Pergentino Holanda

Nem tudo é como planejamos

Mais: Os 50 anos de Luisla Bottino

PH

Anderson Bentes de Sousa e Michelinne estão curtindo as férias de verão circulando pela Europa
Anderson Bentes de Sousa e Michelinne estão curtindo as férias de verão circulando pela Europa

Nada melhor para se começar uma circulada pela Europa do que pela linda Barcelona, na Espanha.

O mesmo não pode ser dito, pelo menos por enquanto, pelos maranhenses Anderson Bentes de Sousa e Michelinne que ali desembarcaram na semana que passou e estão enfrentando um contratempo que só sabe o que significa quem já enfrentou problema semelhante.

Explico: as bagagens do casal foram extraviadas no voo da TAP e até ontem eles não tinham notícia do paradeiro dos seus pertences e estão insatisfeitos com o tratamento recebido da companhia aérea portuguesa.

Mesmo assim, Anderson e Michelinne não se abalaram muito. Estão acionando a empresa aérea para localizar a bagagem, e não alteraram a programação social e artística prevista para a viagem que vai durar até o mês de agosto.

Sábado, Anderson e Michelinne, com a filha Ana Clara, que ficaram hospedados no charmoso Gallery Hotel, foram aplaudir um espetáculo de dança flamenca no emblemático Tablado Flamenco Cordobés, o mais tradicional da Catalunha.

 Tablado Flamenco Cordobés

Barcelona, cidade mediterrânea, talvez pela sua localização geográfica aberta ao comércio ou pela constante imigração de andaluzes ou por ser uma cidade acolhedora aberta a todas as manifestações artísticas estrangeiras foi, juntamente com Sevilha e Madrid, uma das cidades em que surgiram os primeiros cafés cantantes. aberto.

Para imaginar o sucesso do flamenco na Catalunha devemos voltar a meados do século XIX quando, no Romantismo, foi inaugurado em 1847 o Grande Teatro Liceu de Barcelona, palco da dança flamenca nas ramblas de Barcelona.

As técnicas espanholas e o amor pela dança flamenca estão na moda. Quem ignora a história de Barcelona pode se confundir e pensar que a localização de Cordobes em La Rambla se deve ao seu caráter turístico ou porque é um estabelecimento turístico. Contudo, não é verdade. Há 40 anos, quando Cordobes abriu, Barcelona estava longe dos Jogos Olímpicos e de sua abertura ao turismo. O estabelecimento abriu em La Rambla por ser uma rua com grande tradição histórica.

Anderson Bentes de Souza conta que tem recebido assessoria dos simpáticos Luis e Matteo, da equipe de recepção do Gallery Hotel, onde o tratamento, segundo ele, é nota 10, para localizar as bagagens extraviadas
Anderson Bentes de Souza conta que tem recebido assessoria dos simpáticos Luis e Matteo, da equipe de recepção do Gallery Hotel, onde o tratamento, segundo ele, é nota 10, para localizar as bagagens extraviadas

Bandeira do país não é propaganda

O entendimento de uma juíza eleitoral da Região das Missões (RS) sobre o uso da bandeira nacional a partir de 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral, foi analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Os desembargadores decidiram que o uso do símbolo durante a campanha não configura propaganda eleitoral e por esse motivo não está submetido às regras de propaganda eleitoral, em resposta à consulta feita pelo MDB.

No entendimento da juíza, a partir do momento em que a bandeira nacional é uma propaganda eleitoral, tem de obedecer aos requisitos da legislação.

A relatora do caso no TER-RS destacou a ampla repercussão em torno do assunto, que tornou-se um dos tópicos mais comentados nas redes sociais e, por isso, a decisão de tratar do tema na sessão.

Bandeira do país não é propaganda...2

Conforme a relatora, a juíza não proferiu decisão sobre o assunto, mas manifestou seu entendimento “em tese”. Na avaliação da relatora, a bandeira nacional se coloca bem acima das questões eleitorais.

E citou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive, já manifestou que não se configura propaganda eleitoral o uso de símbolos nacionais.

O voto da relatora foi seguido pela maioria. O presidente do TRE teve o mesmo entendimento. Conforme o magistrado, a bandeira nacional é símbolo nacional da República Federativa do Brasil. E pode ser usada por todos os eleitores e candidatos.

