LANÇAMENTO

Websérie documental 'Caminhos das Pretas' é lançada nesta quinta-feira (27)

O projeto tem o objetivo de destacar a vivência de mulheres negras em bairros periféricos de São Luís.

Na Mira, com informações do g1 MA

Websérie documental 'Caminhos das Pretas'.
Websérie documental 'Caminhos das Pretas'. (Foto: Divulgação / redes sociais)

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (27), ocorre o lançamento da websérie documental intitulada "Caminhos das Pretas". O projeto tem como foco mostrar a experiência das mulheres negras moradoras do bairro Coroadinho e regiões vizinhas. O lançamento será às 19h, na Casa das Pretas - Coletivo Mulheres Negras da Periferia, localizada no bairro Bom Jesus.

A websérie é dividida em três episódios e aborda o uso da bicicleta por mulheres negras, destacando como a desigualdade de gênero, raça e classe influenciam no acesso à cidade, além dos impactos das mudanças climáticas. As participantes compartilham suas percepções e vivências sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto na comunidade, enfocando os impactos do racismo ambiental e das mudanças climáticas no território, bem como a autonomia proporcionada pelo uso das bicicletas.

O projeto "Caminhos das Pretas" foi realizado entre abril e agosto de 2022 com o objetivo de fortalecer as mulheres do Coroadinho, promovendo o acesso à leitura por meio da "Pretoteca", além de informação, cultura e uso sustentável da bicicleta. Essa iniciativa é o resultado da parceria entre os coletivos Mulheres Negras da Periferia e Pedal das Minas, com o apoio do Edital "Cidades Amazônicas: floresta viva em movimento", do Fundo DEMA, que apoia projetos socioambientais coletivos na Amazônia.

Dados levantados pelo projeto revelam que as mulheres negras representam 25% da população brasileira, porém ainda enfrentam dificuldades e obstáculos, como aprender a andar de bicicleta e decidir seus deslocamentos.

O Coroadinho, assim como outras áreas periféricas de São Luís, enfrenta problemas de acesso ao direito à cidade e é ainda mais vulnerabilizado pelas mudanças climáticas e pelo racismo ambiental. Apesar da ausência de uma infraestrutura cicloviária adequada, essa região registra o terceiro maior fluxo diário de viagens de bicicleta em São Luís, sendo predominantemente realizado por homens, conforme constatado pela pesquisa "Rumbora Se Amostrar", realizada em 2019 pelos coletivos "Pedal das Minas" e "Reocupa".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.