(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Flávia Bittencourt como jurada do 'Boto Fé'

E mais: Ministro do STJ faz palestra

PH

Atualizada em 02/03/2024 às 08h56
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

Sempre linda, a cantora Flávia Bittencourt foi o destaque como jurada da última eliminatória, antes da grande final, do quadro Boto Fé, exibido aos sábados no programa Daqui, da TV Mirante. E neste fim de semana dá charme e beleza à capa do PH Revista

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 --------------------------------------------------------

Articulações políticas

As atenções deste início de ano voltam-se para as articulações visando as eleições municipais de outubro.

Em São Luís, como é do conhecimento público, a disputa estará polarizada entre Eduardo Braide e Duarte Júnior.

Em Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, o deputado federal Josivaldo JP lidera as pesquisas, aparecendo à frente de Rildo Amaral e Marco Aurélio.

Vaga do TCE

Nos bastidores políticos, a pauta da semana tem sido a indicação do nome do advogado Flávio Costa para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), aberta com a aposentadoria antecipada do conselheiro Washington Oliveira.

Flávio, que já havia sofrido um revés ao tentar passar no funil de acesso ao Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo chamado Quinto Constitucional, começa a enfrentar algumas dificuldades em seu novo pleito.

É que o partido Solidariedade entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal com o objetivo de melar os planos do advogado.

 -------------------------------------------------------

No Mamma
No Mamma

Eles se reúnem todos os meses para festejar o aniversário de uma ou mais participantes do grupo de amigas. Na última sexta-feira, a homenageada foi Ana Lucia Albuquerque, que mudou de idade em 18 de fevereiro. Com ela, no almoço realizado no restaurante Mamma, Kátia Rocha, Thatiana Bandeira, Rose Medeiros, a aniversariante Ana Lúcia, Ana Elvira Buhatem, Ligia Silva, Flávia Araújo Ferraz, Melina Sereno Fernandes e Cida Valadão

Bolha de sabão

A equipe do prefeito Eduardo Braide aos poucos vai se desfazendo, ao sabor das conveniências políticas.

Na Secretaria de Educação da prefeitura de São Luís já passaram uns três titulares, desde a saída da vice-prefeita Esmênia Miranda, nos primeiros meses do mandato.

Os demitidos mais recentemente são Enéas Fernandes, Igor Almeida, Marco Duailibe e Liviomar Macatrão.

E dizem que a lista de mudanças pode aumentar.

Vazio na Cultura

Na secretaria de Cultura do governo do Maranhão há um vazio de comando desde que surgiu a notícia de uma eventual demissão do titular Yuri Arruda.

Apesar do bom resultado nas festas de Carnaval no Maranhão, o atual secretário percebe que ali já não é mais a sua casa.

Nos bastidores políticos, comenta-se que a substituição de Yuri é apenas uma questão de tempo. 

Mais novo maranhense nomeado para o cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional da 1ª Região, em Brasília, Pablo Dourada comemora a vitória com o cunhado Carlos Eduardo Cardoso
Mais novo maranhense nomeado para o cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional da 1ª Região, em Brasília, Pablo Dourada comemora a vitória com o cunhado Carlos Eduardo Cardoso

Chagas renascido

A música “Palavra acesa” voltou a fazer sucesso no Brasil com o remake da novela Renascer.

De longe, é a música que mais tem tocado na trilha sonora da novela – e certamente tem encantado os telespectadores mais jovens, que não acompanharam a primeira versão da obra de Benedito Ruy Barbosa.

Para quem não sabe, “Palavra acesa” é um poema do paraibano-maranhense José Chagas musicado e interpretado pelo Quinteto Violado. 

Encontro de dois homens inteligentes numa reunião da Academia Maranhense de Letras Jurídicas: os intelectuais Georgino Melo e Silva e Luis Augusto (Guto) Guterres
Encontro de dois homens inteligentes numa reunião da Academia Maranhense de Letras Jurídicas: os intelectuais Georgino Melo e Silva e Luis Augusto (Guto) Guterres

Ministro do STJ faz palestra

Os mecanismos e soluções adotados pelo Poder Judiciário para garantia do direito constitucional de acesso à justiça serão tema da palestra Otimização da Prestação Jurisdicional, a ser proferida pelo ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O evento aberto ao público acontece nesta segunda-feira, dia 4, às 10hs, no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, no Calhau.

Tome nota: podem participar membros do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e demais órgãos do sistema de Justiça, advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública, acadêmicos e professores de Direito e outras áreas afins.

DE RELANCE

Um novo tango

A ligação entre Os Sonhadores e O Último Tango em Paris não é só geográfica: os dois filmes falam de amores terminais, da linha tênue entre a angústia e o prazer, de sexo. Este último é encenado sem pudores e sem limites – se o primeiro sugere incesto, os bastidores de uma cena da obra de 1972 revelaram uma história de abuso sexual e humilhação do diretor e do ator Marlon Brando para com uma jovem atriz, Maria Schneider.

Em O Último Tango, Bertolucci, então com 32 anos, mergulha com seus personagens numa viagem sem destino certo; no outro, já com 63 anos, ele os observa de longe, quase como um pai.

