(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Título para Augusto Diniz

Mais: Feijoada do Maranhão no Rio Poty Hotel

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O empresário José Augusto Diniz Neto (leia-se MAXX) teve o seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado para receber o título de Cidadão Maranhense
O empresário José Augusto Diniz Neto (leia-se MAXX) teve o seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado para receber o título de Cidadão Maranhense

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, na sessão de ontem, projeto de Resolução Legislativa, apresentado pela Deputada Helena Heluy, que concede o título de “Cidadão Maranhense” ao empresário sergipano José Augusto Diniz Neto, que no Maranhão comanda o Grupo MAXX (antiga TVN).

Há vários anos residindo em São Luís com a esposa Karla Patrícia, ele á pai de uma maranhense, Maria Júlia Calheiros Diniz, que estuda medicina em São Paulo.

Augusto Diniz ainda vai marcar a data, de comum acordo com a deputada Helena Duailibe, para receber essa merecida homenagem.

Feijoada no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, vai sediar, no próximo sábado, das 13h às 19h, a sexta edição da Feijoada do Maranhão em São Luís, um dos mais tradicionais eventos do calendário gastronômico e cultural de Belo Horizonte (MG), realizado por um maranhense na terra do queijo.

A programação acontecerá no Terraço Tarrafa´s, próximo à área da piscina, com vista para a Baía de São Marcos.

A iniciativa é do fotógrafo Valdez Maranhão, radicado em BH, acontece anualmente em Minas Gerais e passou a ser realizada também na capital maranhense.

A ideia é promover uma confraternização entre maranhenses e mineiros, uma vez que o evento reúne pessoas dos dois estados tanto na versão de BH quanto na de São Luís.

Feijoada no Rio Poty...2

A versão em BH aconteceu no dia 27 de agosto, no Hotel Dayrell. Em São Luís, a festa será no Rio Poty Hotel & Resort, um dos mais agradáveis empreendimentos hoteleiros da capital maranhense, e será animada pela dupla sertaneja mineira Henrique e Manoel, pela DJ Vanessa Serra, banda Mix in Brazil, Bicicleta do Samba e Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra.

A primeira versão foi realizada em 1991 para arrecadar fundos para o fotógrafo Valdez Maranhão, que teve sua câmera fotográfica furtada. Foi quando surgiu a ideia de oferecer uma feijoada para angariar recursos visando à compra de um novo equipamento.

A estreia foi no 25º andar do extinto Othon Palace Hotel para um público de 150 pessoas. O evento foi um sucesso e Valdez Maranhão comprou a câmera. E a partir daí, a festa virou tradição em BH.

Festival em novembro

No primeiro fim de semana de novembro, dias 5 e 6, o Tim Music vai aportar em São Luís para uma edição inédita do maior festival gratuito de música do Brasil.

O Espaço Reserva, será o endereço oficial para apresentações de Iza, Preta Gil, BaianaSystem e Tribo de Jah.

O festival na capital maranhense promete seguir o caminho democrático das demais edições.

Foram três ao longo de 2022, realizadas no Rio de Janeiro, em um dos cenários mais plurais e criativos do país.

Revista Deluxe

A Revista Deluxe, especializada em moda e de propriedade da empresária Guga Fernandes, está na 46ª edição e acaba de anunciar sua mais nova colunista: a influenciadora digital Themys Vale, de 27 anos.

Themys é pesquisadora de tendências formada pelo Instituto Marangoni, com sede em Milão. E produz conteúdo digital há mais de cinco anos.

Ela costuma falar sobre moda, estilo e beleza em suas redes sociais, alcançando milhares de seguidores.

A nova edição da revista será lançada no próximo dia 24 de outubro, no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses.

Acesso à Certidão de Óbito

Já está em estudo na Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão a viabilidade do fornecimento de Certidão de Óbito de recém-nascido (natimorto) nas Unidades Interligadas de Registro Civil que já trabalham com a emissão de Certidão de Nascimento em hospitais e maternidades maranhenses.

