Cinema

Festival Guarnicê de Cinema é oficialmente lançado; confira a programação

O Festival Guarnicê de Cinema ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro e pelo terceiro ano consecutivo, o festival será realizado em formato híbrido. Toda a programação do festival é gratuita.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 14/09/2022 às 08h47
Festival Guarnicê de Cinema é lançado oficialmente; confira a programação
Festival Guarnicê de Cinema é lançado oficialmente; confira a programação (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O tema do Festival Guarnicê de Cinema 2022 está definido. Na edição em que completa 45 anos, o evento homenageará a audiência. A partir dessa ideia, o arte educador e grafiteiro Edi Bruzaca idealizou a nova identidade visual do Guarnicê.

A personagem que protagoniza a arte representa o público e, segundo o artista, “possui um corpo em formato de céu que representa a imaginação do mundo que habitamos, cheio de sonhos e significados’’. Ao mesmo tempo, “o olhar atento para o futuro representa os outros sonhos e mundos que podem ser descobertos por meio do cinema’’.

A ideia de homenagear o público foi celebrada pela Coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, que define a audiência como ‘’verdadeira protagonista do evento’’. Ela acrescenta que o festival “é feito pelo público e para o público’’.

O Festival Guarnicê de Cinema ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro, realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão.

Programação

O lançamento da edição 45 do Guarnicê também ficou marcado pelo anúncio da programação completa do festival. Os espectadores já podem conferir no site guarnice.ufma.br em quais dias e horários os filmes serão exibidos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o festival será realizado em formato híbrido. Ou seja, a programação vai ser disponibilizada presencialmente em São Luís e virtualmente no site e no aplicativo CineGuarnicê.

Além de mostras competitivas e paralelas, compostas por filmes que se inscreveram e foram selecionados pelo festival, o Guarnicê contará com uma série de mostras especiais, a exemplo da Mostra Especial Portuguesa, promovida em parceria com o Festival de Avanca, dirigido pelo professor da Universidade de Aveiro, Antonio Valente. Também serão exibidas sessões especiais dos filmes ‘’Espero que Esta te Encontre e que Esteja Bem’’ de Natara Ney e ‘’Autodeclarado’’ de Maurício Costa. Toda a programação do festival é gratuita.

Como participar?

O público já pode reservar ingressos no site guarnice.ufma.br para as sessões que serão exibidas no Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 283) e no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782).

A programação do festival é dividida em dois turnos: vespertino e noturno. O espectador poderá escolher para qual turno quer reservar ingresso.

Somente 25% das vagas de cada programação estão disponíveis para reservas online. Os outros bilhetes serão retirados presencialmente, meia-hora antes do início das sessões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.