros de comprimento e levou dois meses para ser concluída.

 

Uma das obras de Jesus Santos que fica na  Avenida Litorânea.
Uma das obras de Jesus Santos que fica na  Avenida Litorânea.

Conheça mais sobre o artista plástico Jesus Santos no documentário produzido pelo Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam) e disponível no YouTube:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.