Poder por trás da estética

Documentário mostra paralelo entre cabelo, ancestralidade, vivências e afeto

Trata-se da obra audiovisual "Trançatlânticas”, com a participação das trancistas Eudi Melo, Bia Kellen e Mariama, bem como a cantora Célia Sampaio e a poeta Débora Melo.

Evandro Júnior - Na Mira

Cena do documentário
Cena do documentário (Foto: Divulgação)

Dirigido por Isabela Leite com produção executiva de Louyse Silva, o documentário "Trançatlânticas”, no qual as trancistas Eudi Melo, Bia Kellen e Mariama, bem como a cantora Célia Sampaio e a poeta Débora Melo, mostra o paralelo entre cabelo, ancestralidade, vivências e afeto, direto da periferia de São Luís. O documentário está disponível no Globoplay. 

A ideia é mostrar a história de poder por trás da estética: espiral de falas, poesias recitadas, cabelos sendo trançados, cenas da correria do dia a dia e salões de beleza conquistados com muito esforço.

Trata-se de um documentário cheio de cores, sons e formas urbano-quilombo-quebrada, onde cinco mulheres jovens e de periferia dão o tom de uma conversa-caminho. Cenas do cotidiano se misturam a lapsos no espaço, invocando o encantamento dos sentidos. 

Entre as raízes ancestrais do trancismo, representação identitária, empoderamento econômico e manifestação artística, um universo potente se revela. É um convite para pensar sobre autocuidado, auto-realização, independência financeira, lugar no mundo e rotas que tornam tudo isso possível.

O ato de trançar o cabelo é mais do que um código estético. É herança de uma história de resistência, resiliência e ancestralidade para a população negra. O ato é geralmente transmitido por mulheres de geração para geração e o aprendizado da técnica é feito por meio da observação. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.