Alguns livros apontam soluções para resolver problemas ambientais. A escritora Isa Colli defende essa bandeira há muito tempo, abusando a ludicidade nas suas propostas literárias que ao mesmo tempo encantam e educam as crianças para o cuidado com a natureza.
“A literatura é muito eficaz para chamar a atenção das pessoas, especialmente da garotada, para temas atuais e delicados, incluindo a preservação e proteção do Planeta”, opina a autora.
No livro ‘A Nuvem Floquinho’, por exemplo, Isa alerta para a escassez de água e fala sobre a necessidade de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável.
“Por isso é tão importante e necessário conscientizar as crianças. A preservação do meio ambiente está nas mãos delas”, aponta.
Na obra ‘O Rio Grinalda’, Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra o valor da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.
"O meio ambiente vem sofrendo com ações impactantes do homem que resultam em danos irreversíveis. Ter uma consciência ambiental é fundamental para a sobrevivência e a preservação de nossos recursos naturais. Por isso, me preocupo em escrever para as crianças... para que as próximas gerações cresçam mais conscientes e responsáveis', ressalta.
Para Isa, a preocupação com o Planeta precisa ser coletiva, mas as atitudes devem ser individuais. “Se cada cidadão fizer a sua parte, ficar atento aos níveis de consumo de produtos, ao desperdício de energia, entre outras ações, os resultados serão enormes”, finaliza.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.