Pergentino Holanda

Felipe Titto na Expo Indústria Maranhão

Mais: Cantadores de bumba meu boi no Casarão

PH

- Atualizada em 27/05/2022 às 10h24
O ator Felipe Titto
O ator Felipe Titto

Quem ministra palestra nesta quinta-feira na Expo Indústria é o ator Felipe Titto, que vai bordar temas relacionados a carreiras digitais e avanços na tecnologia e impacto nas profissões. Em 2017, ele decidiu inovar na carreira profissional e começar a empreender. O motivo principal de Felipe Titto abraçar a nova jornada de empresário foi a dificuldade financeira, após ficar desempregado com o término da novela “Avenida Brasil”, em 2012

Cantadores no Casarão 

Três feras dos batalhões de bumba meu boi se apresentam neste domingo (28) no Casarão Colonial (Rua Afonso Pena), no Centro Histórico de São Luís, dentro da programação especial do espaço em homenagem ao São João 2022, que contará, também, com a presença do Bumba Meu Boi da Maioba, abrindo os trabalhos da tarde/noite de festa. 

Os cantadores serão acompanhados pelo grupo CDC, um dos melhores do gênero samba do Maranhão. Ribinha de Maracanã (Boi de Maracanã), Chagas (Boi de Ribamar) e Marcos (Boi da Maioba) farão ecoar suas vozes poderosas que atraem o público para os arraiais juninos. Os “Tenores da Ilha” são os comandantes desses bois que figuram entre os mais contagiantes dos festejos juninos maranhenses.

Maioba na TV Mirante 

O Boi da Maioba, um dos mais emblemáticos grupos de bumba meu boi do Maranhão, participou, na manhã de ontem, do Bom Dia Mirante. Alguns de seus integrantes, acompanhados do cantador Marcos, evoluíram em um dos pátios internos do Grupo Mirante. 

Os apresentadores Célia Fontinele e Soares Júnior chamavam o batalhão para o “ao vivo” ao longo do telejornal. Maioba está com uma vasta programação de apresentações para o São João 2022. O presidente da manifestação folclórica é José Inaldo.

Máquinas e equipamentos 

Começa a operar em São Luís a Fornecedora Máquinas e Equipamentos, uma empresa fundada por João Arruda Ribeiro, o “Joãozito Arruda”, em 1955, no Ceará. Atualmente, o Grupo é comandado pelo engenheiro Nertan de Melo Ribeiro e seus dois filhos mais velhos, André Leão Ribeiro e Pablo Leão Ribeiro. 

A empresa consolidou-se ao longo de sua história como referência no setor, repleta de conquistas, crescimento e realizações. A unidade na capital, seguindo o padrão de todas as outras unidades, organiza-se para funcionar em parceria com a concessionária Case, que apresenta, nesta quinta-feira, na sua sede, na BR-135, sua linha completa de produtos para atender o mercado maranhense.

Novo aplicativo 

Nesta quinta-feira, o Multicenter Negócios e Eventos, no Cohafuma, será palco para a Expo Indústria Maranhão, feira multissetorial realizada pelas entidades do Sistema Fiema. Em sua quarta edição, a feira, com correalização do Sebrae/MA, tem a expectativa de gerar cerca de R$ 280 milhões em negócios. 

Aproveitando o ambiente próprio para o fomento da economia maranhense, a facilitação de networking, promoção do empreendedorismo e o estimulo ao uso das novas tecnologias, a Associação Comercial do Maranhão, que terá um estande, fará o lançamento oficial do seu aplicativo. 

O presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes, explica que a ferramenta foi desenvolvida para estimular o relacionamento da ACM com os seus associados e poder revolucionar as relações comerciais nos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Luís.

Granorte na Expo 

O publicitário Pedro Salgueiro está à frente do estande da Granorte na Expo Indústria Maranhão. A empresa de José Carlos Salgueiro, especializada na produção de material britado para construção, está apresentando toda a sua expertise nesse ramo. 

A Granorte dispõe de uma propriedade de 400 hectares e se preocupa com o meio ambiente, sendo detentora dos certificados ISO 9001, referente ao modelo de gestão da qualidade, e ISO 14001, que diz respeito às suas ações visando à preservação do meio ambiente.

