Simpósio de atualização cardiológica
Mais: São Luís recebe alto Fluxo de turistas
Simpósio de atualização cardiológica
O UDI Hospital Rede D’Or realizará, neste sábado (17), um simpósio de atualização cardiológica sobre Valvopatias. O evento, denominado SabaD’Or, ocorrerá no auditório do hospital e é voltado para médicos.
As valvopatias são doenças que acometem as válvulas cardíacas e afetam cerca de 33 milhões de pessoas no mundo.
Participarão como palestrantes do SabaD’Or os médicos cardiologistas do UDI Rede D’Or, hospital referência em Cardiologia no Maranhão: Vinícius Nina, Marco Túlio Juliano, José Xavier de Melo Filho, Gustavo Gama, Márcio Mendes e Rodrigo Louzeiro
--------------------------------
Maracanã no Hospital de Câncer
O Boi de Maracanã vai fazer uma apresentação no Hospital de Câncer nesta quinta-feira, às 15h. Esta é a primeira vez do centenário grupo folclórico naquela unidade de saúde. O boi também já esteve no Arraial da Apae este ano.
Maracanã no Hospital de Câncer 2
A apresentação será uma oportunidade para mostrar a beleza de Maracanã, seus instrumentos, como matracas e pandeirões, e seu bailado. O boi está se preparando, também, para o seu batizado, no dia 23 de junho, às 23h, na sede, com a presença de convidados, entre grupos de dança portuguesa, cacuriá, bois de orquestra e quadrilhas.
Petróleo e repercussão
Do setor político ao empresarial, foram intensas as repercussões, durante a semana, sobre a retirada, iniciada no último dia 6, pela Petrobras, do navio sonda NS 42, que estava na bacia Foz do Amazonas, onde perfuraria um poço exploratório na região.
A ação foi adiada após a recusa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conceder licença ambiental necessária para a atividade.
Petróleo e repercussão 2
Na nota emitida conjuntamente pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) com seus sindicatos e o Centro das Indústrias do Pará (CIP), além de citar o prejuízo aos estados do Pará, Amapá e Maranhão, com o recuo da Petrobras, o documento ressalta que a decisão é mais uma que se soma ao impedimento da construção da Ferrogrão, à postergação da derrocada do Pedral do Lourenço e aos problemas “criados sistematicamente para prejudicar o funcionamento da hidrelétrica de Belo Monte”.
Petróleo e repercussão 3
O documento ainda traz duras críticas ao que chama de “constantes dificuldades criadas para qualquer projeto de infraestrutura que se queira construir na Amazônia”, e afirma que há um “projeto real de manter essa região pobre, dependente e submissa”.
E afirma ainda que a decisão, mesmo que possa ser revista no futuro, “já nos condena” ao atraso por mais alguns anos.
“Mais uma vez estamos perdendo o bonde da história, pois o Suriname e a Guiana já estão explorando óleo e gás efetivamente”, diz a nota, lembrando ainda que a Guiana Francesa já está iniciando a prospecção na mesma plataforma continental.
--------------------------------
‘Tardezinha’ vem aí
O mês de julho vai começar com um evento que faz muito sucesso em todo o Brasil e está sendo bastante aguardado em São Luís. É a label Tardezinha, com show do cantor Thiaguinho, dia 8, no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha.
Thiaguinho comanda mais de cinco horas seguidas de música com canções autorais e clássicos do samba e do pagode. O show conta com a participação especial do cantor Chrigor, que fez parte do Exaltasamba.
Criado há seis anos, o evento conquistou quase 1 milhão de pessoas em 162 edições por 22 estados e o encerramento em um dos palcos mais icônicos do mundo: o Maracanã. Este ano, o projeto foi retomado com força total e já passou por Rio de Janeiro, Vitória, Teresina, Maceió, Curitiba, Fortaleza, Recife e Belém.
Além de São Luís, passará, ainda, por Niterói, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Natal, Londrina, Florianópolis, Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Ribeirão Preto e João Pessoa.