O voto divergente foi do desembargador Oyama de Moraes, que se manifestou no sentido de que o caso nem mereceria conhecimento pelo TRE e que deveria ser arquivado sem apreciação de mérito.

Bandeira do país não é propaganda...3

Ainda na sexta-feira, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) divulgou nota sobre o assunto, sinalizando que a juíza pode ter sofrido ameaças, mas sem entrar em detalhes sobre eventuais agressões ou se houve, de fato, discurso de ódio ou qualquer ação de constrangimento contra ela.

A entidade conclamou “partidos, coligações, federações partidárias, pré-candidatos, futuros candidatos, filiados, simpatizantes, eleitores e os demais participantes da cena eleitoral a exercitar com urbanidade, fidalguia e dignidade seus direitos e deveres cívicos, reservando às esferas legais suas irresignações ou contrariedades em face de decisões e orientações pontuais da Justiça Eleitoral em cada uma das Zonas Eleitorais de todo o país”.

Vítimas da TAM 15 anos depois

O acidente com o Airbus A-320 da companhia aérea até então chamada de TAM completou ontem 15 anos. Familiares das vítimas, entre as quais o empresário Rubens Withaueuper, que residiu durante muitos anos em São Luís e aqui deixou muitos amigos, prestaram homenagens em São Paulo e Porto Alegre, como costumam fazer desde 2008, quando foi lembrado um ano do acidente no aeroporto de Congonhas (SP).

Houve missa, orações e a colocação de coroas de flores no memorial que lembra as 199 pessoas que morreram.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), além de não haver condenações, o processo criminal se encerrou. A companhia, hoje chamada de Latam, informa que apenas uma família segue com processo judicial – as demais já foram indenizadas.

Vítimas da TAM 15 anos depois...2

Em São Paulo, onde ocorreu o acidente, as homenagens começaram às 8h de domingo na Praça Memorial 17 de Julho.

Enfeites no formato de pássaros feitos pelas famílias das vítimas foram colocados junto ao nome de cada uma das pessoas que morreram no acidente.

O ato ocorreu no entorno do lago onde fica a chamada árvore da vida, com o tronco na forma de um “V”.

Em São Luís, a Missa de Sétimo em memória de Rubens Withaueuper foi rezada no dia 24 de julho de 2007, na Igreja de Santo Antônio, por iniciativa do Moinho de Trigo do Maranhão, do qual ele foi diretor.

DE RELANCE

A força da delicadeza

Logo que estreou na segunda fase de Pantanal, a atriz Dira Paes falou em entrevistas sobre uma suspeita poética. Muitas vezes, disse ela, imaginou que o nome de sua personagem, Filó, poderia tratar-se de uma metáfora do autor Benedito Ruy Barbosa: referência ao cuidado delicado, que protege, mas não aparece muito e tampouco quer reconhecimento, tal qual o tecido.

Assim, nas disputas vencidas em silêncio, a mulher de José Leôncio tem levado sua voz a tantas outras Filós espalhadas pelo Brasil.

Um encontro de potências todas as noites na televisão, onde a artista com quase quatro décadas de carreira empresta sua força e recebe em troca na mesma medida, valendo-se dos contrastes de trajetórias e encarando com sabedoria um mundo sempre pronto para o julgamento.

A força da delicadeza...2

Ao longo de uma entrevista recente, vemos uma Dira que olha pra dentro sem medo e devolve ao mundo suas descobertas com generosidade. Cuida de si, da cultura e do planeta com sua habitual discrição.

A diferença de Filó, porém, está no reconhecimento: é difícil encontrar quem ainda não tenha se rendido a esta que é uma das maiores atrizes do país.

Em tempo: guardo na lembrança a noite em tive o prazer de homenagear Dira Paes em minha casa no Calhau.

Foi uma reunião que contou com as presenças de saudosos amigos como José Louzeiro, Jomar Moraes, José Chagas e Ubiratan Teixeira.

Os 50 anos de Luisla Bottino

Todas as atenções da sociedade de São Luís se voltam nesta semana para a festa de aniversário de 50 anos de Luisla Bottino, no próximo sábado, dia 23, numa linda residência da Rua Ivar Saldanha, no Olho d´Agua, projetada pelo saudoso arquiteto Cláudio Bernardes.

Luisla e o marido, prático Augusto Bottino, estão trazendo o cantor Toquinho para dividir a programação musical com os grupos maranhenses Boizinho Barrica, Bicho Terra e Argumento, além do DJ Alex Palhano.

