(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Almoço em homenagem a Thatiana

É sexta-feira a Festança Boi da Lua

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Reunidas para festejar Thatiana Bandeira, Ana Lúcia Albuquerque, Cida Valadão, Flávia Araújo Ferraz, Melina Sereno Fernandes, Rose Medeiros, Ana Elvira Buhatem e Ligia Silva
Reunidas para festejar Thatiana Bandeira, Ana Lúcia Albuquerque, Cida Valadão, Flávia Araújo Ferraz, Melina Sereno Fernandes, Rose Medeiros, Ana Elvira Buhatem e Ligia Silva

O bistrô Grand Cru foi o palco escolhido pelas amigas de Thatiana Bandeira para comemorar sua nova idade, transcorrida em 6 de maio.  

O evento, por problemas de saúde, teve que ser adiado duas vezes.

Mas na última terça-feira, o grupo de charmosas mulheres finalmente se reuniu para um começo de tarde de quitutes deliciosos e ótimas conversas.

É sexta-feira a Festança Boi da Lua

Faltam apenas dois dias para a realização da festa mais esperada do ano: a monumental Festança Boi da Lua, que movimenta as figuras mais badaladas de nossa sociedade em torno de uma noite de puro charme e glamour com a pegada da mais autêntica cultura popular do Maranhão.

Depois de uma pausa de mais de dez anos, a Festança Boi da Lua vem com tudo este ano, na noite de 17 de junho, próxima sexta-feira, nos salões e terraços do Rio Poty Hotel.

É festa para convidados do Grupo Mirante, sob a coordenação do titular desta coluna.

A Festança e os ritmos juninos

A Festança Boi da Lua será uma noite do melhor forró de pé de serra, de dança de bois de raiz e de orquestra, da melhor música sertaneja, do bumbauê e, claro, com uma incursão pela mais bonita música popular brasileira.

E reunirá quem é quem na vida social da Capital maranhense, com um ambiente colorido, transformado num arraial deslumbrante.

São dois palcos em que famosos grupos musicais irão se alternar durante a noite que é para varar a madrugada e para quem gosta de cultura popular.

Semana Mundial da Educação

Na Semana Mundial de Educação, em outubro, serão conhecidos os vencedores do World´s Best School Prizes, que receberão US$ 50 mil, entre 50 finalistas.

O prêmio é uma espécie de "Oscar" da educação, apoiado, no Brasil, pela Fundação Lemann. Um dos objetivos é destacar práticas inovadoras e transformadoras, com impacto na vida real.

Apenas três escolas brasileiras ficaram entre os finalistas: uma de Novo Hamburgo (RS), e outras duas de Pernambuco. Nenhuma do Maranhão.

As três instituições foram parabenizadas no Domingão do Huck, em rede nacional, no último domingo.

Dá para prevenir o câncer

Uma das principais fontes de angústia para as pessoas, a degradação do próprio organismo, é representada pela incidência frequente de uma doença ainda capaz de causar grande temor, por seu potencial de dor e sofrimento: o câncer.

A campanha "Dá pra Prevenir?", promovida este mês pelo instituto nacional responsável pelo combate à enfermidade tem o objetivo de reduzir a possibilidade de desenvolver a moléstia.

A resposta à indagação provocada pelos médicos é sim: mas para alcançar esta prevenção torna-se imperativo evitar excesso de peso, inatividade física, consumo de álcool e de carne.

A proposta é trocar as práticas viciosas por uma alimentação considerada saudável, evitando-se comida com agrotóxicos, além de tornar a ginástica uma rotina, incentivando o corpo a produzir substâncias defensivas. 

Dá para prevenir o câncer...2

Como ocorre nestes casos, a ciência se ampara em números para sustentar suas hipóteses, considerando três entre cada dez pessoas poderem reduzir a possibilidade de tumores malignos se trocarem maus costumes pelas virtudes.

O coro afinado aos oncologistas tem o mesmo diapasão de nutricionistas, além de especialistas em áreas afins, todos baseados numa antiga instrução surgida ainda nos primórdios da civilização: a importância dos cuidados de si.

Cânceres de mama, colorretal, próstata, endométrio, estômago e até de cavidade oral podem ser evitados caso os cidadãos resolvam seguir bons conselhos, de acordo com os pesquisadores.

Dá para prevenir o câncer...3

Os profissionais de saúde envolvidos na busca por ampliar o repositório de informações têm muito trabalho pela frente para persuadirem a população, devido à crença em sentido contrário.

Enquete de opinião pública liderada pela União Internacional para o Controle do Câncer revelou uma quantidade média de 7 em cada 10 brasileiros indiferentes ao controle proposto.

Percentual semelhante é verificado quando o tema é a atividade corpórea, acrescentando a preferência por bebida alcoólica, outro indicador de desequilíbrio capaz de produzir a temida patologia.

Rose e Eli Medeiros
Rose e Eli Medeiros

ROSE E ELI Medeiros viajam hoje para Fortaleza e amanhã embarcam numo num voo da TAP para a Europa. Vão passar dois meses na Suíça, mas Paris está no roteiro. O casal aproveita e levará os netos para aprimorar o francês em escolas suíças.

DE RELANCE

A volta dos eventos

O setor de eventos, de grande importância econômica, foi um dos que mais sofreram ao longo do período considerado auge da pandemia. Tiveram de deixar de ser realizados presencialmente para se evitar aglomerações e uma disseminação com maior rapidez e intensidade do novo coronavírus.

Especialmente quando não existia vacina contra a covid-19, foi um sacrifício necessário para conter o agente infeccioso e impedir mais casos, uma pressão ainda maior sobre o sistema de saúde e, por consequência, mais vítimas fatais.

