Lançamento

Funmilayo Afrobeat Orquestra divulga álbum homenageando mulheres negras brasileiras

Nome da banda foi escolhido como forma de homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, professora, política militante que liderou luta das mulheres por liberdade.

Evandro Júnior / Na Mira

Funmilayo Afrobeat Orquestra
Funmilayo Afrobeat Orquestra (Foto: José de Holanda)

Funmilayo Afrobeat Orquestra, primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias, lança seu primeiro álbum, ‘Funmilayo’, em todas as plataformas digitais. 

“Essa estreia é uma façanha. É o resultado de um processo coletivo de uma banda que se constituiu meses antes do mundo ser atravessado pela pandemia, num momento de medo generalizado e num governo caótico e autoritário que realizou imensos cortes na área da cultura e da educação. Apesar de todo o contexto jogando contra, esse disco vem ao mundo carregado de amor e vida, no intuito de ser semente”.

O nome da banda foi escolhido como forma de homenagear Funmilayo Anikulapo Kuti, professora, política militante, uma das ativistas mais importantes, tendo liderado a luta das mulheres por liberdade, pelo direito ao voto e por justiça social. 

Formada por Rosa Couto, Stela Nesrine, Jasper Okan, Sthe Araujo, Afroju Rodrigues, Ana Goes, Tamires Silveira, Vanessa Soares, Larissa Oliveira, Bruna Duarte e Priscila Hilario, Funmilayo Afrobeat Orquestra é conduzida por uma sonoridade que perpassa a ciranda às músicas de terreiro.  

“Esse disco surgiu pela vontade e ímpeto de homenagear mulheres negras brasileiras que representassem a luta pela igualdade. Para isso, escrevemos um projeto  – posteriormente inscrito e contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, que propunha um estudo sobre essas mulheres, ações diretas com o público e imersão para o processo de composição”.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.