(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gala de Maio no Palazzo

Evento organizado por Teresa Martins será realizado no dia 19 de maio para comemorar a nova idade do Repórter PH.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 10h19
Em São Luís, o maior tributo já prestado na América Latina ao Rei do Rock, Elvis Presley
Em São Luís, o maior tributo já prestado na América Latina ao Rei do Rock, Elvis Presley

Gala de Maio no Palazzo

Durante este mês, todas as atenções da sociedade maranhense se voltam para o maior e mais elegante acontecimento social deste outono tropical em São Luís.

É o baile Gala de Maio, evento organizado por Teresa Martins, que será realizado no dia 19 de maio, no Palazzo Eventos, para comemorar em grande estilo a nova idade deste Repórter PH.

Os convites – uma belíssima produção do web designer Etevaldo Junior, com dicas sobre essa noite espetacular no Palazzo Eventos, começaram a circular esta semana e os convidados têm até o dia 10 de maio para confirmar presença.

Gala de Maio no Palazzo..2

Uma das grandes atrações da noite será o deslumbrante espetáculo “Elvis, o musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o Rei do Rock – uma imersão completa na vida e na obra de Elvis Presley no 46º aniversário de sua morte.

A produção está pedindo aos convidados que compareçam de traje Passeio de Gala, ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres de vestido longo, preferencialmente inspirados nos elegantes e faiscantes vestidos usados no início dos anos 1970.

Vale lembrar que, além do espetáculo nacional, a noitada terá a participação do grupo de baile da Escola de Dança Expressar e do Grupo Argumento, além do DJ Edy, o mais famoso do Planalto Central, entre outros.

Em circulada pelo Rio de Janeiro, o médico Phil Camarão e a esposa Rita com a cantora maranhense Alcione
Em circulada pelo Rio de Janeiro, o médico Phil Camarão e a esposa Rita com a cantora maranhense Alcione

Um leitor em Portugal

Foi uma tarde inteira de manifestações. A maioria dos participantes com um cravo vermelho na mão ou fixado na roupa. Milhares de pessoas em diversos grupos compartilhando posições, vozes e alegrias.

É o que o leitor desta coluna, Sergio Ferreira, conta que viu no dia 25 de abril na principal avenida de Lisboa, a Liberdade, celebrando o fim da ditadura.

Explícito no movimento o desejo de preservar a conquista, o espaço do povo nas ruas e em todos os lugares. Em uma época de tantas manifestações virtuais, nas quais as pessoas dizem o que querem, sem filtro e sem respeito, escondidas em perfis falsos, foi emocionante.

Ele conta ainda que nas ruas, civilidade, coragem e verdade expressas em faixas, cartazes, música e arte. Flores em vez de armas, cravos vermelhos.

Um leitor em Portugal…2

Sergio observava e registrava. “Só há liberdade a sério quando houver paz, pão, habitação, saúde, educação”. “Quem ensina a ter asas não pode rastejar”. “Fascismo nunca mais”. “Para a guerra vai milhões. Para nós só há tostões”

“Todas sabemos”, manifesto de 900 mulheres contra o assédio sexual. “Habitação é um direito, sem ela nada feito”. Incontáveis temas. Mais médicos, mais verbas para a cultura ... Impossível descrever tudo.

O cuidado com a democracia em um momento de vulnerabilidade no mundo todo.

Um leitor em Portugal…3

A manifestação dos portugueses é um exemplo: unir a sociedade para dizer não ao totalitarismo. As crenças e vontades do povo, ao vivo, mostrando a cara e assumindo o que quer e precisa para uma vida digna. Sem perfis falsos, sem fake news, sem se esconder atrás de telas, no anonimato da internet.

Sergio Ferreira conta que voltou prá pra casa se lembrando de Cazuza: “Brasil, mostra a tua cara”.

Vamos celebrar a democracia levando nossa cultura, nossa alegria e nossas famílias para as ruas. Vamos mostrar o que desejamos para nós e para o mundo, carregando flores, não armas. Vamos criar um dia como este no Brasil?

Liberdade para mentir

Com votação prevista para hoje, o PL das fake news contém uma aberração que ainda poderia ser corrigida, mas não será: é a extensão da imunidade parlamentar às manifestações nas redes sociais.

Trocando em miúdos, isso significa que os políticos terão liberdade para mentir e disseminar inverdades, inclusive pagando para impulsionar seus conteúdos.