Um novo tango...2

Os dois filmes começam com um estrangeiro nas ruas de Paris – mas enquanto para Matthew tudo é sonho, para Paul, o personagem de Brando, tudo é tormento. Ele é um viúvo em crise após o suicídio da mulher.

Schneider é Jeanne, jovem prestes a se casar com um estudante de cinema, interpretado por Jean Pierre Leaud, ator fetiche de Truffaut, aqui como caricatura dos diretores da Nouvelle Vague.

Em Os Sonhadores, repete-se um triângulo amoroso, e o cinema volta a ser personagem, tema e ferramenta narrativa. Mas no filme de 2003 o cinema é a fantasia, e em O Último Tango era uma tentativa de captar a realidade.

Um novo tango...3

Elementos são semelhantes. Um apartamento vazio que é um personagem por si só, duas ou três pessoas que criam suas próprias leis nesse território, uma câmera que se move como se fosse viva... Até o elevador é parecido.

O apartamento é um universo de alienação. Paul diz a Jeanne: “Sem nomes. Você e eu vamos nos encontrar aqui sem saber nada do que acontece lá fora”.

Em Os Sonhadores, é um “paraíso” onde os jovens se refugiam da realidade, da guerrilha que explode lá fora. Até que uma pedra ou uma garrafa quebra a janela: a rua invade o sonho cinematográfico.

Prato da Boa Lembrança

Tudo começou com o italiano Dânio Braga, fundador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Ele trouxe o conceito de levar uma lembrança depois de uma boa refeição do seu país de origem e decidiu estimular esse hábito no Brasil.

Assim, em 4 de março de 1994, nasceu a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, em Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro.

Em 2024, a Associação representa um grupo de 86 restaurantes que valorizam a excelência e qualidade nos serviços, promovendo a diversidade e riqueza gastronômica por meio das peculiaridades regionais e do associativismo.

Em São Luís, o restaurante Ça Va, no Calhau, promove na próxima terça-feira, dia 5, o lançamento do Prato da Boa Lembrança 2024. A proposta é uma Lasanha de Cordeiro com queijo Boursin, de leite de cabra, da Laticínios Eldorado.

O Repórter PH recebendo o convite de Almistron Marinho (leia-se AmoVinho Bistrô & Adega) para o ‘Degustasom: uma Noite de Harmonia”, evento confirmado para o dia 7 de março, às 21h, véspera do Dia Internacional da Mulher, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com show do cantor Rick, da dupla com Renner
O Repórter PH recebendo o convite de Almistron Marinho (leia-se AmoVinho Bistrô & Adega) para o ‘Degustasom: uma Noite de Harmonia”, evento confirmado para o dia 7 de março, às 21h, véspera do Dia Internacional da Mulher, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com show do cantor Rick, da dupla com Renner

As promessas de sempre

Vem aí mais uma campanha eleitoral e, com ela, as promessas de sempre.

Antes, a partir de 7 de março, os vereadores insatisfeitos ou enfeitiçados pelo canto de sereia dos dirigentes partidários, que acenam com mais dinheiro para a campanha, farão suas escolhas.

Na hora de escolher seu candidato, pense no que ele tem a dizer sobre o futuro da cidade e menos no bate-boca ideológico que ano a ano empobrece mais a política no Brasil.

Para escrever na pedra:

“A coragem não é ausência do medo; é a persistência apesar do medo”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2023 a renda média por morador nos lares brasileiros foi de R$ 1.893.

Presenças de grande charme na noite de quinta-feira no Mamma Restaurante: Carlos e Jeane Gama com o filho Gustavo e Gabi, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite. No palco, a voz bonita da cantora Morgana Storm.

Oftalmologista dos mais aplaudidos de São Luís, Fábio Lucas Santos foi visto na sexta-feira jantando, “olhos nos olhos”, com sua amada Mônica, no restaurante Cabana do Sol.

Também foram vistos por lá saboreando uma calderada de camarão com arroz, o vereador André Jardins (de Presidente Dutra) e Elly Araújo.

Na sessão de sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Estado fez a entrega solene da medalha ‘Manoel Beckman’ aos advogados Charles Dias e Vandir Bezerra

As proposições das comendas são de autoria, respectivamente, dos deputados Rildo Amaral (PP) e Antônio Pereira (PSB). Compareceram ao evento diversas autoridades, operadores do direito, familiares e amigos dos homenageados.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, marcou para a próxima quarta-feira a retomada da discussão sobre se o porte de drogas para consumo próprio deve ou não ser considerado crime.

No assunto: até agora, cinco ministros já votaram a favor da descriminalização apenas da maconha, o que significa que falta apenas um voto para que haja maioria.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem dito que o governo quer perseguir o equilíbrio entre despesas e receitas sem contingenciamentos. Com o rosário de pedidos que tem por mais gastos, contudo, é difícil acreditar que a promessa será cumprida.

“Amar é quando você olha ao redor, percebe aquela pessoa predileta ao lado e não sente falta de mais nada na vida”, de Fabrício Carpinejar.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.