(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lembranças de um longo tempo vivido

Mais: escritora Samaritana Pasquier lançará livro em São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
MARCOS Sarney, Pergentino Holanda e Sarney Filho
MARCOS Sarney, Pergentino Holanda e Sarney Filho

NA ANTIGA redação de O Estado do Maranhão, onde sou o único remanescente de uma fase de ouro do jornal impresso, o ex-deputado e ex-ministro do Meio-Ambiente, Sarney Filho, visitou ontem o gabinete deste Repórter PH, acompanhado do filho e diretor do Sistema Mirante, Marcos Cordeiro Sarney. Boas conversas, lembranças de um longo tempo vivido, dominaram o bate-papo numa tarde de chuva e de saudade

-----------------------------------------------------------

VEM AÍ UMA ESCRITORA MARANHENSE-SUÍÇA 

Samaritana Pasquier é uma escritora e professora maranhense que mora na Suíça há mais de 33 anos. E agora, em abril, voltará a São Luís para lançar seu livro, “Do Brasil à Suíça – a superação de uma mulher migrante”, com prefácio do embaixador suíço Jean-Jacques Pierre Argeu de Dardel.

Samaritana Pasquier nasceu no interior do Maranhão, na cidade de Coelho Neto, em 11 de novembro de 1957. Na Suíça, entre outros estudos, tornou-se professora de francês para adultos migrantes.

Esse seu engajamento profissional atual é para ela uma maneira de dar sua parcela de contribuição à integração dos migrantes vindos de horizontes diversos, no contexto migratório suíço.

Seguir nessa trilha é uma forma lógica de retribuir um pouco de tudo o que ela recebeu do seu país de adoção.

 EMBAIXADOR SUÍÇO PREFACIOU O LIVRO 

Com o título “Um ensaio autobiográfico de dimensão humana, levando também à reflexão”, o embaixador suíço Jean-Jacques Pierre descreve, à guisa de prefácio, que “De uma pequena ilha no nordeste do Brasil, que nem sempre os brasileiros a localizam, para uma comuna desconhecida em Friburgo, que desde então se uniu à outra de nome ambíguo. O percurso de vida de Samaritana começa na insignificância e continua numa caminhada repleta de obstáculos através das dificuldades, do luto e das feridas da vida”.

E continua: “Quando a pobreza se junta a um ambiente desestruturado e constantes dramas, o sol do sertão deixa de iluminar: ao contrário, ele queima, seca e racha, sem retirar os lamaçais das margens de rios turbulentos. No entanto, é em cenários trágicos como esse que surgem as pessoas mais generosas. Samaritana é uma delas: dotada de uma resiliência indomável e de uma força de caráter, aliada a uma inteligência sagaz, ela soube construir um caminho entre as armadilhas da vida e se desvencilhar de sua ingrata condição de início”.

 ELA NUNCA PERDEU SUAS ORIGENS CULTURAIS 

Segue o embaixador: “Tendo chegado à Suíça pela graça de encontros, adaptada e integrada pelo despertar para o outro, seduzida e “helvetizada” por voluntarismo, Samaritana Pasquier nunca perdeu a riqueza de suas raízes culturais. Afinal, brasileira ou suíça? O que ela própria não sabe definir no seu íntimo, como poderíamos fazê-lo do exterior? Entretanto, com seu olhar atento, observadora de si e dos outros, Samaritana nos diz que ela é e sempre será, aos olhos de seu novo mundo, uma migrante”.

E conclui: “Enquanto que, na verdade, ela é sobretudo uma força de luz e de humanidade, uma canção para a alteridade. Assim como as árvores mais fortes espalham suas raízes, Samaritana extrai vigor e calor das duas faces de sua origem”.

-----------------------------------------------------------

 UMA NOITE DE GALA NO PALAZZZO 

TODAS as conversas na sociedade maranhense giram em torno do Gala de Maio, que marcará a volta, dia 14, dos grandes e elegantes eventos com a grife desta coluna aos sofisticados salões de festa desta Capital.

Como já dissemos aqui, por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, somente agora decidimos fazer uma grande confraternização para celebrar os 42 anos do caderno semanal PH Revista, além dos meus 52 anos de Jornalismo e dos 50 anos de minha estreia nas páginas dos periódicos (Jornal do Dia e Jornal de Bolso).