Crimes cibernéticos 

O deputado César Pires apresentou requerimento na Assembleia Legislativa propondo que o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, e o delegado-geral, Jair Paiva, sejam convidados a prestar esclarecimentos ao Parlamento estadual sobre o combate a crimes cibernéticos no Maranhão. 

Pires quer saber o que está sendo feito para coibir essas práticas e punir os criminosos. Ressaltando que o atual secretário é um homem preparado para o cargo, o deputado defendeu que o coronel Sílvio Leite precisa ir ao Legislativo estadual esclarecer em que nível se encontra o sistema de segurança do Maranhão para combater esse tipo de crime. 

César Pires acrescentou que o mundo inteiro se preocupa com as fake news, uma questão muito grave que deve ser discutida em todos os níveis para que sejam encontradas soluções para esse problema.

 

Michael Wesley, que lançou a música A bebida, em um dos pontos turísticos de Roma
Michael Wesley, que lançou a música A bebida, em um dos pontos turísticos de Roma

 

Painéis fotovoltaicos 

O Projeto de Lei 535/21, que institui a Campanha de Incentivo à Instalação de Painéis Fotovoltaicos no Maranhão, foi aprovado em primeiro turno pela Assembleia Legislativa do Maranhão. O PL ainda precisa ser votado e aprovado em segundo turno antes de seguir à sanção governamental. 

A proposição é de autoria do deputado Ariston Ribeiro e tem como objetivo estimular o uso da energia solar fotovoltaica em áreas urbanas e rurais em todo o Maranhão.

Painéis fotovoltaicos 2

 De acordo com o texto, o Estado promoverá ações educativas de conscientização sobre a importância da energia solar fotovoltaica para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável. 

Além disso, disponibilizará informações sobre os benefícios do uso da energia solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, oferecerá orientação e assistência técnica para a instalação de painéis fotovoltaicos e disponibilizará crédito e custeio para a instalação dos equipamentos.

De relance 

Gás veicular 

A partir dos próximos meses, o Gás Natural Veicular (GNV) estará disponível nos postos de combustíveis maranhenses. A novidade foi confirmada pelo governador Carlos Brandão, após reunião de trabalho com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares.

Pesquisa de saúde 

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde: Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada pelo IBGE. Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.

Prestações em atraso 

O mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS. Na ocasião, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso.

Prestações em atraso 2 

A medida vale até 31 de dezembro. O uso do FGTS para reduzir o valor de prestações futuras ou abater atrasos inferiores a 90 dias existe há bastante tempo, mas a destinação dos recursos para pagar mais de três parcelas atrasadas, até agora, exigia autorização da Justiça.

Seminário do TJMA

 “Programa de cooperação sinal vermelho contra a violência” é o tema do seminário que será promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no dia 3 de junho de 2022. A Lei 14.188 de 2021 institui o Programa de Cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, mais uma medida de enfrentamento a essa grave problemática.

 Seminário do TJMA 2 

Conforme ela, o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de Segurança Pública e as entidades privadas deverão estabelecer um canal de comunicação imediata com as entidades privadas de todo o País participantes do programa. A ideia é viabilizar assistência e segurança à vítima, a partir do momento em que houver sido efetuada a denúncia por meio do código ‘sinal em formato de X’, preferencialmente feito na mão e na cor vermelha.

Para escrever na pedra:

“Abra mão da necessidade de ser perfeito para que a oportunidade seja autêntica. Seja quem você é. Ame quem você é. Os outros farão o mesmo” - dE .

Trivial variado 

A deputada Helena Duailibe fez uma visita de cortesia ao novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten. No encontro, a parlamentar tratou de assuntos ligados aos dois poderes e parabenizou o presidente, desejando boa sorte à frente do TJMA. 

O Partido dos Trabalhadores adiou para 4 e 5 de junho o Encontro de Tática Eleitoral do Maranhão em que deve ser confirmada a aliança com o governador Carlos Brandão e a indicação de Felipe Camarão como companheiro de chapa do socialista. 

A decisão atende a uma determinação da direção nacional, após recursos apresentados pelo deputado estadual Zé Inácio e pelo ex-presidente da sigla no Maranhão, Augusto Lobato. A reunião estava marcada para o próximo fim de semana, dias 28 e 29. 

Aliá, o deputado Zé Inácio foi um dos indicados para compor a Direção Nacional da Federação Brasil da Esperança, que une PT, PCdoB e PV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.