O progresso da vacinação, aos poucos, permitiu a volta das atividades. Primeiro ainda com algumas restrições de participantes e outros cuidados, mas agora nota-se um retorno em sua plenitude, outra vez movimentando a economia de pequenas e grandes comunidades.

A volta dos eventos...2

Seminários, congressos, exposições, shows, encontros religiosos e festas juninas, voltaram a ocorrer nos moldes anteriores à crise sanitária, embora ainda sejam recomendáveis cuidados individuais como o uso de máscara em locais fechados, mesmo que não obrigatório.

Não é necessário citar todos os eventos que estão regressando. O relevante é constatar que voltaram a acontecer e a alcançar os seus propósitos. De todos os tipos, têm ao redor de si um grande número de empresas dedicadas à organização e à promoção, que geram emprego e renda.

A volta dos eventos...3

Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) em parceria com o Sebrae concluiu que, em meados da década passada, o segmento era responsável por mais de 4% do PIB do país.

Movimentam ainda outros serviços, como hotelaria, restaurantes e transporte. Propiciam uma série de contatos e intercâmbio de informações que, igualmente, têm potencial de se transformar em novos negócios.

Os mais populares, em locais públicos, são ainda uma oportunidade para muitos trabalhadores informais, que costumam travar uma luta diária para colocar comida na mesa de suas famílias.

A volta dos eventos...4

Seja de natureza comercial, religiosa, esportiva ou agropecuária, a volta dos eventos representa ainda um saudável retorno às confraternizações e à socialização.

Mesmo que a tecnologia permita as comunicações interpessoais a distância, nada substitui a proximidade física.

O ser humano, afinal, é um animal essencialmente gregário.

Rose e Beto Medeiros
Rose e Beto Medeiros

ROSE E BETTO PEREIRA Pereira recebendo o livro “No exílio com Gutenberg”, do compositor Augusto Tampinha, na foto com a esposa Élia. O casal Pereira desembarca em São Luís para curtir o “O maior São João do Brasil”

 Uruguai ganha “La Ruta Rosa”

O vinho rosé está ganhando uma rota exclusiva no Uruguai, em mais uma aposta no enoturismo do outro lado da fronteira.

La Ruta Rosa fica no departamento de Canelones, no sul do país, pertinho de Montevidéu, e inclui oito vinícolas (Artesana, Bracco Bosca, Castillo Viejo, H Stagnari, Joanicó, Moizo, Varela Zarranz e Bodega Pizzorno). A iniciativa conta, ainda, com circuitos turísticos liderados por mulheres que atuam como produtoras na região.

Quem visitar o Uruguai poderá viver uma nova experiência sensorial e de amor pelo vinho e por sua cultura. Além disso, terá a oportunidade de conhecer de perto a rotina de algumas dessas produtoras rurais.

Um dos pontos altos ocorre no segundo domingo de cada mês e leva o nome de Senderos Santa Lucía – ou Caminhos de Santa Lucía. No trajeto, as mulheres abrem seus empreendimentos aos visitantes (além da viticultura, há plantações de pêssegos e flores).

Como o projeto recém foi lançado, ainda não há um site detalhado, mas você pode fazer contato direto com as vinícolas. Outra dica é seguir o perfil do governo de Canelones (@canelones.id) no Instagram.

 Compromisso rompido

Setenta e cinco dias após renunciar ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) anunciou que disputará nas urnas um novo mandato de quatro anos à frente do Palácio Piratini.

A confirmação, já delineada nas últimas semanas, foi dada em entrevista coletiva no início da tarde de segunda-feira.

Entre as diversas lideranças políticas que testemunharam o anúncio, estava o atual governador Ranolfo Vieira Júnior, que era o candidato do partido para a sucessão, mas abriu mão em nome da continuidade do projeto.

A avaliação política é de que a candidatura de Leite acaba se impondo, por ele ter maior envergadura política e eleitoral, conforme demonstram pesquisas realizadas até o momento.

Leite disse que começou a amadurecer a ideia de disputar novo mandato em janeiro, ante dificuldades para manter a base de apoio unida em torno de outro candidato e de apelos que passou a receber de setores empresariais pela continuidade.

 Para escrever na pedra:

“A ausência apaga as pequenas paixões e fortalece as grandes”. De François La Rochefoucauld.

PH e Ana Karin
PH e Ana Karin

O Repórter PH com Ana Karin Andrade, presidente do Grupo Mulheres Solidárias, baseado em São Paulo, onde, para alegria de quem gosta de temperaturas amenas, chegou uma onda de frio

TRIVIAL VARIADO

Inserido junto a uma medida provisória (MP) que alterava regras do setor aéreo, aprovada pelo Congresso em maio, o restabelecimento do despacho gratuito de bagagens em voos comerciais que operam no Brasil foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite passam o dia, hoje, em sua fazenda no município de Santa Rita. Foram mostrar a propriedade para o primeiro filho de Amaro, Alan Leite, que está circulando em São Luís.

A designer Cintia Klamt Motta foi convidada pela digital influencer Thaynara OG para assinar a ambientação do Multicenter Sebrae para o arraial São João da Thay, no dia 28 deste mês.

Para quem não conhece, o Projeto Pescar é uma franquia social. As empresas franqueadas pela fundação de mesmo nome (criada em 1995) abrem espaço para a formação pessoal e profissional de adolescentes de baixa renda em suas dependências.

Tem mais: a franquia fica responsável por encaminhar os adolescentes ao mercado de trabalho. Mais de 35 mil jovens já se beneficiaram do programa.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.