Dia dos Pais surgiu na Babilônia
E mais: Dia dos Pais no Brasil
Destaque de capa do PH Revista neste fim de semana, a top model Bianca Klamt, no esplendor da beleza, prepara festa em São Paulo para comemorar a nova idade de sua mãe, Cintia Klamt Motta, no próximo dia 14
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Dia dos Pais surgiu na Babilônia
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto. Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebidos ao longo de suas vidas.
Existem relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai. Nesse cartão desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
Desde a Roma Antiga, a sociedade prestava homenagem aos pais durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.
Dia dos Pais a partir de 1908
A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. A iniciativa foi da Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia, nos Estados Unidos.
Grace Golden Clayton, uma frequentadora da igreja, apoiada por outros membros, sugeriu ao pastor a criação da celebração. A ideia era homenagear os entes queridos que faleceram meses antes na explosão de uma mina em uma cidade vizinha.
Em 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia de seu aniversário: 19 de junho.
Os americanos se interessaram muito pela data. Não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhasse pelo país inteiro.
Por iniciativa do presidente Lyndon Johnson, a partir de 1966, o dia dos pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.
Dia dos Pais no Brasil
Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.
Na tentativa de atrair comerciantes a publicar no jornal "O Globo", onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.
Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais porque esse era o dia de São Joaquim. O santo foi o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.
A data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles tem folga aos fins de semana.
Dia dos Pais no Mundo
A data da comemoração do Dia dos Pais varia conforme os países. Em cerca de 70 países, incluindo os Estados Unidos, o dia é comemorado no terceiro domingo de junho.
Muitos outros países têm datas fixas para comemorar o dia dos pais por diferentes motivos. Confira a seguir algum deles:
Em Portugal, Itália e Espanha, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, quando a Igreja Católica comemora o dia de São José; em Taiwan, comemora-se o Dia dos Pais em 8 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto deles assemelha-se à palavra papai; na Tailândia, o Dia dos Pais é realizado em 5 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016); na Rússia, a homenagem aos pais ocorre em 23 de fevereiro, data originalmente reservada ao Dia do Defensor da Pátria local.
DE RELANCE
Título de Cidadão de Santa Inês
Em solenidade especial na Câmara Municipal de Santa Inês, ocorrida na manhã de ontem, o Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, foi homenageado com o Título de Cidadão Santa Inesense, homenagem prestada em reconhecimento a sua dedicação e seu trabalho desenvolvido à frente do Senac Maranhão, e pelo esforço em instalar e manter uma unidade da instituição no município, contribuindo assim para a elevação na qualidade da formação profissional da região.
O Diretor José Ahirton Lopes recebeu o título de cidadania das mãos do Vereador Joel da Sinuca, atual Presidente da Câmara Municipal de Santa Inês, porém a indicação para tal menção honrosa, foi feita em 2015, pelo então Vereador Orlando Mendes, que à época estava presidindo aquela Casa Legislativa.
O mar aguarda um gigante
Um estaleiro finlandês está dando os retoques finais no Icon of the Seas ("Ícone dos Mares"), considerado o maior navio de cruzeiro do mundo, antes de sua primeira viagem prevista para janeiro de 2024, em plena recuperação do setor após a pandemia.
A embarcação comissionada pela Royal Caribbean tem sete piscinas, um parque, toboáguas, shoppings e uma pista de patinação no gelo. Ela é cinco vezes maior do que o Titanic e tem capacidade para quase 10 mil pessoas, equivalente a uma pequena cidade.
– Até onde sabemos, este é, hoje, o maior navio de cruzeiro do mundo - disse Tim Meyer, CEO do estaleiro Meyer Turku, responsável por sua construção na costa sudo-este da Finlândia.
Alguns chamam a estrutura colossal de “monstruosidade”, citando sua enorme pegada climática. Outros admiram sua engenharia sofisticada e correm para comprar ingressos. Uma particularidade do novo navio, cuja construção começou em 2021, é a gigantesca cúpula de vidro que cobre a proa.
Recuperação da indústria de cruzeiros
A indústria de cruzeiros está se recuperando após o duro golpe da pandemia. De acordo com a Cruise Lines International Association, o volume de passageiros ultra-passará, em 2023, os níveis pré-pandêmicos, chegando a 31,5 milhões de passageiros.
Do ponto de vista climático, há o argumento de que a eficiência energética de um navio grande é mais importante do que a de vários navios pequenos. Nem todos concordam.
– Se seguíssemos essa lógica, certamente construiríamos navios de cruzeiro maiores, mas em menor número – observa Constance Dijkstra, especialista em navegação da organização não governamental Transport & Environment (T&E).