Não será modificado porque os beneficiados por essa exceção admitida no relatório do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) são aqueles que votarão a nova lei.

Liberdade para mentir…2

A imunidade parlamentar deveria ser restrita a opiniões, mas seu conceito, cada vez mais elástico, contraria um dos principais princípios da Constituição de 1988. No artigo 5º da Constituição está escrito: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Os parlamentares formariam uma categoria acima dos mortais e poderiam continuar usando suas redes para confundir a população, como fez o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ao espalhar o boato de que, se aprovado o projeto, trechos da Bíblia poderiam ser censurados.

É falso: em seu artigo 1º, o projeto garante a livre manifestação religiosa, assim como a artística e a política.

Liberdade para mentir…3

A oposição apelidou o projeto de PL da censura, mas não é disso que se trata. Comparar o que prevê o PL com a censura real em Cuba, China ou Venezuela é desinformação ou má-fé. O que o Brasil está tentando aprovar é o que também tentam outras democracias, especialmente na Europa.

No Brasil, as pessoas poderão continuar opinando nas redes. O que não podem, basicamente, é usar as plataformas para cometer crimes, como fazer propaganda nazista, estimular crianças e adolescentes a se mutilarem, praticar bullying, o que muitas vezes leva ao suicídio.

Liberdade para mentir…3

No último domingo, reportagem do Fantástico, na Rede Globo (no Maranhão, TV Mirante), mostrou como o aplicativo Discord, originalmente uma inocente ferramenta de diálogo entre grupos, tem sido usado para propagação de comportamentos de violência extrema.

Em conversas na plataforma, menores de idade são expostos a situações de importunação sexual, incentivo à automutilação e crueldade contra animais.

Quem defende o vale-tudo em nome da liberdade deveria assistir à reportagem para entender que não se pode ser conivente com o crime, sobretudo quando envolve crianças.

DE RELANCE

Encontros do COJUD e COJUM

São Luís vai sediar, de 3 a 5 de maio,  o  VIII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) e o I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), no Hotel Blue Tree Towers (Calhau).

Os eventos são promovidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), através da Ouvidoria, sob a coordenação do ouvidor-geral do Poder Judiciário estadual, desembargador Marcelino Chaves Everton; Ouvidoria da Mulher, sob a coordenação da ouvidora da Mulher, analista judiciária-assistente social e primeira secretária do COJUM, Danyelle Bitencourt; e Escola Superior da Magistratura (ESMAM), sob a direção do desembargador José de Ribamar Castro, em parceria com o COJUD e COJUM.

Com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências, o COJUD reunirá ouvidores e ouvidoras judiciais de tribunais de todo o país, além de servidores e servidoras.

 ----------------------------------------------------------

Desembargadora Sônia Amaral com a desembargadora do TRT da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziege
Desembargadora Sônia Amaral com a desembargadora do TRT da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziege

A desembargadora Sônia Amaral com a desembargadora do TRT da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziegel, Presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), que hoje desembarca em São Luís para presidir a primeira reunião nacional do colegiado. O registro acima ocorreu em 3/11/2022, quando da inauguração da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão

 ----------------------------------------------------------

Encontros do COJUD e COJUM...2

Participarão do COJUM ouvidores e ouvidoras das Mulheres de tribunais, além de servidores e servidoras integrantes das ouvidorias, com o objetivo de discutir sobre a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; limites, avanços e desafios das Ouvidorias; além de debater boas práticas.

A solenidade de abertura dos dois eventos será liberada ao público e ocorrerá nesta quarta-feira, às 19h, com palestra do desembargador Paulo Velten, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Na mesma cerimônia, as nove ouvidoras que compõem a comissão executiva do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) receberão os certificados de posse, cuja eleição ocorreu em fevereiro, em Curitiba.

A Ouvidora da Mulher do TJMA, Danyelle Bittencourt, será empossada como 1ª Secretária Executiva do colegiado. As atividades dos dias 4 e 5 serão restritas às ouvidorias.

Retorno à Câmara

O presidente licenciado da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, retorna nesta terça-feira ao comando da casa. O anúncio foi feito pelo vereador que estava ocupando o cargo de secretário de Cultura no Governo do Estado.

Paulo Victor retorna em um momento delicado em que passa a capital maranhense, que ficou mais uma vez sem ônibus por vários dias, mesmo diante dos esforços do legislativo municipal em prol do avanço e desenvolvimento da cidade.

