(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Reencontro de velhos amigos

Mais: 52 anos da APAE SL

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Murilo Albuquerque e Fernando Barreto com Amaro Santana Leite, o juiz de Direito Jesus Guanaré e Luis Augusto (Guto) Guterres
Murilo Albuquerque e Fernando Barreto com Amaro Santana Leite, o juiz de Direito Jesus Guanaré e Luis Augusto (Guto) Guterres

Reencontro de velhos amigos

O restaurante A Petisqueira da Mamãe, no Renascença, foi o palco de um agradável reencontro de velhos amigos durante o almoço do último domingo, cujas conversas, povoadas de lembranças dos bons velhos tempos de uma São Luís que não existe mais, varou a tarde tarde, num clima de muita alegria e simpatia.

Guto Guterres, aniversariante da semana, recebeu o abraço festivo de antigos companheiros de boêmia. Murilo Albuquerque, que passou uma semana entre nós, aproveitou para se despedir dos amigos de mais de meio século de convivência, pois teve de regressar na segunda-feira ao Rio de Janeiro.

Bela tarde, quitutes deliciosos e agradáveis recordações do nosso tempo de mocidade.

O Repórter PH e o advogado Guto Guterres e a esposa Lucy com Ana Lucia Bernardes de Albuquerque
O Repórter PH e o advogado Guto Guterres e a esposa Lucy com Ana Lucia Bernardes de Albuquerque

Festival Diversa

A terceira edição do Festival Diversa acontecerá na próxima terça-feira, dia 21, em formato online e com um line up totalmente feminino.

O projeto representa o esforço coletivo das artistas mulheres por reconhecimento e visibilidade.

O Diversa, que será transmitido pelo YouTube às 18h, apresenta uma intersecção de linguagens, possibilitando um diálogo que, muitas vezes, permanece estanque dentro de uma determinação do gênero artístico e abrindo espaço à diversidade cultural da mulher brasileira.

Festival Diversa…2

A primeira edição do festival aconteceu em 2021, em meio à pandemia de covid-19, produzido de forma totalmente independente.

Para essa nova programação, os destaques serão artistas da poesia falada, do teatro, da dança e do canto.

São destaques Isabela Prado, Cláudia Dantas, Aline Piovan, Karen Santana, Letícia Andréa, Sandra Vianna e Michele Rufi, além das idealizadoras Marian Koshiba e Valéria Custódio.

Federações partidárias

Concebidas para viabilizar a existência de legendas ameaçadas pelo baixo desempenho eleitoral e dar consistência ideológica às alianças, as federações partidárias ganham força no cenário político nacional.

Sete dos 22 partidos com assento no Congresso já aderiram ao mecanismo e outros cinco negociam atuar em conjunto nos próximos anos. 

As articulações podem dar origem à maior força parlamentar da Câmara.

Federações partidárias…2

Fruto do flerte do PP com o União Brasil, a nova federação surgiria com 108 deputados, suplantando qualquer outra bancada.

Nos bastidores, também há uma movimentação envolvendo PDT, PSB e Solidariedade. Juntas, as siglas têm 37 deputados. 

Aprovado durante as discussões da reforma política de 2021, o instituto das federações obriga duas ou mais legendas a atuarem como partido único sem necessidade de fusão.

Diferentemente das coligações eleitorais, que são oficialmente desfeitas após o fechamento das urnas, as federações perduram por no mínimo quatro anos, só podendo ser desfeitas ao final da eleição seguinte.

Federações partidárias…3

Pelas regras atuais, esses partidos terão de disputar unidos, em todo o país, as eleições municipais de 2024 e as eleições gerais de 2026.

Ao manter as legendas amarradas, o mecanismo também soma os votos, permitindo que legendas cujo desempenho eleitoral ficou abaixo da cláusula de barreira acessem os fundos partidário e eleitoral, bem como o tempo de propaganda no rádio e na TV. 