A tarde/noite promete entrar pela madrugada com gente bonita e elegante circulando em clima de muita alegria e animação.

O domingo foi de festa para a família Abreu, por conta da comemoração dos 94 anos de Dona Zilma de Abreu, que é vista com a nora Silvana Duailibe de Abreu
O domingo foi de festa para a família Abreu, por conta da comemoração dos 94 anos de Dona Zilma de Abreu, que é vista com a nora Silvana Duailibe de Abreu

Estampas no cabelo

Na sua turnê pela Europa, a extravagante cantora Anitta apareceu com os cabelos estampados e gerou o desejo em muitas pessoas. Em linhas horizontais, ela usou os cabelos castanhos com listras em rosa.

Antes da cantora, Rihanna, Cardi Bi, Megan Thee Stallion, Dulce Maria e Dua Lipa já ditavam essa regra.

Para quem não sabe, essa tendência voltou nos anos 2000 e agora, mas surgiu há alguns anos. O visual pode ser “definitivo”, com a ajuda de tintas, tonalizantes e descolorantes. Mas também momentâneos com cera, sprays, lápis ou outros produtos disponíveis no mercado que conseguem deixar um efeito passageiro.

Estampas no cabelo...2

Além das listras, como as de Anitta, é possível ainda colocar desenhos nos cabelos, com a ajuda dos stencils, os moldes vazados. No caso da cantora brasileira, ela usou uma peruca estampada.

Griffes também aderiram a tendência para ser vitrine na cabeça de celebridades.

Em São Luís, o público começou a procurar pela novidade. Por ser novo, explicam os cabeleireiros mais antenados, a demanda ainda está de uma forma tímida, assim como foi com o mullet. Depois que a tendência pegar força, as pessoas vêm com as referências que mais se identificam para fazer o procedimento.

Combatendo a violência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa Meta (dona do Facebook e Instagram) e a organização Women’s Democracy Network (WDN) lançaram o guia “Mulheres na política: combatendo a violência nas plataformas da Meta”.

O documento vai ajudar as candidatas a identificarem a violência política e traz recomendações sobre como agir nesses casos.

O guia traz ainda o passo a passo de como fazer denúncias nas plataformas digitais.

O documento está disponível no site do TSE.

Prêmio cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prorrogou o prazo de inscrições para a 35ª edição do prêmio “Rodrigo Melo Franco de Andrade”.

Proponentes de todo o Brasil poderão se inscrever até o próximo dia 22, no site do Iphan. O prêmio foi criado para reconhecer, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro por pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.

O tema deste ano é Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural.

Prêmio cultural...2

Na edição deste ano haverá cinco Comissões Regionais, responsáveis por selecionar 50 ações para a etapa Nacional. Serão escolhidas 10 iniciativas em cada região, sendo cinco em cada categoria.

Uma das novidades do edital de 2022 é a premiação das ações selecionadas na etapa regional, que receberão o valor de R$ 1 mil cada. Já na etapa nacional, serão selecionadas 10 ações com prêmios de até R$ 30 mil.

Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro dentro do território nacional e cujos resultados possam ser analisados relativamente ao ano de 2021.

Para escrever na pedra:

“Podes conhecer o espírito de qualquer pessoa, se observares como ela se comporta ao elogiar e receber elogios”. De Sêneca.

TRIVIAL VARIADO

Murilo Albuquerque já mandou avisar aos amigos que desembarca em São Luís na primeira semana de outubro para comemorar, no dia 7, os 95 anos de sua mãe, Dona Cacilda Bernardes de Albuquerque.

Muita gente badalada no almoço de ontem da Petisqueira da Mamãe, a começar pelo grupo liderado por Nelson Frota e Chris que dividiam mesa com Paulo Nagem e Fernanda Lisboa, Elie Hachem e Jana.

Também foram vistos circulando pela Petisqueira, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Cecília e Antonio José Lago – ele, egresso da Missa na Igreja de Jesus O Bom Pastor, no Renascença, da qual participou fazendo fundo musical de voz e violão.

A Blaus, marca de um dos melhores sorvetes desta região, acaba de inaugurar mais uma unidade em São Luís, agora no São Marcos Center, localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

O empresário Luciano Gomes reuniu a família, ontem, para comemorar com um jantar de comidas árabes, seus bem vividos 50 anos. Voltarei ao assunto com fotos, no PH Revista.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.