PH Revista: Homenagem a Gonçalves Dias
E mais: Culinária maranhense em Brasília
Na semana do bicentenário de nascimento do poeta, professor, crítico de história e etnólogo maranhense Gonçalves Dias, muitas homenagens estão sendo prestadas a ele, que é o nosso Poeta Maior. E uma delas é de outro grande poeta contemporâneo, Luís Augusto Cassas, na página 9 desta edição do PH Revista
--------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
---------------------------------------------------------
Culinária maranhense em Brasília
A culinária maranhense preencherá os salões dos Restaurantes-Escola de Brasília durante a Semana de Gastronomia Regional, evento promovido pelo Departamento Nacional do Senac (DN), que no período de 8 a 10 de agosto (terça a quinta) recepciona o Departamento Regional do Maranhão (DR/MA).
O evento, que busca levar a gastronomia, o artesanato, a cultura e os atrativos turísticos ligados a cada estado brasileiro, é um momento também de conquistar paladares com novos sabores sem esquecer da promoção da capacitação de profissionais e alunos que fazem o intercâmbio de informações entre as unidades pedagógicas participantes.
Culinária maranhense em Brasília…2
Nos dias 8 e 10 de agosto, os pratos regionais do Maranhão serão apresentados aos frequentadores dos Restaurantes-Escola do Senac Downtown DF e do Senado no serviço tipo menu executivo, tendo estes que escolher: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Já no dia 9 de agosto, no Restaurante-Escola do Senac localizado no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, a comunidade, parlamentares e comensais poderão desfrutar das iguarias maranhenses com o serviço de buffet livre, onde poderão conhecer todas as opções apresentadas no cardápio do dia.
Nessa ocasião estarão presentes o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Maranhão, Maurício Aragão Feijó e o Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, acompanhando a apresentação e desempenho da equipe de profissionais da sua região e poderão cumprimentar os parlamentares que se fizerem presentes.
Culinária maranhense em Brasília…3
O menu gastronômico maranhense terá como tema o coco babaçu, um fruto que na culinária utiliza-se desde sua amêndoa, o óleo, o azeite e até a sua farinha conhecida como mesocarpo, para produção de sobremesas.
Coube ao Chef de Cozinha e instrutor Samuel Mendes assinar um ousado cardápio, que traz o babaçu com frutos do mar, peixes, chocolate e coco, tudo suavemente saborizado para não causar estranhamento aos paladares que terão novas experiências.
Parte deste cardápio será compartilhado com chefs, instrutores, alunos, ex-alunos, chefs convidados durante a aula-show que acontecerá no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac/DF, na noite do dia 10 de agosto.
Culinária maranhense em Brasília…4
Na aula exibição os Chefs mostrarão o preparo do arroz com cuxá e da pescada maranhense, além de ensinar o preparo do cookie de mesocarpo de babaçu com gotas de chocolate.
Além do chef, a comitiva do Maranhão conta com o instrutor de cozinha Franceildo Silva; os subchefs de cozinha Igor Barros e Naiana Vieira, esta especialista em confeitaria.
Nos salões, os Mâitres Edson Pereira e Aldo Martins farão as honras das apresentações e serviço dos menus.
Gabriela Vasconcellos, Gerente de Negócios do Restaurante-Escola do Senac, coordenará toda a equipe.
O político Tasso Jereissati esteve ontem (sexta-feira 4) em São Luís e fez uma visita de cortesia ao ex-presidente da República, José Sarney. Eles conversaram sobre temas relacionados a política e a economia brasileira na atualidade, além das questões ligadas à política internacional
-----------------------------------------------------
Biografia de Gonçalves Dias
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, tem batido ponto todos os dias numa gráfica de São Luís.
Ele acompanha de perto a impressão de uma série de títulos que a AML vai lançar por ocasião do bicentenário de nascimento do poeta Gonçalves Dias.
Um dos livros já concluídos e disponíveis para venda na livraria da AML é “Gonçalves Dias”, de Antônio Henriques Leal, em parceria com a editora da Universidade Estadual do Maranhão.
A bela publicação é um tiro certeiro de Serejo, já que o conteúdo – que integra uma série de estudos de Henriques Leal sobre o chamado panteão maranhense – está sendo editado pela primeira vez isoladamente.
Segundo o presidente da AML, o livro pode ser considerado como “a biografia das biografias de Gonçalves Dias”.
As raízes de Merval Pereira
Jornalismo, literatura e política estão presentes na história familiar do presidente da Academia Brasileira de Letras, o jornalista Merval Pereira, e o aproximam do Maranhão.
Ele é neto do maranhense Clodomir Cardoso, um dos fundadores da Academia Maranhense de Letras e criador da Cadeira nº 12, para a qual escolheu como patrono o jornalista Joaquim Serra.
