Assassinato

Caso Marielle: livro detalha bastidores da investigação

Obra reúne impressões e memórias do primeiro responsável pela apuração do assassinato da vereadora carioca, morta a tiros em 2018.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Crime ainda sem solução, o assassinato de Marielle Franco chocou o mundo em 2018 e ainda repercute como sintoma da fragilidade da democracia brasileira. Incumbido de encontrar respostas, o delegado Giniton Lages assumiu a responsabilidade de iniciar as investigações sobre o atentado. 

A trajetória dele à frente do caso, desde o dia em que assumiu o inquérito até a prisão de dois acusados pelos homicídios, agora está retratada no livro “Quem Matou Marielle?”, lançamento da Matrix Editora, assinado também pelo cientista político e jornalista Carlos Ramos.

A obra resgata com fidelidade as tensões pré-eleições que culminaram com protestos, enfrentamentos ideológicos e um foco ainda maior nas pautas relacionadas à segurança pública. O livro explora também as linhas de investigação adotadas no caso, reproduz os depoimentos colhidos com testemunhas e suspeitos e detalha o envolvimento de Ronnie Lessa, policial militar reformado acusado de executar a vereadora.

“Quem Matou Marielle?” revela os bastidores das movimentações que trouxeram à tona personagens e práticas ilícitas do submundo do crime no Rio de Janeiro. Ao apresentar a versão de Lages como delegado encarregado do caso, a narrativa retrata em detalhes a análise das evidências, a busca por suspeitos, a pressão por uma resolução e as repercussões políticas da morte de Marielle e seu motorista, Anderson Gomes.

Ao longo das páginas, Carlos Ramos apresenta um ponto de vista inédito sobre o Caso Marielle, que se tornou símbolo de luta e resistência para diferentes grupos. Com destaque para os erros e acertos dos envolvidos na apuração, o título reforça o desejo de contribuir para que a sociedade esteja mais preparada para lidar com situações semelhantes no futuro e, se possível, até mesmo evitá-las.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.