DE RELANCE

Empreendedorismo feminino

Um dos destaques do mês da mulher na Faculdade de Negócios Faene é a diretora administrativa, Michele Carreira, que concedeu entrevista exclusiva ao site da instituição falando de sua trajetória profissional no ramo dos negócios e das perspectivas para o futuro da faculdade.

Ela frisou, entre outras coisas, que é uma defensora do empreendedorismo feminino por acreditar na força interior e na capacidade das mulheres para o trabalho. E que o que define uma mulher empreendedora é o fato de ela não parar.

Ou seja: é inquieta e sempre busca algo mais. Ela tem um papel muito especial no mercado, em todos os âmbitos, pelas suas atitudes e forma sensível de enxergar a realidade.

 

Michele Carreira é uma defensora do empreendedorismo feminino
Michele Carreira é uma defensora do empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino…2

Ela disse, ainda, que o mercado se modificou e a equipe acompanha o ritmo, pois não poderia jamais se acomodar, apesar dos desafios e turbulências, como foi o caso da pandemia.

Ao contrário, adaptou-se e não deixou a peteca cair.

No ramo educacional, acompanhar as transformações sociais e se adaptar é condição sine qua non, segundo ela.

A meta é avançar sempre, buscando as novidades do mercado educacional.

A faculdade delineia uma trajetória ascendente, positiva e construtiva, conforme a diretora.

52 anos da APAE SL

Há 52 ano o casal Antônia Zeile (Antoninha) e Prof. Expedito Alves de Melo, junto a outros pais de crianças com deficiências intelectual e/ou múltipla fundaram a APAE de São Luís em 10 de março de 1971.

Com um trabalho incansável em prol da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência, o casal deixou um legado de transformação na vida de centenas de pessoas com deficiência – crianças, jovens e adultos - e seus familiares.

Essa história de amor e abnegação foi relembrada na celebração ecumênica que marcou o aniversário de 52 anos da entidade, em sua sede no Outeiro da Cruz.

A solenidade contou com a presença da Diretoria, colaboradores e voluntários, professores da CAE Eney Santana, alunos e seus familiares, além de demais assistidos.

A parte religiosa ficou a cargo do Padre César e da Pastora Nájala Borges, que abençoaram a todos que participam dessa missão de construir caminhos e transformar vidas.

Padre César, a gestora Christiane Diniz, a Pres. da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva, e o Conselheiro Sebastião Vanderlaan Rolim reunidos no aniversário de 52 anos da entidade
Padre César, a gestora Christiane Diniz, a Pres. da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva, e o Conselheiro Sebastião Vanderlaan Rolim reunidos no aniversário de 52 anos da entidade

Assembleia de Deus: 112 anos

Já tramita na Câmara Federal requerimento para a realização de sessão solene em homenagem aos 112 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

A denominação religiosa foi fundada em Belém do Pará na data de 18 de junho de 1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.

A solenidade, que ocorrerá em 16 de junho, já está sendo cotada como uma das maiores e mais bonitas do primeiro semestre no Congresso Nacional.

O autor da proposição, deputado Raimundo Santos (PSD/PA), que iniciou o seu quarto mandato em Brasília, é membro titular da Frente Parlamentar Evangélica.

Para escrever na pedra:

“De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”. De Ernest Hemingway.

TRIVIAL VARIADO

Faleceu na manhã de ontem – e será sepultada na manhã de hoje –, uma grande dama de nossa sociedade mais tradicional: a professora Jalila Ayoub Ribeiro, aposentada da Universidade Federal do Maranhão.

A morte de Jalila provocou grande consternação na sociedade maranhense. Mulher inteligente e sempre de bem com a vida, ela foi uma de suas figuras mais emblemáticas dos últimos 50 anos.

Nos últimos quatro anos foram feitas 324.272 laqueaduras no SUS. Lei permite que pessoas sem filhos sejam esterilizadas.

Entre os nomes conhecidos que circularam na noite de segunda-feira no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, foram vistos Glória e Itaquê Mendes Camara saboreando um delicioso “arroz de carneiro”.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.