(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Condecoração da Câmara Municipal de São Luís

E mais: Eveline Cunha, da TV Mirante, é a aniversariante do dia, e o desembarque de Jennefer e Victor Almeida em Teresina.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Gutemberg Araújo, Plínio Valério Tuzzolo e Vinícius Braid
Gutemberg Araújo, Plínio Valério Tuzzolo e Vinícius Braid

O vereador Gutemberg Araújo condecorando o diretor geral do HSLZ / HSE, Plínio Valério Tuzzolo, com a Medalha de Honra ao Mérito Simão Estácio da Silveira, ao lado de Vinícius Braid, diretor do Lacmar e conselheiro do Grupo Mercúrio

-----------------------------------------------------------------

O Diretor Geral do HSLZ/HSE, administrador Plínio Valério Tuzzolo foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Simão Estácio da Silveira, maior comenda da Câmara Municipal de São Luís, oferecida pelo legislativo a personalidades que tenham prestado serviços para melhoria da qualidade de vida da população da cidade nos mais variados segmentos sociais.

Uma justa homenagem a Plínio Tuzzolo que está radicado há 21 anos em São Luís, e tem prestado relevantes serviços na área da saúde.

Nos últimos dez anos ele é executivo do Grupo Mercúrio, onde comanda a administração dos hospitais HSLZ/Hospital São Luiz e HSE / Hospital dos Servidores Estaduais, ambos voltados para o atendimento de servidores estaduais usuários do FUNBEN.

A entrega da medalha Simão Estácio da Silveira aos agraciados aconteceu no Villa Reale Buffet em concorrida solenidade realizada na noite de ontem.

Eveline Cunha
Eveline Cunha

Hoje é dia de festejar a sempre encantadora Eveline Cunha, que está mudando de idade e se destaca por dirigir com dedicação e competência o jornalismo da TV Mirante

Jennefer e Victor Almeida
Jennefer e Victor Almeida

Jennefer e Victor Almeida desembarcam hoje em Teresina, procedente de Miami, onde encontram os pais Mércia e Carlinhos Almeida. De lá seguem para as festas de fim de ano na paradisíaca praia de Jericoacoara, no litoral cearense

Prestação de contas

Estamos chegando ao final de 2021 e é hora de prestarmos contas do nosso trabalho.

O jornalismo só o é de fato se investigar os poderes e para cumprir essa função tem de ser examinado com minúcia. Partilhar com os nossos leitores o que correu bem e o que podia e devia ter corrido melhor é por isso um dever. É esse o nosso propósito.

Foi um ano difícil, todos sabemos. Os sinais de uma sociedade tribalizada, dividida por muros ideológicos ou econômicos, com crescente dificuldade em conservar o sentido de comunidade ou de bem comum agravaram-se.

Fazer jornalismo nesse contexto é ainda mais exigente e difícil. Manter o nosso compromisso com o pluralismo, com a democracia liberal, o Brasil, a tolerância, com o combate a todas as discriminações tem de enfrentar nestes dias o ruído justiceiro das redes sociais ou o facciosismo da política.

Tentamos não abdicar do nosso lema: “Abrir portas onde se erguem muros”.

Então é Natal e você não fez nada

Aplausos para Jeferson Tenório quando diz que fazer uma retrospectiva da própria vida com a chegada do fim do ano é um modo de materializar o que foi vivido e presentificar os momentos que se foram, mas não pode servir como cobrança do que deveríamos ter feito e não fizemos.

Para quem já passou dos 30 ou dos 40, com a aparição dos primeiros fios de cabelos brancos, cada ano que passa nos colocamos mais pressão em busca da realização profissional e pessoal.

O aumento das doenças "neurológicas", como esgotamento, depressão, burnout ou TDAH, nos dá o panorama patológico em que estamos metidos.