Fundo eleitoral para 2024
O Congresso articula aumentar o valor do fundo eleitoral do ano que vem, quando os partidos vão disputar prefeituras em todo o país.
A ideia dos parlamentares é prever volume maior de recursos para as campanhas no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), relatado pelo deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) e que pode ser votado pelos deputados e senadores até o fim deste mês.
O valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha em 2022 foi de R$ 4,9 bilhões, um recorde. No PLDO enviado ao Legislativo, o Ministério da Fazenda incluiu uma trava para que o montante não passe disso. No dispositivo criado pela equipe econômica, a verba só pode exceder esse limite se for custeada por emendas de bancada estadual, mas a alternativa é rechaçada pelos parlamentares.
Fundo eleitoral para 2024...2
O fundo eleitoral, também conhecido como “fundão”, foi incluído na reforma elei-toral aprovada em 2017 pelo Congresso e entrou em vigor na eleição seguinte, em 2018.
O movimento ocorreu depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) proibir, em 2015, o financiamento empresarial das campanhas, que haviam resultado em diversos casos de corrupção revelados pela Operação Lava-Jato.
Os recursos do fundo são usados para custear as despesas das campanhas dos candidatos nas eleições que ocorrem de dois em dois anos no país.
Fundo eleitoral para 2024...3
Opção que circula nos bastidores é reduzir o montante do Fundo Partidário para turbinar as verbas para as campanhas eleitorais.
Técnicos do orçamento, contudo, avaliam que essa alternativa é de difícil execução porque há um piso de verbas para o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Par-tidos Políticos e, dificilmente, o governo destinaria recursos para além desse piso, o que inviabilizaria o corte.
De acordo com Danilo Forte, o valor quantitativo do fundo ainda vai ser discutido.
– O fundo eleitoral é o fundo da democracia. Sempre defendi o financiamento pri-vado de campanhas, mas a opção foi pelo fundo público. Então, há que se arcar com as consequências. Em um país com dimensões continentais, tem de haver recursos para que as campanhas tenham equidade – afirmou o deputado.
Ele defendeu ainda que é preciso transparência e uma fiscalização maior sobre o uso das verbas.
Morreu o coreógrafo das palavras
O Brasil – e em especial o Ceará – perdeu esta semana um dos seus dramaturgos mais importantes da atualidade : o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho morreu na quarta-feira, aos 82 anos.
Aderbal era casado com a atriz Marieta Severo, 76, desde 2004. Deixa um filho, Camilo.
Natural de Fortaleza (CE), o dramaturgo começou a trilhar carreira artística aos 13 anos, quando já atuava em grupos amadores de teatro. Formou-se em Direito, mas não exerceu a profissão. Na década de 1970, foi morar no Rio de Janeiro.
Enquanto diretor, ganhou fama por sua ousadia ao montar peças pouco tradicionais. Estreou na função em 1972, com o espetáculo O Cordão Umbilical, de Mário Prata. Seu primeiro sucesso ocorreu um ano depois, com o monólogo Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde, estrelado por Marília Pêra.
Foi um grande defensor da integração do teatro brasileiro com os de outros países da América do Sul. Montava espetáculos em lugares como Argentina e Colômbia, entre outros, desde os anos 1980.
Morreu o coreógrafo das palavras…2
Guardo do dramaturgo uma entrevista dada em 2015, na qual refletiu sobre o seu trabalho:
– Mesmo no teatro, eu me considero um coreógrafo. Um coreógrafo das palavras, das ações, dos signos. Em outras palavras: a poética dos meus espetáculos deve seus significados à “dança” que procuro criar entre os atores, o que eles dizem, o que eles fazem e por que dizem e fazem.
Humor e inveja
Um homem que trabalha muito vê outro sentado em uma cadeira no maior descanso.
Ao testemunhar a cena, ele não resiste e diz: – Sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?
O homem que estava descansando abre os olhos e responde: – E a inveja é o quê?
Para escrever na pedra:
“Pedras no caminho? Eu guardo todas. Um dia vou construir um castelo”. De Nemo Nox.
TRIVIAL VARIADO
Há gente que se esquece do aniversário coletivo dos pais e toma um susto no decorrer do dia, assim que alguém comenta nas redes sociais. Pai que é pai mesmo, de modo integral, não é a regra.
Percebemos o vazio existencial nos corredores dos shoppings na véspera da data. Não existe aquela loucura de turba nas lojas no segundo final de semana de agosto. Você até encontra vendedores livres para o atendimento, até sobram vagas para estacionar.
O único jeito para combater o simbolismo da função e do cuidado é exercendo uma maior troca presencial, afetiva, corporal, amorosa. É ser mais mãe da sua paternidade.
Hoje é o Dia Internacional da Juventude e o Dia Nacional das Artes.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.