Festa

Evento celebra os 50 anos da história do reggae no Maranhão

A festa "Clássicos Jamaicanos" será realizada neste sábado (4), no Bar Forquilha Roots.

Na Mira, com informações da assessoria

SÃO LUÍS - A edição de 23 anos de aniversário da festa Clássicos Jamaicanos este ano vai simbolizar as comemorações dos 50 anos de cultura reggae em São luís, a Jamaica brasileira.

O evento surgiu como uma das formas de estratégia de comunicação do Radialista e DJ Jorge Black ainda na década de 90. Época em que as músicas que foram gravadas em Kingston na Jamaica eram chamadas de festa de músicas velhas em São Luís.

Em 1999 em parceria com o radialista Carlos Nina(em memória), Jorge Black começou à apresentar o programa Reggae Dance na rádio Cidade FM, o background se caracterizou com a música África do jamaicano Rico Rodriguez, através da melodia instrumental e de forma particular o DJ Jorge Black fez uma associação musical com os grandes tenores da música clássica como por exemplo Llitch Tchaikovsky, Ludwine Van Bethoven, Frederick Chopin entre outros que são citados por Walter Benjamin e Max Horkheimer na Escola de Frankfurt, é dai que surge a ideia de ressignificar as “músicas velhas” , como Clássicos Jamaicanos. 

A primeira edição do evento aconteceu em 1999 no Bar e Restaurante O Marujo no bairro Madre de Deus. 

De acordo com Da Silva (1997), os marinheiros da América Central que desembarcaram aqui nos anos 70 trouxeram muitos discos de reggae que usavam como pagamentos por serviços na cidade. Outra teoria para explicar essa relação de São Luís com a música reggae são as ondas de rádio caribenhas que seriam ouvidas através dos aparelhos de rádio maranhense explica Carlos Benedito Rodrigues Da Silva antropólogo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em sua obra ‘Da Terra das Primaveras à Ilha do Amor. Reggae, Lazer e Identidade Cultural. 

Desde os idos dos anos 70 que se tem registros da chegada da música reggae em terras ludovicenses, o ritmo primeiramente se protagonizou nas comunidades periféricas de São Luís, através do reggae as radiolas ganharam mais tarde espaços importantes de divulgação em emissoras de Rádio e TV.

Para celebrar os 50 anos de cultura reggae no Estado, o Publicitário e Jornalista Jorge Black, vai realizar neste sábado (4) a 23ª edição da festa Clássicos Jamaicanos. O point será o Bar Forquilha Roots com as atrações: equipe de vinil Lion Vibes, DJ Magno Roots JP, DJ Branco e Jorge Black que assina a produção do evento juntamente com o empresário Alan Carlos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.