O avô do presidente da ABL também exerceu o jornalismo como redator e diretor do jornal “A Pacotilha”.
Cardoso ainda teve atuação na política como senador da República, interventor no Maranhão, constituinte de 1946.
Em 1917, eleito prefeito de São Luís, introduziu a iluminação elétrica na cidade, fato registrado no romance “Degraus do Paraíso”, do acadêmico Josué Montello.
Acompanhado desse legado, Merval Pereira estará em São Luís no dia 10, próxima quinta-feira, para participar da sessão solene comemorativa ao Bicentenário de Nascimento do Poeta Gonçalves Dias e aos 115 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras, com cerimônia de entrega da Medalha 200 Anos de Gonçalves Dias.
Em nome da poesia
Não faz muito tempo, o professor, membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, esteve em São Luís, e ao voltar pra casa deu entrevista a um jornal especializado em literatura.
“Vejo poetas excelentes em todo lugar. Agora, vim do Maranhão. Lá, há poetas maravilhosos, jovens e não-jovens”.
Lucchesi está de volta à ilha, em nome da poesia, desta vez para prestigiar as homenagens ao escritor e poeta Gonçalves Dias, nos seus 200 anos de nascimento.
Na segunda-feira, 7 de agosto, às 18h, na AML, ele vai ministrar a palestra “Gonçalves Dias, uma ideia de Brasil”.
A cidade interior
Lucchesi defende a ideia de que “formar uma biblioteca é ser o primeiro prefeito da sua cidade interna”.
Em tempo: ele confirmou uma visita à Biblioteca Pública Benedito Leite, onde será recebido pela diretora Aline Nascimento e o secretário de Cultura do Estado, Yuri Arruda.
Uma excelente oportunidade de conferir o primoroso trabalho da equipe coordenada por Aline em prol da difusão na leitura, especialmente nas escolas de ensino básico dos municípios maranhenses.
Casa de Pabblo
Causou um certo burburinho a notícia de que a cantora Pabblo Vittar estaria interessada na compra de uma casa em condomínio de luxo em São Luís.
O imóvel, que abrigaria a família de Pabblo, também serviria como ponto de descanso entre as intermináveis turnês da cantora.
O valor ofertado pela artista, porém, foi recusado pela proprietária da casa, que diz não aceitar menos do que 15 milhões no negócio.
Libertinagem em disco
A propósito, a drag queen mais famosa do Brasil, nascida no Maranhão, está lançando um novo trabalho musical: um álbum de remixes, no clima de festa e luxúria que caracterizou discos anteriores.
A fase, portanto, é mais pesada, e talvez tenha deixado a provável vizinhança do condomínio com a pulga atrás da orelha.
“Quando acabou a pandemia, pude fazer um laboratório, ir para a noite, me reconectar com o meu eu que gosta de libertinagem”, disse Pabblo em entrevista recente ao jornal “O Globo”.
Sonia Amaral na Academia
A Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Casa “Clodomir Cardoso”), elegeu por maioria de votos na assembléia geral extraordinária ocorrida no último dia 26 de julho, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, para ocupar a cadeira número 20, sucedendo o Advogado Henrique de Araújo Pereira, falecido em 11 de janeiro de 2022.
Antes de proclamar o resultado da votação, o Presidente Júlio Moreira Gomes Filho registrou a importância dessa eleição, na medida em que depois de 18 anos e sete meses (a última mulher eleita foi a Confreira e ex-presidente Ana Luíza Almeida Ferro) a Academia contará com mais uma Confreira nos seus quadros, o que é uma das metas de sua gestão. Ao final da assembleia, o Presidente Júlio ainda fez um breve relatório das atividades e conquistas durante o 1º semestre de 2023, e agradeceu aos Confrades e Confreiras que mesmo a distância participaram de mais um importante momento da AMLJ.
A Casa “Clodomir Cardoso” tem sua sede histórica nas dependências da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, ostenta nos dias atuais o título de Entidade de Utilidade Pública por leis Estadual (11.941/2023) e Municipal (6.913/2021), após iniciativa e articulação do Presidente Júlio Gomes.
DE RELANCE
Tempos de adolescente
Eu era aquele adolescente tímido, vindo do interior do Estado, que ficava fumando à espera do olhar da moça pela qual estava apaixonado. Não vou negar que gosto de passar ali, à noite, devagar, morrendo de saudades de mim mesmo.
À noite, na praça, parcamente iluminada, as moças passeavam em grupo exibindo-se aos rapazes que as observavam, com elas flertavam, de pé, geralmente também em grupo e queimando seu cigarrinho. Às vezes, elas davam bola. Uma delas fazia um par enamorado que, sob tanta vigilância, não tinha espaço para seus amassos.
