“O Poder dos Museus”

MHAM participará da 20º Semana Nacional dos Museus; Confira programação especial:

Com o subtema “O poder da arte na pandemia”, o museu prepara uma série de atividades durante a semana

Na Mira/ASCOM

- Atualizada em 12/05/2022 às 14h04
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), participará da vigésima Semana Nacional de Museus.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), participará da vigésima Semana Nacional de Museus. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), participará da vigésima Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o tema geral “O Poder dos Museus” as atividades acontecem em todo o Brasil, de 16 a 22 de maio. 

Localizado à Rua do Sol, 302, no Centro Histórico de São Luís, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, funciona de segunda a sexta, das 14 às 17:30h, organiza uma programação com uma série de atividades durante a semana, como conferência, mesa redonda, oficina de arte, e visitas mediadas ao museu, envolvendo o subtema da semana “O poder da arte na pandemia”.

Para as visitas mediadas da Semana Nacional dos Museus já confirmaram presença estudantes de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no dia 19 de maio e do projeto social Taekwondo Inclusivo, de Paço do Lumiar, dia 20 de maio.

Também será possível conhecer a exposição “Delírios da Quarentena”, do artista plástico maranhense João de Deus, a qual estará em cartaz até o dia 11 de junho. João define a exposição como um "Reencontro com minha alma de cores". Em um momento delicado como a pandemia, o artista buscou a arte como seu principal refúgio para os dias de confinamento dentro de casa.

Leia também: Artista plástico João de Deus realiza exposições em São Luís e São José de Ribamar

A mesa-redonda de abertura, cujo tema será “Os reflexos da Pandemia na Sociedade” será composta pelo próprio artista plástico João de Deus, pela professora do Departamento de Educação II da UFMA, Lia Fonteles Serra e pela curadora da exposição Nery Fonseca, que também é pedagoga e museóloga.

A conferência será realizada de forma online, no dia 17 de maio e será proferida pelo psicólogo clínico paulista Thiago Domingues, e estudará sobre “Arte e Pandemia”, abordando, dentre outros aspectos, o poder da arte como um “remédio imaginativo”, em momentos de catástrofes coletivas, como o vivido na pandemia da COVID-19, nos últimos anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.