88 anos de história

Exposição homenageia bloco Fuzileiros da Fuzarca

Exposição ‘Da Vila pro Forte Fuzileiro’ será abertura neste sábado (3), às 16h, no Complexo Cultural Forte Santo Antônio da Barra.

Evandro Júnior / Na Mira

Bloco Fuzileiros da Fuzarca ganha homenagem com exposição
Bloco Fuzileiros da Fuzarca ganha homenagem com exposição (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - No ano em que o bloco Fuzileiros da Fuzarca comemora 88 anos, o Museu da Imagem e do Som realiza a exposição ‘Da Vila pro Forte Fuzileiro’, com abertura neste sábado (3), às 16h, no Complexo Cultural Forte Santo Antônio da Barra, na Península da Ponta d'Areia, com direito a apresentação do bloco e de convidados especiais.

A exposição reúne fotos, vídeos, instrumentos e indumentárias que fazem parte do acervo do bloco. A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de março.

O bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado no ano de 1936 por poetas, compositores e músicos, tornando-se um dos símbolos do Carnaval de rua de São Luís desde a criação.

O grupo é composto por cerca de 100 brincantes (ritmistas e pastoras) e é o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. 

Cristóvão Colombo da Silva, o popular ‘Alô Brasil’, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira e José João foram os menestréis que deram vida a uma das mais genuínas tradições da cultura popular do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.