(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Celebração no restaurante Cabana do Sol

Veja ainda: Flávio Vinicius Araújo Costa e Alanna Batalha Pereira casam-se no dia 18 de dezembro, no Palazzo, e a homenagem ao desembargador Cleones Cunha.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h33
Dona Celina Ramos Maranhão entre o marido desembargador Galba Maranhão e o filho Sebastião Maranhão Neto
Dona Celina Ramos Maranhão entre o marido desembargador Galba Maranhão e o filho Sebastião Maranhão Neto

Na segunda-feira, o sempre concorrido restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, começou o dia movimentado, com a presença de toda a família Fialho – Reges e Socorro com os filhos Marcelo e Soraia – que ocupava uma das mesas durante o almoço super animado.

À noite, o destaque ficou por conta de Dona Celina Ramos Maranhão, que comemorava nova idade ao lado do marido, desembargador Augusto Galba Maranhão, do filho advogado Sebastião Moreira Maranhão Neto e da nora Ana Beatriz Maranhão, entre outros convidados.

Antonio Carlos Lima e Sandra Batalha com Nacor Holanda
Antonio Carlos Lima e Sandra Batalha com Nacor Holanda

Em outra mesa, o jornalista Antonio Carlos Lima e esposa Sandra Batalha, que desde domingo trocaram Brasília, onde residem, por São Luís, colocavam as conversas em dia com Nacor Holanda.

Outro grupo animado reunia Emmanuel Márcio Barbosa, o promoter João Marcelo Sá (que promete um réveillon dos mais animados no Rio Poty Hotel) e o empresário Diógenes Nascimento, que é o revendedor autorizado no Maranhão dos produtos Stanley e agora está aumentando os seus domínios com a comercialização de motos elétricas da Shineray Eletric, cuja loja fica no São Francisco, na cabeceira da Ponte Governador José Sarney.

Dia da Amizade Brasil-Argentina

É hoje a data de comemoração do Dia da Amizade Brasil-Argentina, instituída em 2018 com o objetivo de “dar forma e visibilidade à importância das relações” entre os dois países.

Os dois vizinhos têm, juntos, 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% de seu PIB. O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina e a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Acordada pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de março de 2004 na Ata de Copacabana, que ambos assinaram no Rio de Janeiro, a data passou a ser celebrada anualmente no dia 30 de novembro, em comemoração ao encontro mantido neste dia, em 1985, entre os presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, na cidade brasileira de Foz de Iguaçu.

Celebração adiada para 1º de dezembro

Como hoje é feriado nacional na Argentina, a data só será comemorada amanhã, dia 1º de dezembro, tendo como ponto alto a divulgação, em rede nacional de televisão, da cerimônia de entrega, feita em São Luís, da Medalha René Favaloro ao ex-presidente José Sarney.

A Medalha, como já foi dito por esta coluna, foi criada pelo atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, que, em meio à pandemia do coronavírus, decidiu homenagear a figura do médico argentino René Favaloro, criador da técnica do bypass, 21 anos depois de sua morte.

E Sarney foi a primeira personalidade dos dois países a receber a honraria.

Covid-19 e a cepa Ômicron

As atenções do mundo inteiro estão voltadas para a Ômicron, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trata-se do mais novo e urgente desafio de cientistas. Entre os principais enigmas a serem desvendados, está o de saber se as vacinas atualmente em uso são capazes de combater essa nova apresentação do sars-cov-2 original, repleta de mutações.

A OMS declarou, na última segunda-feira, que o risco global é “muito alto” se a Ômicron conseguir driblar as vacinas e se provar altamente transmissível.

Covid-19 e a cepa Ômicron...2

O elevado número de alterações na proteína Spike (relacionada à capacidade de entrada do coronavírus no organismo humano) torna a Ômicron “preocupante”.

Especialistas pedem que a população não entre em pânico enquanto não for possível obter as primeiras respostas – o que pode levar algumas semanas.