Os dois antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições, desde a primeira, em 1974, até a última, em outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso e migrou para esta fase virtual, por meio do Portal Imirante.com.

Pelos cuidados que o evento está merecendo, tanto pelo retorno aos salões elegantes desta Capital quanto pela simbologia das datas que serão celebradas a um só tempo, o Gala de Maio vem precedido de uma aura de grandiosidade, luxo, elegância e beleza como raras vezes se viu na vida social de São Luís.

UMA CENÁRIO SURPREENDENTE

O monumental salão do Palazzo Eventos deverá, mais uma vez, ser transformado em um ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento de nossa sociedade, a partir de um ousado projeto concebido pela designer Cíntia Klamt Motta, que promete um cenário surpreendente com muita criatividade e requinte em seus mínimos detalhes.

O Gala de Maio será uma noite de exaltação à rica cultura popular maranhense. E o traje para os convidados será Passeio Completo.

UM REENCONTRO de amizade no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: o Repórter PH com Maria Helena Castro e Armando Castro (com a filha dele e neta de Helena)
UM REENCONTRO de amizade no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: o Repórter PH com Maria Helena Castro e Armando Castro (com a filha dele e neta de Helena)

DE RELANCE

A volta de Pantanal à tela da Mirante

Desde que os primeiros burburinhos sobre uma nova versão de Pantanal começaram a pipocar, a nação noveleira ficou em polvorosa. Clássico dos anos 1990, o folhetim é marcante até mesmo para quem sequer o assistiu – entre os mais jovens, raro é aquele que nunca escutou um “Pantanal é que era novela boa”.

Já quem acompanhou a primeira versão precisou controlar a ansiedade por assistir à trama repaginada. A ansiedade acabou na segunda-feira, com a estreia do remake na TV Mirante, logo após o Jornal Nacional.

Uma trama inovadora

Pantanal fez história na televisão. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, a novela inovou ao fazer da natureza um personagem tão ou mais importante do que os vividos pelo elenco, apostou em jovens atores ao lado de conhecidos do público, fugiu do urbano para mergulhar nas profundezas de um Brasil pouco explorado na dramaturgia, abandonou a fórmula de um enredo centrado nos protagonistas – todos os núcleos têm tramas igualmente interessantes –, e introduziu com naturalidade cenas de nudez.

Toda essa receita, garante o autor Bruno Luperi, neto de Benedito, estará presente na nova versão. O desafio para ele foi adaptá-la para o Brasil de 30 anos depois.

Um peso prazeroso

Se para Luperi a responsabilidade foi grande, para o elenco também o é. Reviver alguns dos personagens mais emblemáticos da dramaturgia brasileira, dando seu toque pessoal ao mesmo tempo em que respeitando as características já construídas, traz um peso, mas também é prazeroso.

É o sentimento de Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa, intérpretes do casal de protagonistas Juma e Jove, vividos anteriormente por Cristiana Oliveira e Marcos Winter.

Os dois sabem que as comparações com a trama original serão inevitáveis, mas, contam, têm encarado de peito aberto o desafio de construírem suas próprias versões.

- Tínhamos referências do que deveria ser a Juma, essa coisa clássica de ser uma onça, e o Jove, mais delicado. A gente se propôs a criar alguma coisa, quisemos entender o outro a partir de uma energia mais elevada – relembra Jesuíta.

 As duas fases da novela

Assim como a original, a nova trama também está dividida em duas fases. A primeira acompanha o nascimento do casal de protagonistas, que se dá no mesmo período, com enredo mais focado nos progenitores: o peão José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira) e a patricinha Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Telles), pais de Jove –que é criado longe do pai pantaneiro –, e os retirantes Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), pais de Juma.

Já a segunda se dá cerca de 20 anos mais tarde, quando o filho de José Leôncio decide ir atrás do pai no Pantanal e acaba conhecendo Juma, encantando-se pela jovem “faca na bota” da qual todos na região sentem medo. É o romance que traduz, em meio a todas as diferenças culturais e geográficas, que “a maior força da natureza é o amor”, como afirma o slogan da novela.

