PH: Sabatina de Flávio Dino
E mais: O Bom Velhinho no cinema
Sabatina de Flávio Dino
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal sabatina simultaneamente o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o subprocurador Paulo Gonet, indicados pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente.
As vagas para as quais Dino e Gonet estão sendo indicados foram abertas em setembro com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, do STF, e com o fim do mandato de Augusto Aras na chefia da PGR.
Sexto maranhense no STF
Caso tenha seu nome aprovado pelo Senado, Flávio Dino se tornará o sexto maranhense a ocupar uma cadeira do STF, ao lado dos ministros Costa Barradas (1890-1893), Pindahiba de Mattos (1894-1910), João Pedro Belfort Vieira (1897), Viveiros de Castro (1915-1927) e Carlos Madeira (1985-1990).
Apenas Carlos Madeira foi alçado ao cargo após a redemocratização do país, tendo sido escolhido pelo então presidente José Sarney, também maranhense.
Flávio Dino será o primeiro egresso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a exercer a judicatura na corte mais alta do país.
Medidas de informação
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 216/2021, de autoria da deputada Andreia Rezende (PSB), que dispõe sobre a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e à parturiente contra a violência obstétrica, bem como o direito de opção pelo tipo de parto.
A matéria segue agora à sanção governamental.
Segundo o texto do PL, configura violência obstétrica qualquer ação ou omissão que cause à mulher morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico; a negligência na assistência em todo período gravídico e puerperal; e a realização de tratamentos excessivos ou inapropriados e sem comprovação científica de sua eficácia.
Medidas de informação...2
O projeto resguarda os direitos da gestante e da parturiente, prevendo a avaliação do risco gestacional durante o pré-natal, reavaliado a cada contato com o sistema ou equipe de saúde; a assistência humanizada durante a gestação, durante o parto e nos períodos pré-parto e puerperal; o acompanhamento por uma pessoa por ela indicada durante o período pré-parto e pós-parto; o tratamento individualizado e personalizado; a preservação de sua intimidade; entre outros pontos.
Votos e jantar
Senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) viram uma melhora no ambiente do Senado sobre a aprovação de Flávio Dino (PSB-MA) como membro da corte.
A avaliação é que o corpo a corpo do ministro da Justiça e de integrantes do Supremo junto a parlamentares, assim como os esforços do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), já selaram os votos necessários para aprovação do nome. Dino precisa de 41 votos, dos 81 senadores, a seu favor.
Neste cenário, um jantar marcado para esta quarta-feira na casa do relator da indicação de Dino, Weverton Rocha (PDT-MA), é descrito por senadores como o evento para celebrar a aprovação do novo ministro no STF.
Dom Sebastião, uma lenda
No século XVI, Dom Sebastião, o rei de Portugal, desapareceu no Marrocos – esta situação culminou no sebastianismo, uma crença entre portugueses de que o chefe de Estado retornaria em algum momento.
Apesar de ter acontecido na Europa, o acontecimento também foi responsável por criar uma das mais importantes lendas do nordeste brasileiro.
Mas como isso ocorreu?
O pesquisador e brincante da cultura popular Francisco Bertulino Cruz narra a trajetória desta figura mítica no livro “O Rei Sebastião”.
Na releitura, o escritor mostra como o rei se tornou o protetor das terras e dos mares do Maranhão a partir da união entre as culturas portuguesas, africanas e indígenas no país.
Inflação na Ilha
Em ritmo ligeiramente acima da média nacional, a inflação também voltou a acelerar na região metropolitana de São Luís.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,35% em novembro na Grande São Luís.
Espelhando o cenário observado no país, seis dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no IPCA de novembro na Região Metropolitana. Os maiores volumes ficaram com os grupos de transportes (0,98%) e alimentação e bebidas (0,75%).
Olhando por itens dentro desses grupos, cebola (39,52%), passagem aérea (20,08%), laranja baía (19,81%), e abacaxi (9,86%) registraram os maiores avanços olhando apenas a variação percentual no décimo primeiro mês do ano.
Trajetória do arquiteto
O arquiteto português Álvaro Siza, acaba de ganhar mais uma homenagem. É o documentário Siza, que tem a marca de mobiliário Dell Anno como patrocinadora master.
A première brasileira da obra foi apresentada ontem para convidados, em especial arquitetos, no Masp, em São Paulo.
Sessões exclusivas vêm sendo realizadas no mundo em celebração aos 90 anos de Siza.
Na sexta-feira, Dia do Arquiteto, será disponibilizado pela Gallery, plataforma de streaming que reúne documentários e séries sobre arquitetura e design.
Centenário de Callas
O convite chegou a tempo, mas não pude, como cheguei a planejar, comparecer ao recital em homenagem ao centenário de Maria Callas (1923-1977), uma das maiores cantoras líricas da história, realizado ontem em Porto Alegre.
No palco, Angela Papale (soprano) e Fabio Marra (pianoforte) apresentaram o Recital Operístico que, brevemente, poderá ser aplaudido também em São Luís, onde o repertório da diva é cultuado por nomes como Alberto Tavares Vieira da Silva e Eduardo Moreira, dois apaixonados por música erudita.
O programa trouxe algumas das árias que celebrizaram Callas, compostas por Verdi, Donizetti, Puccini, Giordano e Mascagni.
Ao final, a dupla interpretou canções de Puccini e Tosti.
