Sotaque da Baixada

Boi de Santa Fé comemora 35 anos com ensaio no Bairro de Fátima

O aniversário do boi será realizado neste sábado partir das 18h.

Na Mira

Atualizada em 09/05/2023 às 16h44
O Boi de Santa Fé foi fundado em 1988 pelo Mestre Zé Olhinho.
O Boi de Santa Fé foi fundado em 1988 pelo Mestre Zé Olhinho. (Foto: Paula Barros)

SÃO LUÍS - Um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Maranhão, o Boi de Santa Fé completa 35 anos de tradição. Para comemorar, o grupo promove um ensaio de aniversário neste sábado (6), a partir das 18h, na sede do boi, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.

Leia também: Grupo de bumba meu boi inicia ensaios em preparação para o São João

O Boi de Santa Fé foi fundado em 1988 pelo Mestre Zé Olhinho, de São Vicente Férrer, e pelos seus colegas da Baixada Maranhense. O grupo trouxe para São Luís as batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens, tradicionais do sotaque da Baixada.

Durante os últimos 35 anos, o boi conquistou uma atuação de destaque nas festividades culturais do Maranhão e em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, levando a beleza de seu espetáculo, onde a batida das matracas e dos pandeirões são fortes e vibrantes, soando com altivez, harmoniosas toadas.

Referência no Bairro de Fátima, onde está situada seu Barracão Sede, o grupo soma em torno de 180 brincantes, entre cantadores, baiantes, batuqueiros, tribo de índias, tribo de índios, cazumbas, miolos, catirina, pai francisco, chapéus de pena e equipe de apoio, que trabalham durante todo ano nas oficinas de bordado e ensaios de preparação para temporada junina. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.