UMA TARDE de afeto protagonizada pelo empresário José Walter Maciel, que levou para o almoço da Confraria de toda quinta-feira, no Rio Poty Hotel, o filho que o seu coração adotou, André Martins, o qual estava mudando de idade e ganhou bolo com vela e coro de “parabéns pra você”  
UMA TARDE de afeto protagonizada pelo empresário José Walter Maciel, que levou para o almoço da Confraria de toda quinta-feira, no Rio Poty Hotel, o filho que o seu coração adotou, André Martins, o qual estava mudando de idade e ganhou bolo com vela e coro de “parabéns pra você”  

-----------------------------------------------------------

Agenda Legislativa da Indústria

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou a edição de 2022 da Agenda Legislativa da Indústria. O documento reúne 151 propostas que visam contribuir para a evolução econômica e social do Brasil.

Entre os destaques está a PEC 110/2019, que trata da reforma tributária. Segundo o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, trata-se de uma medida essencial para o Brasil retomar o crescimento econômico.

 Diálogos e ações pedagógicas

Mais que uma data comemorativa, o Dia da Mulher é um manifesto de lutas e conquistas sociais, que deve ser reafirmado a partir de discussões em sociedade, principalmente entre as crianças e os jovens.

Pensando nisso, a Escola Crescimento e a Maple Bear São Luís promoveram, durante todo o mês de março, ações pedagógicas que reafirmaram a importância do papel da mulher na sociedade e de incentivo para debates sobre as questões de direitos das mulheres, equidade de gênero e empoderamento feminino.

Ao longo do mês, foram realizadas atividades com os estudantes com temas relacionados à mulher no mercado de trabalho, violência doméstica, rodas de conversas e debates sobre grandes personalidades regionais, nacionais e mundiais que pudessem inspirar alunos e alunas a construírem um mundo melhor e mais humanos para as mulheres.

Processos de conscientização 

As atividades foram realizadas a partir de processos da conscientização das temáticas com as discussões e debates até as produções artísticas, de murais vivos, contações de histórias, encenações, entre outras, com o objetivo de motivar os alunos a olharem para a história das mulheres com valor e respeito.

Além disso, foi um momento para trazer as representatividades femininas, como na atividade dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, que trabalharam com a linha do tempo da mulher no mercado de trabalho, trazendo as primeiras profissões que elas puderam exercer, a evolução do mercado e os grandes nomes na história.

 Para escrever na pedra:

“Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter”. De Oscar Wilde.

TRIVIAL VARIADO

Com boas oportunidades de negócios e uma série de ações educativas e de entretenimento, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac marcará presença na 10ª Edição da Feira do Empreendedor 2022, que volta a ser realizada em formato presencial pelo Sebrae em São Luís entre os dias 31 de março e 3 de abril. 

No assunto: o evento conta com o patrocínio da Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), que levará um pacote de atividades com foco na capacitação para o comércio, consultoria empresarial, recreação, sustentabilidade e shows musicais que movimentarão a maior cena de estímulo ao empreendedorismo do estado.

Em tempo: para conectar ideias, fomentar parcerias e estimular o ambiente de negócios, a Fecomércio recepcionará o empresariado maranhense em estande no complexo Multicenter Negócios e Eventos, quando será prestada assessoria sobre convenções coletivas, realizada pesquisa de necessidades empresariais, além da divulgação do Boletim do Panorama Econômico do Estado, orientação sobre crédito para micro e pequenas empresas, contribuição assistencial, entre outras iniciativas.

A Ordem dos Médicos de Portugal autorizará os profissionais ucranianos a trabalharem mesmo sem falarem português. Segundo a rádio TSF, esta disponibilidade da Ordem foi negociada com o governo depois de, na semana passada, ter sido publicado um diploma que simplifica o reconhecimento das habilitações profissionais dos refugiados ucranianos.

A ida do deputado federal Rubens Júnior para o PT é fruto de entendimento com o ex-presidente Lula, com o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, representado pela presidenta Gleisi Hoffmann, e com a bancada do PT no Congresso Nacional.

A propósito: após o ato de filiação ao PT, o deputado Rubens seguiu para uma solenidade realizada em casa de eventos no Araçagi, com a participação do vice-governador Carlos Brandão, além de deputados federais, estaduais e outras lideranças políticas.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.