Originário do município de Guimarães, o sotaque de zabumba é um dos mais tradicionais ritmos do bumba meu boi, representando uma forma de resistência aos sotaques mais recentes, como o de orquestra.
De influência africana e indígena, o sotaque de zabumba tem como principais grupos o Boi de Leonardo, Boi de Vila Passos, Boi da Fé em Deus, Boi Unidos Venceremos, Boi de Guimarães e Boi Brilho de São João.
Os brincantes desses grupos contam que as toadas do boi de zabumba fazem referência aos antepassados escravizados, que saíam das senzalas e cantavam para se divertir e se distrair, mesmo machucados, no período colonial.
Leia também: Resgate da tradição do Bumba Meu Boi de Zabumba é premiado pelo Iphan
Vestuário e musicalidade
Nas apresentações, os brincantes desses grupos se dividem nos papéis de amos, indígenas, rajados, vaqueiros, palhaços, pais Francisco, Catirinas, além do boi. Já o repertório musical tem como destaque os grandes tambores do zabumba. Outros instrumentos musicais também são utilizados, como os pandeirinhos, maracás e tantãs.
Em relação ao vestuário dos brincantes, destacam-se golas e saias de veludo bordado e chapéus com fitas coloridas. Também são utilizadas miçangas e canutilhos nas vestimentas.
Saiba Mais
- Bumba Meu Boi da Floresta lança documentário sobre a superação da pandemia
- Morte do boi de Cabaceiras ocorre neste fim de semana em São José de Ribamar
- Baixada ganha projeto Raízes do Bumba-Meu-Boi
- 3º Concurso de Toadas em sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre no dia 29 de julho em São Luís
- Show “Mestras Da Baixada” ocorre hoje no CCVM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.