O importante, agora, é manter a vacinação em dia e continuar utilizando máscara bem ajustada ao rosto, preferindo ambientes ao ar livre ou bem ventilados, guardando distanciamento de quem não habita o mesmo domicílio e higienizando com frequência as mãos.

Término de semestre

Fim de ano chegando e as instituições de ensino maranhenses se preparam para finalizar o semestre letivo. Na Faculdade de Negócios Faene, as aulas para os alunos da pós-graduação serão encerradas no sábado, 4. Já as atividades da graduação serão finalizadas no dia 10. Esta semana, o professor Rogério Freitas, por exemplo, comanda aula de Logística e Operações Portuárias para a turma de MBA em Logística Portuária e Engenharia Marítima. O professor Ricardo Carreira, por sua vez, fala sobre mudança, cultura e processo de decisão nas organizações.

Flávio Araújo com a família
Flávio Araújo com a família

Em preparativos para o seu casamento, dia 18 de dezembro, no Palazzo, com Alanna Batalha Pereira, o jovem advogado Flávio Vinicius Araújo Costa reuniu as duas famílias na noite de sábado passado, no Bistrô Alameda Trinta, para um jantar comemorativo ao aniversário do futuro sogro, Manoel Antonio Pereira, acompanhado da esposa Ana Maria. Também presente a mãe do noivo, Maria do Socorro Araújo

Maranhenses na final da Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa já concluiu a etapa semifinal do concurso, e entre os 80 finalistas temos sete professores representando o Maranhão. A partir de agora, inicia-se a última etapa que revelará, no dia 10 de dezembro, os 20 vencedores nacionais, sendo quatro professores e suas turmas em cada categoria.

Eis os nomes das professoras e as respectivas escolas: Dayane da Costa Silva, da UEF Deputado Eligio Almeida, em Bacabal; Eliane dos S. Gomes, do Centro Educacional Vieira da Silva, em Araguanã; Helayne G. dos Santos Melo, da Escola Municipal Gastão Vieira, em São Roque; Maria de Fátima S. Lima, da Escola Presidente Costa e Silva, em Senador La Rocque; Valdinete Maciel Nascimento, da EMEF Antônio Pereira da Silva, em Timon; Eva S. dos Santos, do Centro de Ensino Henrique de La Roque, em João Lisboa; Raimunda de J. M. Silva, da Escola Municipal Jefferson Moreira, em Esperantinópolis.

Shinoda retorna ao Casarão

O cantor Bruno Shinoda, o "Imperador das Bilheterias", vai retornar ao palco do Casarão Colonial, no Centro Histórico de São luís, na tarde-noite do próximo domingo, dia 5 de dezembro. O artista levará um repertório diferente e especial para o espaço que é o point da juventude no fim de semana. Além de Shinoda, a programação contará com a presença das bandas Os Parças e CDC, além do cantor Ivan Marques.

Homenagem para o des. Cleones

Mais uma vitória foi conquistada nesta semana pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O magistrado foi agraciado, ontem, com o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, na categoria Especial Homenagem, durante sessão solene, realizada pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SP no YouTube.

De acordo com o presidente do TRE/SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, a homenagem é “uma manifestação formal do reconhecimento por seus méritos e relevantes serviços prestados à vivência democrática e ao processo eleitoral em todos os seus desdobramentos”.

Durante o evento, diversas autoridades – dentre ministro, juízes e desembargadores – foram homenageadas com o Colar do Mérito Eleitoral Paulista, na categoria Especial e na categoria Juízes do TRE-SP; além de servidores e servidoras, com a Medalha Ministro Mário Guimarães.

Trajetória do magistrado

O desembargador Cleones Cunha assumiu o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) no dia 18 de dezembro de 2017, como corregedor; e em 26 de fevereiro de 2019, como presidente da Corte, cujo biênio foi encerrado no dia 16 de maio de 2020.

