Mistura que deu certo

Conheça Helton Borges, rapper da Vila Nova que combina violino com Hip Hop e com Blocos Tradicionais

Ele foi convidado para participar da apresentação ao vivo dos Indomáveis no último sábado na Passarela do Samba.

Neto Cordeiro/Na Mira

SÃO LUÍS - Os blocos tradicionais possuem um ritmo característico produzido com instrumentos de percussão como tambores contratempos, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, afoxés e apitos. Somado a eles, têm os músicos com violão, bandolim e cavaquinho, além dos vocais. Ao vivo, o conjunto é um verdadeiro espetáculo com vibrações que emocionam e agitam o público.

Violinista se apresenta com Bloco Tradicional na Passarela do Samba. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Violinista se apresenta com Bloco Tradicional na Passarela do Samba. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

Neste ano, com o retorno do Carnaval, um bloco tradicional incorporou o violino na sua música tema. Quem toca o instrumento é Helton Borges. Ele contou ao Imirante.com que foi convidado participar do desfile do bloco tradicional Os Indomáveis Show.

Leia mais:

Blocos Tradicionais do grupo A voltam a desfilar na Passarela do Samba, batucando tambores e colorindo o Carnaval de São Luís

“Por conta de ser um bloco tradicional, a música tem um estilo meio florestal, ficou bem legal o som do violino fazendo parte da composição. Acho super interessante, eu sou uma pessoa que gosta de fazer música, então qualquer evento que acham que combina com violino, eu tô dentro”.

O violino, no entanto, não é um elemento inédito em bloco tradicional. Helton disse que já participou outras duas vezes em outra agremiação. 

Quem é o violinista

Rapper e violinista Helton Borges nasceu em São Luís. (Foto: Tyson Vianna)
Rapper e violinista Helton Borges nasceu em São Luís. (Foto: Tyson Vianna)

Helton Borges nasceu em São Luís, é morador do bairro Vila Nova, é professor de violino, faz parte de uma companhia de teatro e dança, está cursando Música na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e ainda técnico em Violino.

Porém, existe outra faceta do jovem de 25 anos que contrasta com a música clássica. O Hip Hop é também um estilo de vida para Helton, inclusive ele se arrisca em unir as duas coisas. “Atualmente, me identifico como rapper e violinista, tenho clipes, singles e, recentemente, lancei meu primeiro álbum intitulado “Classical Trap”, onde são sete faixas e todas elas são compostas com a melodia e acompanhamento do violino”, explica.

O álbum está disponível em todas as plataformas digitais.

O Hip Hop, segundo conta, sempre esteve presente no seu dia a dia, antes mesmo de estudar violino. Mas o início de tudo foi no coral da igreja. “Iniciei meus estudos na Escola de Música do Maranhao aos oito anos. Aos 13, comecei a trabalhar em eventos. Com o passar dos anos, em 2020, dei início às minhas músicas autorais, onde eu canto e toco o violino no rap”, relata Helton.

Agora, o jovem ludovicense quer ir além, com mais trabalhos ousados. “Em 2023, meu plano é lançar alguns clipes e músicas novas, poder ter uma visibilidade maior com meu trabalho com o Hip Hop, fazer vários shows autorais e participações com o violino em vários tipos de eventos que me desafiem e me tirem da zona de conforto, igual esse do bloco tradicional”, ressalta.

Os Indomáveis

O bloco tradicional, do bairro Liberdade, Os Indomáveis Show foi o vencedor do grupo B no ano de 2020 e garantiu acesso em 2023, desfilando no grupo A. Neste ano, o tema foi “Narciso da Maldição do Espelho a Paixão Indomável Exala o Perfume da Flor”. Veja aqui o desfile da agremiação.

Os Indomáveis Show desfilaram no sábado de Carnaval. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Os Indomáveis Show desfilaram no sábado de Carnaval. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.