--------------------------------
DE RELANCE
Jingle reeditado
O Grupo Potiguar, empresa bastante conhecida no mercado maranhense, reeditou o jingle “Minha Casa”, agora interpretado por três artistas locais: Erasmo Dibel, Fauzi Beydoun e Anastácia Lia. Criado pela agência Quadrante em 2003, a música comercial fala do sonho da conquista da casa e de um lugar para poder desfrutar de momentos de paz e tranquilidade com a família. A música ganhou uma nova roupagem.
Jingle reeditado 2
O clipe foi gravado pela equipe da Centopeia Filmes e teve como diretor Isaque Jr. e como produtor musical Josifran Melo. No novo arranjo, há sons de matracas, acordes regueiros e uma pegada pop, mas mantendo a letra original. A diretora de Marketing e sócia do Grupo Potiguar, Camila Brasil, está convidando a todos para conferirem o novo jingle nas redes sociais da empresa.
Feira de Empregabilidade
São Luís vai sediar um evento que abrirá portas para o mercado de trabalho. Nesta próxima sexta-feira (16), a unidade do Grau Técnico Cohab promoverá a Feira de Empregabilidade, com mais de 100 vagas de emprego e estágio. A feira é gratuita e acontecerá das 9h às 17h. Quem for ao evento poderá conferir de perto uma programação recheada de atividades. Entre elas, orientação profissional, palestras e workshops.
Aula Inaugural
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, participará, na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros, da Aula Inaugural do MBA Gestão do Novo Fundeb, a ser realizada no próximo dia 20 de junho, às 19h. O curso é o primeiro do Brasil sobre gestão de recursos públicos enfocando o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
Aula Inaugural 2
Além do vice-governador, participarão representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalém, e os professores Ricardo Carreira, diretor da instituição, e Wellington Resende, que coordenará o MBA.
Aula Inaugural 3
O coordenador do curso, Wellington Resende, é auditor federal, professor universitário e autor dos livros “Transparência Pública na gestão municipal” e “Descomplicando o Fundeb”. Ele é ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, vencedor do Prêmio Innovare no Supremo Tribunal Federal (STF), pesquisador acadêmico, mestre em Desenvolvimento Regional e autor de diversos artigos científicos na área de gestão pública.
Fluxo de turistas
São Luís está recebendo um número recorde de turistas durante o período junino deste ano, quando são esperados que mais de 210 mil viajantes, tendo a expectativa de superar essa marca no mês de julho. Os dados são baseados na taxa de ocupação hoteleira da cidade, fluxo de passageiros dos portões de entrada, pesquisas de demanda turística realizadas pelo setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur), além das projeções atualizadas.
Fluxo de turistas 2
Estes dados superam os do ano passado. Em 2022, São Luís recebeu cerca de 150 mil viajantes durante as festividades juninas, superando as expectativas iniciais de 130 mil turistas. Em 2023, a expectativa é que haja uma injeção estimada de mais de R$ 92 milhões na economia local. O crescimento contínuo do fluxo turístico é evidenciado também pelos dados divulgados pela CCR Aeroportos, que projetou a passagem de 149 mil pessoas pelo Aeroporto de São Luís somente em junho de 2023.
Para escrever na pedra:
“A essência da bondade só atinge seu potencial quando é preenchida com amor”. De Haverson Santana.
Trivial variado
Em nova decisão, a Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de mais R$ 370 mil em contas do ex-presidente da República Jair Bolsonaro pelo não pagamento de multas durante a pandemia do novo coronavírus.
No assunto: a medida é do juiz André Rodrigues Menk, da Vara das Execuções Fiscais Estaduais de São Paulo. Bolsonaro foi multado pelo governo de São Paulo por não ter utilizado máscaras de proteção facial em visitas a cidades paulistas durante a pandemia, em 2021.
O deputado Yglésio Moyses (PSB) esclareceu a instalação da CPI das Apostas na Assembleia Legislativa do Maranhão, que vai investigar supostas manipulações de resultados em jogos de futebol do Campeonato Maranhense de 2023.
Tem mais: o parlamentar também criticou o que chamou de “plantação de notícias” falsas sobre o assunto.
Em tempo: Yglésio destacou que a Assembleia Legislativa tem a prerrogativa de investigar suspeitas de manipulação de jogos, uma vez que o Campeonato Maranhense recebe recursos do Governo do Estado para a sua realização.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.