(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhenses em A Casa do Porco

Mais: A última vez de Gal em São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O restaurante A Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaína Rueda
O restaurante A Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaína Rueda

 Desde que entrou para a lista dos 10 melhores restaurantes do mundo, A Casa do Porco, em São Paulo, virou sonho de consume de muitos maranhenses.

O estabelecimento situado no bairro da República é comandado por Jefferson e Janaína Rueda, que também estão à frente de negócios como o Bar da Dona Onça, no Copan, o Hot Pork e a Sorveteria do Centro.

Restaurantes que já tive o prazer de conhecer, como o The Fat Duck, el Bulli, The French Laundry, Noma (locação original), El Celler de Can Roca, Osteria Francescana e Eleven Madison Park ficaram fora na lista por já terem vencido o 1° lugar da premiação e agora integram a lista do “Best of the Best”.

Amaro Santana Leite
Amaro Santana Leite

Amaro Santana Leite enfrentou uma longa fila de espera na tarde de ontem mas provou e aprovou os deliciosos quitutes da casa

Maranhenses em A Casa do Porco…2

Segundo o prêmio, o que torna a Casa do Porco especial é uma celebração da carne de porco em inúmeras formas.

Em uma fazenda em sua cidade natal, São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo, Jefferson cria porcos locais em uma dieta natural de soro de leite e vegetais. Após o abate em seu próprio matadouro, ele faz uso de todas as partes do animal em pratos inventivos, como sushi de porco e linguiça de sangue caseira.

O prêmio destaca também a atmosfera divertida do restaurante, com uma sala adornada com porcos em miniatura, decoração colorida e artefatos das viagens do chef.

Ana Lúcia Albuquerque
Ana Lúcia Albuquerque

Ana Lúcia Albuquerque elogiou todos os pratos que degustou

 ------------------------------------------------------------

 Celebração da Medicina Maranhense

É hoje a Noite da Medicina Maranhense, evento anual de premiação médica, originalmente criado em 2017 pelo Grupo Dom Saúde e que reúne as empresas Dom Medicina Diagnóstica e Dom Hospital Dia, Superclínicas, Safemed Medicina do Trabalho, Vitalmed e Vital Home Care.

Superado o período da pandemia da Covid19, o evento volta a ser promovido nesta quinta-feira, agora contando também com o apoio do Grupo Fleury/Inlab, quando grandes profissionais da medicina maranhense terão seu trabalho reconhecido e seu legado de dedicação, para curar e salvar vidas, premiado.

Os mais de 300 profissionais que integram essas empresas de saúde indicam os médicos que foram inspiradores em suas carreiras e que são exemplos de dedicação profissional.

Os mais votados são premiados nessa que já é conhecida como uma Noite de Gala da Medicina Maranhense e que já prestou um justo reconhecimento para cerca de 40 profissionais em suas edições passadas.

Celebração da Medicina Maranhense…2

Este ano, a Noite da Medicina Maranhense será realizada durante um jantar no Illa Gasttro Bar, no Calhau, e vai reunir cerca de 250 médicos convidados; sendo 12 premiados.

Nessa edição, a premiação será direcionada a médicos e médicas que estiveram comandando grandes equipes na linha de frente do enfrentamento da Covid19 em São Luís, nos principais hospitais e unidades de saúde da capital; além de médicos veteranos que são pura inspiração para diversas gerações de profissionais.

Uma noite que promete muitas emoções, e com os nomes dos premiados guardados sob muito suspense!

Velhos baianos viram página

O capítulo da história cultural baiana que tem os Doces Bárbaros, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, mais os Novos Baianos no entorno, está sendo virado.

A morte de Gal Costa, ontem anunciada, bateu forte no mundo cultural baiano. E logo se disse que sem ela os Doces Bárbaros perdem uma fatia generosa da sua doçura.

Dia 22 passado já se foi Luiz Galvão, o arquiteto do grupo Novos Baianos.

A última vez de Gal em São Luís

A última vez que Gal Costa cantou em São Luís foi no lançamento da expansão do São Luís Shopping.

