‘Boi Solto’

Livro com memórias do bairro Liberdade será lançado nesta quinta-feira (17), em São Luís

Publicação é de autoria do médico e professor Alcimar Nunes Pinheiro.

Na Mira, com informações da assessoria

Lançamento do livro 'Boi Solto' ocorre nesta quinta, no Palácio Cristo Rei. (Foto: Divulgação / Assessoria)
Lançamento do livro 'Boi Solto' ocorre nesta quinta, no Palácio Cristo Rei. (Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO LUÍS - O médico e professor Alcimar Nunes Pinheiro lança, nesta quinta-feira (17), o livro ‘Boi Solto’, que apresenta recordações de sua infância passada no bairro Liberdade, em São Luís. O lançamento ocorre no auditório do Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, na capital maranhense.

‘Boi Solto’ mergulha na época do movimentado matadouro, que foi estabelecido no bairro em 1918. O próprio nome do bairro foi influenciado por esse contexto histórico, evoluindo para ‘Campina do Matadouro’ à medida que a urbanização moldava a área. Hoje, a fusão de bairros, incluindo Liberdade, Camboa, Floresta e Fé em Deus, forma o maior quilombo urbano da América Latina.

O título do livro, ‘Boi Solto’, alude diretamente a uma expressão usada pelos moradores como um alerta sempre que um touro desgarrado circulava livremente pelo caminho que levava ao antigo matadouro. Os gritos de ‘Boi Solto’ eram um sinal para as pessoas em seu caminho buscarem refúgio para sua segurança. 

Naturalmente, como o próprio autor narra com humor na introdução do livro, esse cenário se tornou fonte de excitação para as crianças, que aproveitavam o caos como uma oportunidade para provocar ainda mais os touros e assustar a população da área. Sem mencionar as corridas envolvendo porcos e os inevitáveis tombos dos jovens aventureiros.

Por meio da coleção de mais de 50 contos envolventes, Alcimar recria uma era vibrante de seu bairro natal, tecendo contos cheios de charme e sentimentalismo, ambientados na Rua Alberto de Oliveira, no matadouro, e, até mesmo, na estação de bondes de São Luís, onde seu pai, carinhosamente conhecido como seu Doca, trabalhou.

Alcimar Nunes é médico e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). (Foto: Divulgação / Assessoria)
Alcimar Nunes é médico e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). (Foto: Divulgação / Assessoria)

Segundo o autor, essa obra não estaria completa sem a representação das amizades da infância, já que várias páginas do livro ganham vida com personagens como Zeca, Joca, Tobico, Afonso Jacaré, Porquinha e outros.

Nas mais de 150 páginas os leitores são conduzidos a uma jornada imersiva por meio de culinárias, crenças locais, das animadas competições esportivas, atrações culturais até a alegria simples de um banho de maré. Uma leitura que transporta os leitores de maneira fluida para as lembranças de infância do autor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.