O preço de tanta autocobrança para termos sucesso na vida é o profundo esgotamento e cansaço, pois quando chegamos ao final do ano sem conseguir fazer aquilo que havíamos planejado, quando "falhamos" em nossos projetos pessoais, não costumamos pôr a culpa na estrutura social, mas em nós mesmos, a ponto de nos envergonharmos.

Talvez os consultórios de psicanálise estejam cheios para justamente nos tirar esse peso e essa culpa diante de uma sociedade que nos exige cada vez mais competências e vitórias.

As tantas emoções do reencontro

Após quase dois anos em um contexto atípico, a vida gradualmente está voltando a ganhar traços de normalidade neste final de 2021. Parte deste retorno passa pela volta de uma das atrações mais tradicionais dos brasileiros, presente na TV desde 1974: o especial do Rei Roberto Carlos, que reencontrou seu público em um espetáculo levado ao ar ontem à noite, na TV Mirante.

Em 2020, o programa inédito deu lugar à reprise do show Roberto Carlos - Emoções em Jerusalém, em razão da impossibilidade de gravar em meio à crise sanitária instaurada.

Agora, a volta ocorreu em grande estilo. Roberto subiu ao palco ao lado de sua banda, sob a regência do maestro Eduardo Lages, e de convidados com quem preparou duos que emocionaram os espectadores: a banda Jota Quest, seus amigos Erasmo Carlos e Wanderléa, Fafá de Belém, Liah Soares, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, o casal Sandy e Lucas Lima e o coral Resgate para a Vida.

A parceria com Erasmo e Wanderléa completou a emoção do especial. Companheiros de Jovem Guarda, o trio precisou manter a distância durante os quase dois anos de pandemia, mas ontem voltou a reunir as vozes, como um presente para os espectadores. O reencontro no palco foi em clima de celebração.

Surpreenda com presente cultural

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, as agruras de escolher presentes para familiares e amigos – ou, ainda, para o temido amigo secreto do trabalho. Com a ideia de ajudar quem deixou para a última hora, pedimos para personalidades da cultura darem dicas de mimos que possam agradar. As sugestões foram variadas, mas livro foi a que teve mais indicações.

A dica mais inusitada foi de um leitor que recomenda o livro Hique Gomez: Para Além da Sbørnia (Edições BesouroBox, 368 páginas, R$ 59,90, à venda no site besourobox.com.br), contando a trajetória do Tangos & Tragédias.

Livro é sempre uma ótima dica

Livro é um presente fácil de achar para dar e é o maior elixir da imaginação. Considero o livro o jeito mais fácil e econômico de viajar estando em casa.

Comprar um livro numa livraria de rua (basta uma pesquisa e já aparecem muitos lugares interessantes de conhecer) é uma grande oportunidade de surpreender com cultura e conhecimento!

Na Livraria AMEI, do São Luís Shopping, o leitor encontra meus livros “Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas” e “Em Busca de Vultos Perdidos”, além de minha biografia “PH – ícone e glória da sociedade”, de Thiago Bastos.

O importante é ser criativo

Outra dica: uma assinatura de streaming de música ou de filmes, pra ficar atualizado com lançamentos e clássicos!

Um presente do Mercado da Praia Grande: tem sempre artesanato local, dos povos indígenas e da agricultura familiar, e já é uma forma de comprar diretamente de quem produziu!

Nestes tempos difíceis, aprendemos a valorizar as coisas simples. Uma sugestão é um passeio em família pelo centro da cidade, para ver a decoração natalina e as projeções e mapping.

DE RELANCE

Um novo golpe está em alta

Há sempre uma maneira de inovar: um novo golpe está em alta neste final de ano.

Criminosos hackeiam contas do Instagram e publicam stories se passando pelo dono do perfil.

Nos posts, avisam que estão vendendo móveis e eletrodomésticos novos e em ótimo estado. Os amigos virtuais fazem contato achando que estão adquirindo algo de uma pessoa de confiança, mas, na verdade, trata-se de uma nova maneira de extorquir dinheiro.

A dica é reforçar a segurança digital, ativando a verificação em duas etapas na configuração do aplicativo.

