Empate em São Luís

Favela do Samba e Flor do Samba são campeãs do Carnaval 2023

Com o resultado, a escola do bairro Sacavém chega ao 20º título e a do bairro Desterro, conquistou o bicampeonato.

Imirante.com

Atualizada em 22/02/2023 às 17h56
Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Luís, Josafá Ferreira, pelo regulamento não há critérios de desempate.
Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Luís, Josafá Ferreira, pelo regulamento não há critérios de desempate.

SÃO LUÍS - Após a apuração realizada, na tarde desta quarta-feira (22), um resultado inesperado deu o título de campeãs do Carnaval 2023 em São Luís para as escolas Favela do Samba e Flor do Samba. Ambas as agremiações obtiveram 180 pontos nos quesitos.

Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Luís, Josafá Ferreira, pelo regulamento não há critérios de desempate. Por isso, a Favela do Samba chegou ao seu 20º título do carnaval e a Flor do Samba, conquistou o bicampeonato e 15º vitórias no carnaval ludovicense.

Favela do Samba e Flor do Samba tiveram uma disputa bastante acirrada com a Marambaia, escola que ficou em segundo lugar por uma diferença de 0,1. Em terceiro lugar na disputa, ficou a Império Serrano.

Veja, abaixo, a classificação final das escolas de samba de São Luís:

  • Favela do Samba - 180 pontos e Flor do Samba - 180 pontos
  • Marambaia - 179,9 pontos
  • Império Serrano - 179,6 pontos
  • Turma de Mangueira - 179,5 pontos
  • Terrestre do Samba - 178,6 pontos
  • Unidos de Fátima - 178,1 pontos
  • Túnel do Sacavém - 177,8 pontos
  • Mocidade Independente - 176,9 pontos

 

Flor do Samba

A Flor do Samba mais que confirmou que todo mundo estava mesmo era com saudade do Carnaval de Passarela, com saudade de fazer e cantar samba e com saudade, obviamente, de sambar. 

A escola foi a última a desfilar no segundo dia de desfiles, na segunda-feira (20). Ela falou da saudade de um amor que deixou o cheiro no ar. “Aquela carta que o amor escreve, o primeiro beijo, ninguém esquece”, diz um trecho do samba.

Flor do Samba levou três carros alegóricos para a avenida. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Flor do Samba levou três carros alegóricos para a avenida. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

As alas emanavam amor. A Flor falou do renascimento de um encanto, de uma saudade danada e de um amor que não passa. A escola finalizou o desfile quase às 4h da terça-feira (21).

Favela do Samba

A escola levou um enredo místico para a avenida: 'Do Renascer da Grécia Antiga ao Berço da Cultura Popular: o legado de um artista chamado Dionísio'. Os integrantes da Favela trabalharam importantes temas sociais como democracia e acesso à educação. "Estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, como costureiras, escultores, pintores ... e todas as pessoas que estão empenhadas para fazer um grande espetáculo", contou João Moraes, diretor de Carnaval.

A Favela do Samba foi a última escola a desfilar, e contagiou o público do início ao fim. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
A Favela do Samba foi a última escola a desfilar, e contagiou o público do início ao fim. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

A escola do bairro Sacavém foi a última a desfilar na Passarela do Samba Chico Coimbra, no primeiro dia dos desfiles, no domingo (19).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.