Em Grajaú

A deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, prestigiou, no sábado, a inauguração de obras e a assinatura do protocolo de cooperação técnica para implantação da Estação Tech no município de Grajaú.

O ato integrou as festividades alusivas ao aniversário de 212 anos da cidade.

Entre outras coisas, foi inaugurada uma Praça da Família com playground, quadra poliesportiva e de areia, academia ao ar livre, quiosques e área de convivência para pessoas de todas as idades.

Para a construção do equipamento público, localizado no bairro Canoeiro, foram investidos, aproximadamente, R$ 1,1 milhão.

PL das Fake News

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ordenou que a Secretaria Nacional do Consumidor investigasse possíveis práticas abusivas do Google e do Twitter no Brasil.

Por meio de suas plataformas, as Big Techs têm feito aberta oposição ao PL das Fake News. Mas foram acusadas, neste fim de semana, por um perfil de esquerda, de “atacar” o projeto de lei e de desligar usuários.

Aumento de salário

O Dia do Trabalhador foi de notícia boa para os servidores públicos municipais.

É que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, aproveitou a data para informar um benefício.

Nas redes sociais, o gestor da capital anunciou reajuste salarial de 8,2% para todos os efetivos, comissionados e serviços prestados.

Um projeto de lei garantindo o aumento será encaminhado ainda nesta semana à Câmara Municipal.

Treinamento no Golden

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão realizou, no Golden Shopping, treinamento simulado de combate a incêndio destinado a 40 oficiais da corporação. A capacitação contou com aula teórica e prática.

Durante as instruções teóricas, por exemplo, os participantes aprenderam como realizar o gerenciamento de operações de emergência em incêndios estruturais.

Durante o treinamento, o foco foi no Sistema de Comando de Incidentes.

Evento em Goiânia

A Faculdade de Negócios Faene está confirmada na segunda edição da Feira de Transporte Intermodal e Logística, a ser realizada de 16 a 19 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

O evento é um dos mais completos do segmento de transporte e soluções em logística da América Latina, oferecendo oportunidades de negócios e conhecimento sobre novas tecnologias por meio do contato presencial.

Evento em Goiânia...2

A instituição participará por meio de um estande e oferecerá o curso “Logística Essencial”, para 150 vagas, ministrado pelos professores Ricardo Carreira, diretor da Faene, que abordará o tema “Operações Logísticas: Transporte, Armazenamento e Distribuição”, e pelo professor Fernando Trigueiro, também docente da Faene, com o tema “Gerenciamento da cadeia de suprimentos”.

O evento será marcado por programações simultâneas, a exemplo de seminários temáticos e o Congresso de Transporte e Logística.

A feira será realizada em um espaço de dois mil metros quadrados, que será ocupado por expositores de Goiás e de outras regiões do Brasil. A estimativa é que mais de 5 mil pessoas visitem a feira em quatro dias de programação.

 ----------------------------------------------------------

Carol Weba
Carol Weba

Foi um sucesso a primeira edição do Casarão Universitário, uma animada calourada realizada no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, reunindo muita gente bonita e descolada, como a linda Carol Weba, que posa em um dos pontos instagramáveis do prédio histórico

 ----------------------------------------------------------

Para escrever na pedra:

“A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor.” Do Padre Antônio Vieira.

TRIVIAL VARIADO

Seria simples acabar com os perfis falsos nas redes sociais no Brasil: bastaria que só fosse permitida uma conta por CPF. Hoje, o que mais se vê são pessoas que se escondem atrás de um pseudônimo e assim sentem-se livres para agredir ou disseminar inverdades.

Green cards: balanço aponta que 23,5 mil brasileiros receberam a residência permanente nos EUA em 2022. A alta foi de 28%.

Jovem aprendiz: os Correios prorrogaram as inscrições ao programa Jovem Aprendiz 2023 até sexta-feira (5). São 4.382 vagas, além do cadastro reserva.

Nesta data, em 1952, o primeiro avião do tipo jato comercial do mundo, o de Havilland Comet 1, fez seu primeiro voo, de Londres a Joanesburgo.

Também nesta data foi dado início, em 1968, às manifestações estudantis de maio na França. E em 2011, o líder da Al Qaeda Osama bin Laden morreu em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão.

Hoje é dia de festejar dois taurinos que estão mudando de idade: o ex-deputado César Bandeira e Rialdo Cleber Holanda Silva.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.