SÃO LUÍS - Nita Freire, viúva de Paulo Freire, doou obra completa do educador para o acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). O anúncio foi feto nessa terça-feira (23), pelas redes sociais do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino.
Leia também:
Três mil livros de autores maranhenses são distribuídos para as bibliotecas do MA
Biblioteca Pública Benedito Leite lança mostra " Autores maranhenses novas aquisições"
A obra completa de Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, notabilizado nos cinco continentes por ter desenvolvido um modelo educacional conhecido como Pedagogia da Libertação, e está agora disponível para acesso público e gratuito na Biblioteca Benedito Leite. Entre as publicações doadas estão clássicos como “Educação como prática da liberdade”, “Cartas a Guiné-Bissau”, “Pedagogia da autonomia” e o internacionalmente conhecido “Pedagogia do oprimido”.
Um presente para o Maranhão
Segundo a diretora da BPBL Aline Nascimento, os livros doados por Nita Freire vieram acompanhados de um singelo bilhete contendo a seguinte mensagem: “um presente para o Maranhão", e que "todos os maranhenses tenham acesso”, destacou Aline Nascimento.
A doação da pedagoga Nita Freire ao Maranhão acontece no ano em que o educador Paulo Freire comemoraria 100 anos de idade, se estivesse vivo.“Em 2021 ele, Paulo Freire, faria 100 anos. A BPBL vai fazer uma homenagem a Paulo Freire pelo seu centenário e é lógico que a gente vai querer que todos leiam essa obra”, frisou a diretora Aline Nascimento.
Saiba Mais
- Hábito de leitura resulta em melhores avaliações em várias disciplinas
- Governo federal quer retomar políticas públicas para leitura
- Atividades do “Cidadania e Leitura” acontecem na Biblioteca Luiz Phelipe Andrès neste sábado
- Brasil participa de estudo internacional de avaliação de leitura
- Leitura pode reduzir a pena na prisão, mas ainda há desafios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.