Intervenções fotográficas

Artista de SP faz fotografia encenada no Maranhão

Flávia Junqueira fez intervenções fotográficas no Teatro Arthur Azevedo e Lençóis Maranhenses.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
A fotógrafa foi onvidada pela arquiteta maranhense Milena Estrela. (Foto: Flávia Junqueira)
A fotógrafa foi onvidada pela arquiteta maranhense Milena Estrela. (Foto: Flávia Junqueira)

MARANHÃO - Reconhecida por galerias internacionais, a artista e fotógrafa Flávia Junqueira (SP) passou cinco dias no Maranhão e apresentou uma carga de novos trabalhos que superaram as expectativas.

Convidada pela arquiteta maranhense Milena Estrela, a artista fez intervenções fotográficas no Teatro Arthur Azevedo e Lençóis Maranhenses, com cenas marcadas pelo universo visual da infância e do imaginário.

"Comecei a conversar há quase um ano sobre o projeto com a Milena. Ela já conhecia meu trabalho e entrou em contato para a realização de uma nova ideia. Uma proposta dentro desse tema que eu já trabalho, que é a memória, elementos da infância, estendendo um pouco essa ideia dos balões para espaço tanto internos quanto externos. A Milena me propôs o que chamamos de residência artística e isso foi muito legal, ela me recebeu, fez toda a produção, me acompanhou e criou toda logística para mim e para a minha equipe. Que é composta por um fotógrafo, a assistente dele, um assistente de produção, e trouxemos mais um assistente que trabalha na inclusão de elementos específicos pra colocar nas imagens que são algumas bolhas”, explicou Flávia.

O estilo da Flávia Junqueira conquistou galerias da Espanha, Tokyo, Paris, Ucrânia, Miami, São Paulo e Rio de Janeiro. As fotos são realizadas em espaços públicos e históricos, com inserções de balões coloridos e contrastantes,

Os teatros fotografados fazem parte de uma catalogação importante do acervo da artista, onde o teatro maranhense não poderia ficar de fora. Mas foi em um dos cenários naturais mais lindo do mundo que a artista iniciou uma linha criativa nova, juntamente com a arquiteta Milena Estrela que planificou e executou os enormes cataventos.

“A primeira proposta foi fotografar o Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo do Brasil, para eu dar continuidade na catalogação dos teatros do país, e como esse tem um peso histórico muito grande, pra mim era crucial passar por ele, não teria como não incluí-lo. E o segundo projeto foi algo muito diferente, que foi entrar em um espaço que eu não teria controle nenhum, como os Lençóis. A gente sabe que ali teríamos várias dificuldades. Como o que faço é fotografia encenada, que é uma foto que a gente monta uma direção de arte pro clique fotográfico, e numa situação dessas dos Lençóis é muito desafiante porque não é tão controlada como o teatro. Por exemplo, a gente tá lidando com o tempo e todas as exigências do espaço”, disse a artista.

A produtora do projeto e arquiteta maranhense, Milena Estrela, explicou que o próximo passo é a finalização das fotos para o mercado das artes. Ela explicou que a experiência neste projeto superou todas as expectativas.

“Vamos trabalhar junto com a Flávia nessa etapa de pós-produção, para que o melhor do Maranhão seja exibido ao mundo. E minhas expectativas foram superadas com a presença dessa equipe, todos profissionais, foi algo a altura do que o Maranhão tem a oferecer com suas riquezas culturais e belezas naturais. Foi um privilégio sem igual", declarou a arquiteta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.