O projeto foi discutido em reunião do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, a juíza Ticiany Maciel Palácio, coordenadora do Núcleo de Registro Civil com representantes de cartórios do Brasil e do Maranhão, na sexta-feira, 14, em São Paulo, durante o XXVIII Congresso Nacional de Registro Civil.

Participaram da reunião o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli; o  presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão, Devanir Garcia; o presidente da Associação dos Titulares de Cartório do Maranhão, Diovani Santa Bárbara  e o secretário nacional da Arpen-Brasil, Luis Carlos Vendramin.

Sistema e-sepultamento

No assunto: a proposta em estudo é implantar o sistema “E-Sepultamento” nas unidades interligadas de registro Civil existentes em hospitais e maternidades municipais, em parceria com os estabelecimentos de saúde, cartórios de registro civil de pessoas naturais e empresas funerárias maranhenses.

A emissão de certidão de óbito será realizada pelos cartórios interligados à plataforma “E-sepultamento”, via rede mundial de computadores.

A iniciativa é pioneira e o Maranhão será o primeiro Estado a implementar o projeto e já está sendo elaborado o texto do Provimento (norma) que disciplinará o funcionamento do sistema.

Segundo a juíza Ticiany, a iniciativa “facilitará e agilizará o acesso à Certidão de Óbito e reduzirá o número de registros tardios de óbito em todo o estado”.

DE RELANCE

Baixo nível da campanha

Aplausos para o comentário do jornalista Alexandre Garcia lembrando que desde a antiga Grécia diz-se que, na guerra, a primeira vítima é a verdade – a frase é atribuída a Ésquilo.

Pois é o que estamos vendo, cada vez mais, à medida que se aproxima o dia decisivo, na guerra eleitoral.

A verdade é vitimada todos os dias. No debate na Band, foi uma enxurrada de mentiras. A mitomania está em seu ponto alto. Pior que a mentira deslavada, que todos percebem, é a mentira disfarçada de informação, camuflada como se fato fosse.

Garcia lembra ainda que César Maia criou o verbete factoide: tem forma de fato, mas não é fato; é o fato deformado, adulterado, para enganar quem simplesmente o engole passivamente, sem verificar se está engolindo informação envenenada.

 

Ivani Ferreira Bertrand com Marisa Monsalter e Fátima Martins, que no próximo dia 26 estará recebendo um grupo de mulheres para apresentar a nova coleção de joias de Carla Amorim, em almoço no bistrô Grand Cru, com a presença da famosa designer de joias
Ivani Ferreira Bertrand com Marisa Monsalter e Fátima Martins, que no próximo dia 26 estará recebendo um grupo de mulheres para apresentar a nova coleção de joias de Carla Amorim, em almoço no bistrô Grand Cru, com a presença da famosa designer de joias

Ato em Alcântara

O governador Carlos Brandão realizou na manhã de segunda-feira (17), em Alcântara, a cerimônia de assinatura de ordem de serviço das obras de melhorias nos terminais de transporte aquaviário do Cujupe e Ponta da Espera.

Também participou do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.

Os serviços, que serão realizados pelo governo estadual por meio da Emap, incluem a duplicação das rampas Norte e Sul e recuperação dos taludes do Cujupe e a duplicação das passarelas da Ponta da Espera.

Prova de vida

Desde fevereiro deste ano, com a entrada em vigor de novas regras para a realização de prova de vida por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caberá ao próprio órgão verificar se a pessoa aposentada segue viva, consultando informações disponíveis em base de dados governamentais, como SUS, Detran, TSE, Receita Federal, entre outros.

E o voto durante as eleições também pode ser usado nessa análise.

A Portaria INSS Nº 1408, de 2 de fevereiro deste ano, que disciplina os procedimentos referentes à comprovação de vida anual dos aposentados e pensionistas do Instituto, inclui a votação nas eleições como um dos procedimentos considerados válidos para a prova de vida dos beneficiários.

Notícias falsas

No assunto: segundo o TRE, é pura maldade as notícias falsas que vêm sendo propagadas a respeito do tema, entre elas a de que a “prova de vida” para receber benefícios será confirmada em caso de votação em determinado candidato.

