Na Praia Grande

Escola Municipal de Música é inaugurada em São Luís

Projeto vai unificar as atividades artísticas da rede municipal de ensino e será aberto à comunidade.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Escola Municipal de Música é inaugurada no Centro Histórico de São Luís.
Escola Municipal de Música é inaugurada no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Fabrício Cunha )

SÃO LUÍS - A Escola Municipal de Música (Emmus), inaugurada na manhã desta quinta-feira (8), atenderá 160 estudantes de 6 a 15 anos, sendo 80% das vagas reservadas para alunos da rede municipal de ensino e 20% abertas para crianças e adolescentes da comunidade em geral com a mesma faixa etária. "A Escola Municipal de Música vai tornar a rede de ensino mais diversa e mais humana, oferecendo educação artística para as crianças e adolescentes, ampliando as políticas de educação integral da gestão do prefeito Edivaldo", disse o titular da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cursino Raposo Moreira.

Como a rede municipal de ensino está com as aulas presenciais suspensas por causa da pandemia da Covid-19 ainda não há previsão para o início das aulas presenciais na Emmus. Até lá, os 52 alunos que já fazem parte do projeto Encanta São Luís continuarão tendo aulas on-line. Somente após a retomada das aulas presenciais é que será aberto edital para preenchimento das vagas restantes.

A sede da Escola Municipal de Música de São Luís está localizada no casarão nº 53, na Rua do Giz, Praia Grande e tem a proposta de estimular os estudantes da rede municipal de ensino na ampliação e desenvolvimento do saber por meio do uso de instrumentos musicais, canto e coral. Serão oferecidas aulas de violão, violino, violoncelo, piano, teclado, musicalização infantil, flauta e outros instrumentos de sopro (de madeira). Também haverá aulas teóricas em disciplinas como história da música e percepção musical.

Estrutura

Com a obra, a Escola Municipal de Música passa a ser composta por seis salas de aula, um auditório, área de vivência e salas administrativas. O imóvel também foi adaptado para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. Para isto foi instalado um elevador para acesso ao segundo piso, além de piso tátil e sinalização de portas em braile.

Anteriormente as aulas aconteciam no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS) e no Casarão Azul, no Centro Histórico de São Luís.

O casarão que abriga a Escola Municipal de Música passou por uma reforma ampla, desde o reforço das estruturas de sustentação, sistemas elétricos e hidráulicos, telhado, reboco novo nas paredes internas, piso, forro, pintura nas paredes internas e reparos no sistema de escoamento pluvial. Também foram instaladas esquadrias nos portais e janelas, sistema de ar-condicionado e foram feitos serviços de restauração dos azulejos portugueses da fachada e do piso em pedra de cantaria.

O prédio do século XIX, de dois pavimentos, possui fachada simétrica, revestido em sua construção original de azulejos portugueses, possui 10 portas na fachada, sendo cinco em cada pavimento, tendo a porta central a entrada principal. No seu interior, no andar térreo, o piso é em cantaria em quase todo o compartimento que é único. Possui uma escadaria de madeira ao centro que leva ao andar superior, no térreo existe um pátio interno descoberto. Em 1997, o conjunto urbano onde ele está localizado foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.