A cantora e o público não se entenderam durante o show. Ela queria lançar suas novas músicas e o público ficou conversando.

Resultado: Gal pegou o microfone e disse que aqueles que não estivessem gostando do show poderiam se retirar.

Ninguém se retirou, mas continuou conversando, até Gal cantar seus antigos sucessos. A partir daí todo mundo aplaudiu.

DE RELANCE

Observatório Portuário

De forma virtual, o webinário de lançamento do Observatório Portuário, com transmissão pelo YouTube, ocorreu dia 3 de novembro.

A iniciativa é um projeto de inovação criado pelo grupo de pesquisa Labportos, do Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão, para contribuir com a elaboração e disseminação de informações qualificadas sobre o setor portuário e transporte aquaviário.

O Observatório conta com apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, em convênio com a Empresa Maranhense de Administração Portuária.

O propósito é subsidiar com conhecimento qualificado o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e academia.

5G piora

O sonho de ter internet superveloz com a chegada do 5G virou pesadelo para os moradores da capital maranhense. 

Desde que a nova tecnologia foi anunciada, não só o 5G não tem funcionado, como aumentaram as queixas em relação às falhas 4G. 

Nas últimas semanas, em alguns pontos da cidade, ficou impossível, por exemplo, fazer ligações via WhatsApp.

Tendência para Copa

As marcas Quem Disse, Berenice? e Guaraná Antarctica mergulharam juntos na tendência BrazilCore, que exalta o azul, amarelo, verde e branco para trazer uma coleção de makes, com lápis multifuncionais para olhos, rosto e corpo, e pó iluminador com partículas douradas para brilhar muito, além de esmaltes para a torcida brasileira.

A collab inédita é um convite aos torcedores a usarem e abusarem da criatividade, expressando toda a sua paixão pelo Brasil na Copa.

A expertise em beleza de Quem Disse, Berenice? e a essência 100% brasileira de Guaraná Antarctica resultaram em uma collab original, alegre e inspirada na energia do espírito torcedor.

Os lançamentos têm alta pigmentação e performance, garantindo duração por toda a festa, arrematando a animação e personalidade da estética brasileira nos looks.

Sobre turismo

A Secretaria Municipal de Turismo de São Luís está participando de quatro eventos de turismo nacionais e internacionais em novembro.

A promoção da cidade será realizada na Festuris, em Gramado (RS), na WTM, em Londres, e na IBTM World 2022, em Barcelona.

Além disso, a Setur participará, em São Luís, do Salão de Turismo da Rota das Emoções.

Somente em 2022, já são 13 eventos do gênero, nacionais e internacionais, com a participação e divulgação dos potenciais turísticos pelo município.

Prazo eleitoral

  O Tribunal Regional Eleitoral tem alertado os eleitores que não votaram no segundo turno para que evitem deixar para fazer, na última hora, a justificativa que garante a regularidade do título de eleitor, importante, por exemplo, para emissão de passaportes, abertura de contas bancárias e posse em órgãos públicos.

O prazo para a justificativa é de 60 dias, a contar do dia da eleição, e não há necessidade de ir a um cartório eleitoral.

A ação pode ser feita online, por meio do site do TSE e do aplicativo e-título.     

Para escrever na pedra:

“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”. De Charles Chaplin, em O Grande Ditador (1940).

TRIVIAL VARIADO

Morreu hoje em São Paulo, Jair Francisco da Silva Brum. Em São Luís, ele ganhou fama como Chef Brum e deixou muitos amigos. O velório será realizado na noite de hoje, no Funeral Morumbi, na capital paulista.

Por maior que seja o desconforto para os convidados, a posse de Carlos Brandão poderá ocorrer na manhã do dia 1º de janeiro. Assim, o governador e o vice-governador Felipe Camarão poderão viajar a Brasília para a posse do presidente eleito, Lula da Silva.

A Escola da Magistratura do Maranhão realiza nesta sexta-feira a 15ª edição do projeto ESMAM Cultural, já consolidado como espaço de cultura e arte do Judiciário maranhense. Com início às 18h, esta edição acontece na Associação dos Magistrados do Maranhão, no Calhau. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.