(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Posse da nova mesa diretora do Judiciário

Mais: está chegando o maior evento deste outono tropical

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
O desembargador Lourival Serejo transferindo para o novo presidente Paulo Velten o Grão-Colar presidencial Clóvis Beviláqua, símbolo da transmissão do poder do TJMA
O desembargador Lourival Serejo transferindo para o novo presidente Paulo Velten o Grão-Colar presidencial Clóvis Beviláqua, símbolo da transmissão do poder do TJMA

Os desembargadores Paulo Velten (presidente), Ricardo Duailibe (1º vice), Marcelino Everton (2º vice) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça) assumiram os cargos da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão solene bastante concorrida, na noite de sexta-feira dia 29, no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís.

Os quatro assumiram os cargos na presença de seus colegas de Corte, para o biênio de 29 de abril de 2022 a 29 de abril de 2024.

O desembargador Paulo Velten disse que a nova gestão será de continuidade do trabalho desempenhado pelo desembargador Lourival Serejo e que vai investir, primordialmente, no parque tecnológico.

“Mas a tecnologia deve ser nossa aliada e não fator de desagregação, inacessibilidade – sobretudo dos mais pobres, os excluídos digitais – e de desidratação institucional”, enfatizou o novo presidente.

Aprimoramento das instituições do sistema de justiça

Em seu discurso de posse, o presidente Paulo Velten Pereira contou que também haverá o máximo de empenho para aprimorar as instituições do sistema de justiça, num trabalho de diálogo e de cooperação com a advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública e com a área de segurança do Estado.

Ele destacou ainda a importância de um choque de gestão. “Não há saída. É questão de sobrevivência institucional. Concorde-se, ou não, nós, juízes brasileiros, precisamos dos saberes da organização e da gestão judicial, compreendida, em seu amplo aspecto, a gestão da unidade de trabalho, do processo e da decisão”, resumiu.

Representantes de outros tribunais

A solenidade, inicialmente conduzida pelo então presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão; do deputado estadual Pará Figueiredo, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; do procurador-geral da Justiça, Eduardo Nicolau; do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região, Francisco José de Carvalho Neto; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira, que compuseram a mesa.

Convidados de outros estados, na mesa, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar; o desembargador Hilo de Almeida Sousa, representando o Tribunal de Justiça do Piauí; a corregedora-geral da Justiça do Tocantins e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Etelvina Maria Sampaio Felipe; o presidente da Associação Nacional dos Desembargadores, desembargador Marcelo Lima Buhatem, também representando o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador José Laurindo Souza Neto.

Também foram convidados à mesa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Maranhão, Kaio Saraiva Cruz; o sub-procurador geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Paulo Soares Bugarin; e o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros.

O desembargador Paulo Velten com os desembargadores Ricardo Duailibe (1º vice-presidente), Marcelino Everton (2º vice-presidente) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça)
O desembargador Paulo Velten com os desembargadores Ricardo Duailibe (1º vice-presidente), Marcelino Everton (2º vice-presidente) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça)

Juramento de posse e o Grão-Colar presidencial

Após o juramento e assinatura do termo de compromisso de posse do novo presidente do TJMA, o desembargador Lourival Serejo transferiu o Grão-Colar presidencial Clóvis Beviláqua, símbolo da transmissão do poder do TJMA.

Após a troca de lugares entre o agora ex e o atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Paulo Velten convidou, um a um, os desembargadores Ricardo Duailibe (1º vice-presidente), Marcelino Everton (2º vice-presidente) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça), para prestarem compromisso e tomarem posse nos cargos.

Depois das saudações e agradecimentos a todos os integrantes da mesa, desembargadores, desembargadoras, juízes, juízas, diretores, diretoras, servidores, servidoras, convidados(as), demais autoridades e familiares, o presidente Paulo Velten falou dos dois anos de dificuldades e perdas com a pandemia, mas ressaltou ter sido também um período de superação, de rápida adaptação ao novo, de transformação do modo de trabalho e de garantia de entrega da prestação jurisdicional de forma ininterrupta.

Um momento de forte emoção

No final do seu discurso de posse, o novo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten se emocionou de tal forma ao citar o pai, desembargador Gomes Pereira, que não conteve as lágrimas.

Disse Velten sobre seu pai: “com uma vida inteira de bons serviços prestados ao Judiciário maranhense, pelo exemplo de vida e lições de superação”. E citou também sua mulher, Daniela, pelo companheirismo e compreensão.

DE RELANCE

Aniversariante desta primeira segunda-feira de maio, o ex-deputado e empresário dono da FACAM César Bandeira ao lado de sua sempre bela Thatiana
Aniversariante desta primeira segunda-feira de maio, o ex-deputado e empresário dono da FACAM César Bandeira ao lado de sua sempre bela Thatiana

O evento maior deste outono tropical

Maio chegou e são redobradas as atenções da sociedade maranhense para o maior acontecimento deste outono tropical em São Luís: o Gala de Maio 2022, que acontece em grande estilo no próximo dia 14, no belíssimo e sofisticado salão do Palazzo Eventos, no Araçagi.