Mais um grande retorno

Depois das novas temporadas de La Casa de Papel e The Witcher, mais um grande retorno na Netflix: estreou ontem o segundo ano de Emily em Paris.

A polêmica série de comédia, que despertou amor e ódio com sua primeira temporada, segue Emily (Lily Collins), que do dia para a noite recebe uma oportunidade de emprego na capital francesa.

Sem dominar o idioma ou conhecer muito sobre a vida parisiense, ela luta para encontrar sucesso apesar da sua falta de preparo.

Os dias seguintes do Chile

O estrago que vem sofrendo a economia do Chile desde a última segunda-feira, com reações na Bolsa de Valores e na cotação do dólar, após a eleição do ultra-esquerdista Gabriel Boric para a presidência da República, faz o país refletir sobre outros pontos inquietantes: apoiado pela ala progressista da Igreja católica, Boric defende propostas como o plano de descriminalização do aborto até a 14ª semana de gestação que já teve aprovação parcial do Congresso, a descriminalização do cultivo e consumo da maconha, e mudanças na estrutura da Polícia chilena, uma das mais rigorosas no combate ao narcotráfico, e as ações terroristas no continente.

As teses de Boric estão em sintonia com as propostas do Foro de São Paulo.

IEL e investimento nos jovens

Muitos jovens que nasceram nos anos 2000 estão entrando no mercado de trabalho nesse momento. Eles são contemporâneos da Lei da Aprendizagem Brasileira (nº 10.097/2000), que estabelece que empresas de médio e grande porte contratem pessoas de 14 a 24 anos como aprendizes em um número equivalente a no mínimo 5% e no máximo 15% do total do quadro de funcionários.

De acordo com uma verificação do Google, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, as buscas por “jovem aprendiz” e “estagiário” ficaram entre os três termos mais pesquisados no Brasil. O que demonstra que a alta taxa de desemprego causada pela pandemia, fez com que os jovens procurassem a oportunidade do 1º emprego por meio das exigências que a Lei de Aprendizagem impõe às empresas.

O investimento nos jovens se tornou ainda mais estratégico diante da pandemia. A coordenadora regional do Instituto Euvaldo Lodi – MA, Michele Frota observa que o perfil comportamental das empresas também mudou com a Lei. “O valor que as empresas passaram a dar ao programa IEL de aprendizagem aumentou, porque um aprendiz com formação adequada, pode entrar para o time da empresa e agregar bastante".

TRIVIAL VARIADO

Visando oferecer conforto e segurança para os consumidores neste período de festas de fim de ano, o São Luís Shopping decidiu que amanhã, sexta-feira, o estacionamento é gratuito em horário estendido: de 9h às 23h até o dia 23/12; e no dia 24/12, das 9h às 18h.

No assunto: nos últimos dias o shopping tem registrado uma alta de vendas, de acordo com o gerente de Marketing, Igor Quartin. Segundo ele, tudo indica um fechamento de vendas em 2021 muito bom e o ano de 2022 bastante promissor. “Vemos oportunidade e crescimento do varejo no ano que vem”, assinalou.

Depois de uma semana em São Luís sendo homenageados pela família e os muitos amigos que aqui possuem, Mércia e Carlinhos Almeida seguem hoje para Teresina, onde reside Ielma Cardoso, mãe dele, e os familiares dela. Lá, receberão para a Noite de Natal o filho Victor e a nora Jennefer, procedentes de Miami.

Vencedor de quatro estatuetas do Oscar – melhor filme, melhor filme estrangeiro, roteiro original e direção – o sul-coreano “Parasita”, de Bong Joon Ho, estreia no Canal Brasil na terça, dia 28/12, às 22h.

Em tempo: o filme foi a grande estrela da edição do Oscar de 2020, se tornando o primeiro longa não falado em inglês a ganhar o prêmio de melhor filme. Foi também a primeira vez desde os anos 1950 que a mesma produção ganha o Oscar e a Palma de Ouro de Cannes.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.