DE RELANCE
O Bom Velhinho no cinema
Novo longa-metragem do cineasta Gustavo Spolidoro, o infantil “Uma Carta para Papai Noel” estreia nos cinemas nacionais.
– O que o Papai Noel faz nos outros 364 dias do ano?
Esta foi a pergunta que o cineasta Gustavo Spolidoro ouviu de sua filha Aimée quando era pequena, enquanto ambos escreviam juntos uma carta para o Bom Velhinho.
A partir disso, ele teve a ideia de responder a esta dúvida e, claro, decidiu fazer isso em formato de filme. Eis que nasce “Uma Carta para Papai Noel”, que chega aos cinemas nesta quinta-feira.
A produção, voltada para o público infantil e com ingredientes para ser um programa natalino para a família, tem o roteiro assinado por Gibran Dipp e pelo próprio Spolidoro, que também é o diretor.
Para interpretar o Bom Velhinho, foi escalado o ator José Rubens Chachá, que tem como sua companheira Totia Meireles, que vive Maria Noel.
O Bom Velhinho no cinema...2
Na trama, São Nicolau está desanimado depois de mais uma noite de Natal em que ele entrega trenós e mais trenós de presentes, mas, logo após, cai no esquecimento. Ele queria mais do que apenas receber cartas pedindo presentes. O desejo do Santo era ser notado no restante do ano, que as crianças se preocupassem com ele.
Eis que Jonas, um menino de oito anos, morador da fictícia Vila Alegre, decide enviar uma carta para Noel, fazendo questionamentos na linha que a filha de Spolidoro fez anos atrás: será que ele gosta de lasanha? Os duendes também ganham presentes? O garoto quer saber detalhes da vida do Bom Velhinho.
E isso acende a chama que o barbudo de vermelho precisava para voltar à ativa.
O Bom Velhinho no cinema...3
Um detalhe importante é que Jonas é um órfão que vive em uma casa de acolhimento ao lado de várias outras crianças. Eles, mais uma vez, não receberam presentes de Natal e vivem em uma realidade com pouco afeto, visto que a diretora do local, é uma megera. São Nicolau, então, vem para terras brasileiras, mais especificamente para o orfanato, para investigar o sumiço dos regalos acompanhado de sua ajudante Tata e, claro, começa ali uma conexão com os pequenos.
E a conexão fica mais fluida com as boas atuações do elenco mirim, que não decepciona nas dinâmicas. Para encontrar o quinteto protagonista, foram testadas mais de 400 crianças.
O Bom Velhinho no cinema...4
O longa-metragem, ainda sem data para ser exibido nos cinemas de São Luís, é uma nova imersão de Spolidoro no universo infantil e infantojuvenil, depois de ter realizado longas experimentais, como o sempre comentado Ainda Orangotangos (2007).
Para “Uma Carta para Papai Noel”, o cineasta entendeu que seria necessário inserir uma grande quantidade de efeitos visuais e gravações em chroma-key (fundo verde que permite a inserção de um cenário posteriormente) para simular a magia de São Nicolau – que é bem mais tecnológico do que mágico, utilizando diversos aparatos construídos por Maria para se tornar a figura mitológica das histórias.
Para se ter ideia, o trenó voa sozinho, sem o auxílio de renas, em boa parte do filme.
O Bom Velhinho no cinema...5
A mensagem de empatia que “Uma Carta para Papai Noel” oferece é o ponto alto do projeto, humanizando a figura mítica do Bom Velhinho.
O longa-metragem também se favorece da utilização de órfãos como personagens para gerar emoção e atinge o seu objetivo.
Ao final, deixa um importante recado para os espectadores, conscientizando sobre a adoção de crianças mais velhas.
São Nicolau certamente ficaria feliz vendo isso.
Titãs tocam domingo em São Luís
A formação clássica dos Titãs (sem Marcelo Fromer, morto em 2001, mas com o acréscimo do músico Liminha) está de volta com a turnê “Encontro - Pra Dizer Adeus”.
A banda se apresenta domingo, dia 17, em São Luís.
A turnê Encontro foi anunciada no final de 2022, com previsão de apenas 10 shows. Porém, devido à adesão do público, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto acabaram fazendo 22 apresentações.
Domingo será a vez dos maranhenses aplaudirem o show.
Para escrever na pedra:
“Vivo nas estrelas porque é lá que brilha a minha alma”. Do poeta Manuel Bandeira
TRIVIAL VARIADO
Três filhos da cidade de Presidente Dutra serão homenageados amanhã, quinta-feira, às 12h, com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado.
São eles: o escritor e jornalista Felix Alberto Lima, o político André Jardins e este Repórter PH.
Ranking: a picanha brasileira foi eleita o melhor prato do mundo pelo guia TasteAtlas, divulgado na terça-feira, 12.
O setor do turismo no Brasil deve faturar na alta temporada – entre novembro deste ano e fevereiro de 2024 – R$ 155,87 bilhões, revela pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A entidade diz que esse valor representa aumento real de 5,6% em relação ao mesmo período da última temporada, sendo a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.
Foi de 120 o aumento de reclamações contra os planos de saúde nos dez primeiros meses deste ano, em relação a 2019 (pré-pandemia). Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde.
As operadoras de planos de saúde lideram o ranking de reclamações que reúne empresas como as de telefonia móvel.
Nos últimos cinco anos, as operadoras só não estiveram no topo da lista em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.