Durante a sua gestão, adequou o plano estratégico em consonância com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, incluindo suas próprias metas e indicadores para o período 2015-2020. E promoveu várias reuniões para a formulação dos indicadores e ações/projetos, observando as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Outra importante ação desenvolvida, durante a sua trajetória no TRE/MA, foi o Plano Integrado para as Eleições 2020, elaborado de forma ampla e participativa. Cleones foi também presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e vice-presidente do Colégio de Corregedores Nacionais. Atualmente, o magistrado é presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

DE RELANCE

Assembleia Geral do Cimar

A Casa da Indústria Albano Franco foi palco, na última sexta-feira, da primeira Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Diretoria Provisória do Centro das Indústrias do Maranhão - Cimar, presidida pelo vice-presidente executivo da Fiema, Luiz Fernando Renner, e com a presença do presidente da Fiema, Edilson Baldez. Na pauta da reunião, a discussão e aprovação do novo Estatuto Social da entidade, que tem entre os seus objetivos o estímulo à integração das cadeias produtivas industriais no Maranhão, assim como a expansão, o aperfeiçoamento e a promoção da atividade industrial e afins, articulando ações e estimulando sempre o aumento da produtividade e competitividade industrial.

Lou Marques oferece almoço

Indicada para ser a representante do Maranhão como um dos destaques da Revista Empreendedoras em Ação do Conselho Nacional das Empresárias, a empresária Lou Marques, sem dúvida uma das mais atuantes de sua geração, vai comemorar a distinção com um almoço que oferecerá ao Grupo de Gestão da ACM, na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, no restaurante Ferreiro Praia.

Natal Solidário da APAE

É hoje o lançamento, pela APAE de São Luís, da Campanha Natal Solidário 2021, “Solidariedade que Alimenta e Transforma”. A campanha pretende arrecadar recursos para manter as ações socioeducativas desenvolvidas pela Escola Eney Santana, mantida pela instituição. Atualmente, mais de 250 crianças e adolescentes são atendidos pela escola que há 49 anos tem contribuído para a transformação de vida da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Otimismo no meio industrial

Cresceu em novembro deste ano o otimismo do empresário da indústria maranhense. É o que sinaliza o Índice de Confiança do Empresário Industrial, publicação mensal elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI). De acordo com o estudo, o índice atingiu 61,9 pontos, a segunda melhor pontuação do ano, crescendo 10,4 pontos em relação ao mês anterior e situando-se acima da linha divisória dos 50 pontos com uma disseminação considerável. Essa confiança é maior entre os empresários da construção civil, com 66,2 pontos.

Show de Prêmios no Natal CDL

A CDL São Luís lançará, amanhã, o 4º Natal Show de Prêmios, com o objetivo de incentivar as vendas do comércio neste fim do ano. O evento de lançamento terá a participação de Papai Noel e sua trupe natalina e começa às 9h, na Praça do Panteon (próximo Biblioteca Pública), seguindo para a Rua Grande, com a animação da Banda do Bom Menino. A campanha, que está no seu quarto ano de realização, já é referência como a mais importante estratégia de vendas natalinas da capital maranhense. A campanha acontece de 1º a 30 de dezembro, com pontos de vendas cadastrados em toda a cidade. Nas lojas que aderiram à promoção, a cada R$ 50 em compras o consumidor tem direito a participar do sorteio de um automóvel zero km e cinco TVs de 50 polegadas.

Para escrever na pedra:

“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio”. De Karl Marx, filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista alemão.

TRIVIAL VARIADO

Na reta final de ano, as instituições de ensino enfrentam o desafio de repensar a administração escolar para recuperar as receitas perdidas durante a pandemia. Em pesquisa feita pela consultoria escolar Rabbit, em 2020, o mercado teve uma queda de 34% de matrículas. Os reflexos da pandemia revelam uma urgência na reorganização da gestão escolar como um todo, especialmente na gestão da inadimplência.

Todo ano, com o lançamento de novos modelos de sua linha de produtos, a Apple movimenta bilhões de dólares. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior. O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os wearable (relógios, fones e acessórios), que há poucos anos representavam 5% e subiram para 11%.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, estima-se mais 65.840 novos casos de câncer de próstata para cada ano do triênio de 2020-2021. Este número corresponde a um risco estimado de 62.95 casos novos a cada 100 mil homens.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.