A prefeitura restaurou a praça que ficou uma beleza. A cidade é que é outra. De dia, a praça ainda é muito frequentada por causa do comércio. No passeio, velhos jogam damas e gamão. Quando o sol permite. Gente espera nos bancos por amigos ou para que chegue a hora dos compromissos. De qualquer modo, ganhou a estética.
Embelezar a cidade é algo que todos aplaudem.
Seminário na Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) vão realizar, no dia 5 de setembro deste ano, em São Luís, o I Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder.
O evento acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a partir das 9h30, e deverá reunir deputadas estaduais de todo o Brasil, bem como vereadoras, prefeitas e secretárias.
Organizado pela Comissão de Mulher da Unale, em parceria com a ALEMA, o seminário terá como tema “Mulheres no Poder” e abordará assuntos como a violência política de gênero e a necessidade de maior participação feminina na política.
O seminário deve, ainda, rever ações e estratégias para ampliar a presença feminina nas próximas eleições e assegurar que mais mulheres sejam eleitas.
Estudantes no Rio Poty
O Rio Poty Hotel & Resort, instalado na Ponta D’Areia, recebeu um grupo de estudantes do Curso de Hospedagem do Instituto Federal do Maranhão (IFMA Centro Histórico). Os alunos vivenciaram uma experiência como hóspedes e, além disso, conheceram a rotina da atividade hoteleira, distribuídos em diferentes setores com acompanhamento de funcionários.
Segundo o gerente do hotel e resort, Armando Ferreira, foi uma atividade extraclasse que se revela de suma importância na medida em que esses convênios objetivam desenvolver uma mão de obra focada na hospitalidade. É um complemento do curso, uma vez que eles já passaram por diversos outros módulos.
Estudantes no Rio Poty 2
Cristiane Mesquita Albuquerque, coordenadora do projeto, destacou que se trata de uma experiência que completa a parte teórica repassada em sala de aula. Ela explicou que eles experimentaram o lugar do turista hospedado no Rio Poty Hotel & Resort e, ao mesmo tempo, conhecerem todos os seus setores como se estivessem participando de um estágio naquele empreendimento.
O resultado é positivo para a escola, que oportuniza essa aproximação com o mercado de trabalho, assim como para o hotel, que conhece de perto a mão de obra qualificada que a instituição prepara.
Prêmio Sebrae
Três reportagens produzidas pela Rádio Assembleia (96,9 FM) estão entre as finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023, na categoria Áudio.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de agosto, às 19h, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
As reportagens foram feitas pela jornalista e radialista Maria Regina Telles, com edição de áudio de Edvaldo Nascimento Silva e Leomagno Souza.
São elas: “Sustentabilidade na Prática: Conheça o trabalho das quebradeiras de coco da comunidade quilombola de Pedrinhas”; “Sustentabilidade na Prática: Núcleo de Educação Comunitária do Coroadinho qualifica pessoas para o mercado de trabalho e auxilia famílias carentes da cidade”; e “Sustentabilidade na Prática: Reaproveitamento de materiais recicláveis foi o tema do bate-papo com a presidente da Cooresoma”.
----------------------------------------------------
Toninho Horta em São Luís
A Agenda Cultural do JM1, da TV Mirante, recebeu ontem, no estúdio, o produtor musical, compositor e um dos melhores guitarristas do mundo, Toninho Horta, acompanhado do músico Juarez Moreira.
Toninho veio ao Maranhão para participar do encerramento do Lençóis Jazz & Blues Festival - Palco Mundo 2023.
O show dele, em homenagem a Milton Nascimento, aconteceu no Teatro Arthur Azevedo.
--------------------------------------------------
Festival comKids
O Itaú Cultural recebe nos dias 7, 11 e 12 atividades presenciais que fazem parte da programação da 14ª edição do Festival comKids.
São workshops que tratam de temas como a representação das crianças africanas na mídia, desenvolvimento de conteúdos, brincadeiras que sustentam narrativas audiovisuais.
Por sua vez, de 12 de agosto a 11 de setembro, a Itaú Cultural Play disponibiliza dez filmes da mostra não competitiva do evento.
É a primeira vez que um festival temporário permanece 30 dias na plataforma, ampliando o tempo de visualização para o público.
Para escrever na pedra:
“Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor”. De Albert Einstein.
TRIVIAL VARIADO
Nesta data, em 1872, nasceu o médico e cientista paulista Oswaldo Cruz. E em 2013, ocorreu o acidente na mina San José, aprisionando 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias.
No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Cerca de 70 mil pessoas morreram instantaneamente. E em 1962, a Jamaica se tornou independente do Reino Unido.
No domingo, dia 6, quem muda de idade é o jornalista e blogueiro Ribamar Corrêa, um dos mais aplaudidos profissionais da área no Maranhão. Desta tribuna vai o nosso abraço amigo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.