“É mentirosa a afirmação de que é preciso votar em uma candidatura específica para validar essa comprovação. O voto é livre e secreto. Qualquer boato de que é obrigatório votar em alguém para não perder uma pensão ou benefício social é falso”, diz o Tribunal.

Reflexão do Cardeal

Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, ao publicar, em uma rede social, uma reflexão sobre a “briga política” entre amigos e familiares no período das eleições:

“A fé em Deus permanece depois das eleições; assim, os valores morais, a justiça, a fraternidade, a amizade, a família… vale a pena colocar tudo isso em risco no caldo da briga política?”, escreveu Dom Odilo.

Troca de antenas analógicas

Depois das capitais, o processo de troca das antenas analógicas por parabólicas digitais chega às cidades com 500 mil habitantes ou mais.

No Maranhão nenhuma cidade do interior atinge essa marca.

Depois da Capital, São Luís, com mais de um milhão de habitantes, vem Imperatriz, com 260 mil e São José de Ribamar, com 180 mil, seguidas de Timon, com 171 mil, Caxias, com 166 mil, Paço do Lumiar com 125 mil e Codó, com 123 mil.

O escritor José Jorge Leite Soares já começou a escrever o seu discurso de posse na Academia Maranhense de Letras e vai convidar o acadêmico Alberto Tavares Vieira da Silva para saudá-lo em nome da Casa. Na foto, Zé Jorge com o desembargador José Bernardo Rodrigues e Benjamin Franklin Alves
O escritor José Jorge Leite Soares já começou a escrever o seu discurso de posse na Academia Maranhense de Letras e vai convidar o acadêmico Alberto Tavares Vieira da Silva para saudá-lo em nome da Casa. Na foto, Zé Jorge com o desembargador José Bernardo Rodrigues e Benjamin Franklin Alves

 Os grandes doadores

Não é (apenas) a convicção ideológica o critério utilizado pelos maiores doadores de campanha nas eleições de 2022.

Para comprovar a observação, basta analisar a lista eclética de candidatos beneficiados, que vão do PL ao PT, passando pelos partidos de centro.

A lei proíbe as empresas de repassar recursos aos concorrentes, mas os empresários podem doar como pessoas físicas.

O maior doador até aqui é o empresário Rubens Ometto, dono da gigante Cosan, que atua na área de açúcar e álcool. Ometto doou R$ 8,7 milhões a candidatos de Republicanos, PL, PSD, PSC, PP, PTB, Podemos, MDB, PSDB, União Brasil, PT e Avante.

 Seminário nacional na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediará o seminário nacional “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e a mudança da GFIP”, que será realizado nesta sexta-feira, das 8h30 às 17h, no auditório Fernando Falcão.

A realização é do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados (GEFIN), com apoio do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), da Receita Federal e da Alema.

Entre os presentes, o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Cláudio Maia, palestrante e membro das equipes de Desenvolvimento do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb.

O Seminário terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Comsefaz e pelas redes sociais da Assembleia.

Para escrever na pedra:

“Seja como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam!”. Do poeta francês Victor Hugo.

TRIVIAL VARIADO

O restaurante japonês Wasabi Sushi, na Avenida Borborema, no Calhau, acaba de passar por uma ótima reforma que o tornou mais bonito e charmoso, sob o  comando do Chef Sergio.

A cantora maranhense Anna Torres, que há mais de duas décadas mora em Paris, está a mil por hora ultimando os ensaios para a realização do espetáculo “A cigarra autista”, nesta quinta-feira, às 17h, no Teatro Arthur Azevedo.

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, o deputado federal eleito Duarte Júnior confirmou que pretende disputar novamente a Prefeitura de São Luís. A eleição ocorrerá somente em 2024, mas ao final de cada eleição para governo já se discutem as eleições municipais nos bastidores.

Quem andou circulando com amigos pelo restaurante Cabana do Sol, no jantar de segunda-feira, foi o prefeito de Presidente Dutra, Raimundo Alves Carvalho (o Raimundinho da Audiolar).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.