Batuque e axé!

Baque Mulher São Luís celebra dois anos de formação, no próximo domingo (23)

O Baque Mulher São Luís completa dois anos de formação e vai celebrar com batuque, música e axé no Tebas Bar e Café, no próximo domingo (23)

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 19/10/2022 às 12h08
Baque Mulher São Luís celebra dois anos de formação, no próximo domingo (23)
Baque Mulher São Luís celebra dois anos de formação, no próximo domingo (23) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O grupo Baque de Mulher São Luís irá celebrar dois anos de existência no próximo domingo (23), com cortejo na rua, música e  participações especiais. A comemoração será realizada a partir das 17h, com concentração na Fonte do Ribeirão, seguido de cortejo até o Tebas Bar e Café, na Rua do Ribeirão, Centro.

O movimento Baque Mulher é um movimento feminista idealizado e fundado pela Mestra Joana Cavalcante, primeira Mestra de um Maracatu Nação, a Nação do Maracatu Encanto do Pina, em Recife-PE, no ano de 2008. A filial Baque Mulher São Luís foi fundada em 21 de outubro de 2020 e desde então vem reunindo mulheres, realizando e participando de ações e debates em torno de direitos, combate ao machismo e empoderamento feminino.

“A partir do toque de maracatu, o movimento reverencia os fundamentos que são sua base estrutural, como o respeito às mais velhas e à força sagrada e ancestral dos Orixás. Aqui em São Luís estamos construindo esse coletivo há dois anos, germinando essa semente que Mestra Joana plantou e que tem frutos por todo o Brasil e pelo mundo.”, explicou Luana Appel, uma das coordenadoras do grupo.

No domingo, além da apresentação do Baque Mulher, a programação conta com a participação do grupo Flor de Maracujá, formado por mulheres que trazem no repertório os ritmos dos toques do Divino Espírito Santo, cacuriá, terecô e muito mais;  DJ Ana Lu, com set de ritmos bem brasileiros; o grupo Samba de Mina, com cantoras e instrumentistas mostrando a força do samba feminino; as Zabumbeiras, movimento do bairro Fé em Deus que amplia a presença de mulheres no batuque do bumba meu boi tocando a zabumba; e a dama do reggae, Célia Sampaio, que além do reggae, apresenta outros ritmos da cultura afro-brasileira e maranhense.

Além de celebrar a vida e o axé das mulheres, a festa tem entre seus objetivos incentivar que mais mulheres integrem o movimento em São Luís; angariar fundos para manutenção do grupo, comprar instrumentos, realizar oficinas e workshops sobre maracatu; e também arrecadas absorventes para doar a uma instituição que atenda mulheres em situação de pobreza menstrual.

A entrada do evento tem um valor simbólico aliado à doação voluntária de um pacote de absorvente. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com meia-entrada para professores, estudantes e idosos.

Atualmente o movimento Baque Mulher tem 38 filiais, que somam vozes e tambores, ampliando a luta do movimento, bem como ecoando pautas próprias de cada lugar onde existe. Mais informações em www.baquemulher.com.br e nas redes sociais @baquemulhersaoluis e @movimentobaquemulherfbv.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.