Literatura

Livro infantil alerta para importância da preservação dos recursos naturais

‘A Nuvem Floquinho’ alerta para escassez de água e fala sobre necessidade de se utilizar recursos naturais com responsabilidade.

Evandro Júnior / Na Mira

Livros infantis sobre preservação dos recursos naturais
Livros infantis sobre preservação dos recursos naturais (Foto: Divulgação)

 Alguns livros apontam soluções para resolver problemas ambientais. A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando a ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza. 

“A literatura é muito eficaz para chamar a atenção das pessoas, especialmente da garotada, para temas atuais e delicados, incluindo a preservação e proteção do Planeta”, opina a autora.

No livro ‘A Nuvem Floquinho’, por exemplo, Isa alerta para a escassez de água e fala sobre a necessidade de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável.

“Por isso é tão importante e necessário conscientizar as crianças. A preservação do meio ambiente está nas mãos delas”, aponta.

Na obra ‘O Rio Grinalda’, Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra o valor da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

"O meio ambiente vem sofrendo com ações impactantes do homem que resultam em danos irreversíveis. Ter uma consciência ambiental é fundamental para a sobrevivência e a preservação de nossos recursos naturais. Por isso, me preocupo em escrever para as crianças... para que as próximas gerações cresçam mais conscientes e responsáveis', ressalta.

Para Isa, a preocupação com o Planeta precisa ser coletiva, mas as atitudes devem ser individuais. “Se cada cidadão fizer a sua parte, ficar atento aos níveis de consumo de produtos, ao desperdício de energia, entre outras ações, os resultados serão enormes”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.