Fotografia

Mostra fotográfica UBUNTU ganha exposição nas ruas de São Luís

“Por meio da fotografia, é possível construir diferentes narrativas de beleza e poder sobre qualquer lugar”, afirma o fotógrafo Jasf Andrade.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 11/11/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - A exposição fotográfica 'UNBUTU', realizada pelo fotografo Jasf Andrade, visa provocar percepções de como essa base filosófica ainda percorre nossa memória ancestral e como ela ocorre na realidade cotidiana da população preta através de imagens captadas em diversas situações e lugares de São Luís, no Maranhão. 

A exposição estará nas ruas dos bairros Vila Embratel e Coroadinho do dia 12 de novembro a 04 de dezembro de 2022. Dessa forma, todas as pessoas podem ter acesso, caminhando, na parada do ônibus, passando de moto táxi.

“Eu sou porque você é!”, é uma filosofia bantu, um grupo étnico da África Subsaariana, local de onde foram sequestradas muitas pessoas trazidas para o Brasil na época da escravização, é uma espécie de remédio para curar feridas da nossa identidade e do nosso sentimento de comunidade.

Mostra fotográfica UBUNTU ganha exposição nas ruas de São Luís. (Foto: Jasf Andrade/Divulgação)
Mostra fotográfica UBUNTU ganha exposição nas ruas de São Luís. (Foto: Jasf Andrade/Divulgação)

Para isso, o fotógrafo Jasf Andrade propõe um exercício prático UBUNTU: “Te convido a olhar as fotografias, as pessoas, os sorrisos e tentar perceber o quanto de você tem em cada imagem, o quanto nos parecemos. Eu sou por que você é, é com esse sentimento de coletividade e humanidade que iremos dialogar, só com o olhar.”

Sobre o fotógrafo

Jasf Andrade é artista brasileiro, nascido em Salvador, com passagem pela UFMA. A partir de seu Instagram (jasf.osagentes), divulga imagens que evidenciam sua relação com a periferia, promovendo as potencialidades que existem nesses espaços sociais e questionando a violência dos projetos políticos de extermínio da população negra. Com uma eloquente reflexão acerca da produção e circulação de imagens, o artista utiliza ferramentas ao alcance das mãos para desenvolver os multipapéis de produtor, editor, videomaker e distribuidor de sua produção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.