Quem ainda não confirmou presença – para a nossa alegria, faltam pouquíssimos convidados – é bom fazê-lo o mais breve possível, pois Teresa Martins já está nos arremates finais para fechar a lista.

Não vamos poder esperar confirmação de última hora, pois não haverá tempo para que possamos concluir o planejamento dessa grande festa.

O traje para os convidados, como já foi amplamente divulgado, é Passeio Completo, sendo que para os homens é obrigatório o uso de terno escuro.

Uma festa para ficar na lembrança

Voltamos a repetir: o Gala de Maio 2022 deverá entrar para a história dos maiores eventos dos últimos tempos nesta Capital. Vale lembrar que a confraternização mais elegante do ano é para celebrar, na mesma data, marcas importantes na história profissional deste Repórter PH.

Além da nova idade que estarei comemorando com alguns dias de antecedência (nasci em 19 de maio) estaremos celebrando os 42 anos do caderno semanal PH Revista, 52 anos de Jornalismo do PH e os 50 anos de estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em maio de 1974, até a última, em outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso e migrou para esta nova fase, agora virtual, através do Portal Imirante.com.

Essas experiências da vida que vivi serão comemoradas com aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte dessa história.

Sinal aberto para clientes da MAXX

Aqui vai um lembrete especial para os usuários da operadora Maxx, que quiserem curtir bons filmes: a dica é conferir a programação dos canais Telecine, que estarão com sinal aberto até esta primeira segunda-feira de maio.

Os assinantes dos planos de TV a cabo poderão assistir grandes filmes, a exemplo de Missão Resgate (The Ice Road) com o ator Liam Neeson que está entre os destaques desta programação.

 A apresentadora de TV Luciana Gimenez leva as curvas de Oscar Niemeyer para o Baile da Vogue
A apresentadora de TV Luciana Gimenez leva as curvas de Oscar Niemeyer para o Baile da Vogue

O sensacional Baile da Vogue no Rio

Famosos abusaram da criatividade e esbanjaram estilo nos looks do Baile da Vogue 2022, que aconteceu sexta-feira no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ).

O tema da edição deste ano, a primeira após o retorno dos eventos por causa da pandemia, foi “Brasilidade Fantástica”, em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”.

“Quando li essa frase do grande arquiteto e modernista Oscar Niemeyer, senti que ele seria a inspiração perfeita para o meu vestido do Baile da Vogue dentro do tema Brasilidade Fantástica”, conta Luciana Gimenez, que usou um modelo assinado pela  estilista Letícia Manzan. Todo em branco, o vestido remete a referências como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a sede da ONU em Nova York, Catedral Metropolitana de Brasília e o Copan em São Paulo.

Feito de um crepe pesado, o vestido evidencia duas outras características das obras de Niemeyer: o uso de curvas sinuosas e vãos livres.

Para escrever na pedra:

“Eu espero que até os meus priores críticos continuem no Twitter, porque isso é o que liberdade de expressão significa”. De Elon Musk, o homem mais rico do mundo, em sua primeira manifestação após ser anunciado acordo para compra da rede social.

TRIVIAL VARIADO

Sempre evocam a frase de Magalhães Pinto, ex-governador mineiro, para explicar mudanças políticas abruptas: “Política é como as nuvens, você olha agora tá de um jeito, daqui a pouco está de outro”. E às vezes tal mudança é inimaginável.

Uma delas é o cenário configurado da disputa pelo Governo do Estado. Aliados políticos até bem pouco tempo atrás, o senador Weverton Rocha declarou que não mais marcha junto com o ex-governador Flávio Dino. Ou seja: o esperado rompimento público já aconteceu.

Prefeito maranhense entre os que se dizem simpatizantes de Bolsonaro ficou injuriado com o líder depois que ele baixou novo decreto ampliando a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 25% para 35%.

Um deles resmungou: “Ele está fazendo festa com o bolso alheio”. Explico: o IPI e o Imposto de Renda (IR) são a base do FPM (Fundo de Participação dos Municípios.

Domingo, mesmo com aquele aguaceiro do meio da tarde, o presidente José Sarney foi abraçar o mais novo setentão da cidade: o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que reuniu a família para comemorar a data. Quando Sarney chegou ao local da festa foi uma enorme correria dos convidados para tirar fotos com ele.

Neste segundo dia de maio comemoram nova idade os taurinos Carlos César Bandeira, que hoje deve deixar o hospital e voltar para a sua residência, após uma semana em tratamento de um edema pulmonar, e Rialdo Cleber Holanda Silva, que vai comemorar a data reunido para almoço só com a família.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.