Música

Inscrições para o preenchimento de 230 vagas na Escola de Música Lilah Lisboa começam nesta segunda-feira (16)

Os interessados podem realizar as inscrições, de forma presencial, na sede da escola de música, no Centro Histórico de São Luís.

Imirante.com

Sede da Escola de Música Lilah Lisboa, no Centro Histórico de São Luís.
Sede da Escola de Música Lilah Lisboa, no Centro Histórico de São Luís. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Serão abertas nesta segunda-feira (16), as inscrições para o preenchimento de 230 vagas em cursos de Nível Fundamental, em Instrumento Musical e Canto, e de Nível Infantil, em Instrumento Musical e Musicalização, na modalidade presencial, a serem ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (19).

Os interessados podem realizar as inscrições, de forma presencial, no Iema Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”, localizado na rua da Estrela, nº 363, Praia Grande, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os candidatos devem apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: RG ou CNH; CPF; declaração escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio (para candidatos que já concluíram esta etapa) e comprovante de residência.

Cotas

Do total de vagas, 70% serão destinadas a estudantes oriundos de escola pública. Neste caso, os candidatos deverão apresentar documentação que comprove estar devidamente matriculado ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino. Além disso, 25% das vagas serão destinadas aos candidatos da Ampla Concorrência e 5% a pessoas com deficiência, neste caso, sendo necessário apresentar cópia de laudo médico emitido nos últimos 12 meses, comprovando a natureza da deficiência, atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência.

Cursos

Os cursos ofertados são destinados à formação musical básica, oportunizando conhecimentos básicos em música. Poderão se inscrever estudantes de oito anos ou mais, de acordo com o especificado em cada curso: de Nível Infantil em Musicalização (08 a 09 anos), de Nível Infantil em Instrumento Musical (entre 10 a 12 anos), de Nível Fundamental em Instrumento Musical e Canto (a partir de 13 anos) e o Curso de Canto (a partir de 15 anos). 

Os cursos serão ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com o quadro de vagas informado no anexo I do Edital do Processo Seletivo nº 25/2022.

Testes

Os candidatos passarão por testes que serão específicos para cada curso. Para os inscritos no Curso de Nível Infantil em Musicalização, será realizada uma entrevista, na qual o candidato e o seu responsável (maior de idade) serão avaliados por uma banca examinadora, mediante parâmetros de aptidão musical; os candidatos a uma vaga no Curso de Nível Infantil e Fundamental em Instrumento Musical responderão a uma prova contendo 10 questões de múltipla escolha, onde devem ser identificados os parâmetros sonoros (duração, intensidade, altura, timbre), a partir da percepção auditiva.

Já os candidatos a uma vaga no Curso de Nível Fundamental em Canto farão o teste em duas etapas: a primeira fase consiste em uma prova contendo 10 questões de múltipla escolha, em que o candidato deverá identificar os parâmetros sonoros. Seguirão para a segunda etapa os candidatos que alcançarem a média igual ou superior a nota 7,0. Na segunda etapa, o candidato deverá executar um exercício de memória musical, em que será avaliada sua percepção auditiva, e uma melodia de livre escolha, em que será avaliada sua afinação. 

Mais detalhes sobre o cronograma das inscrições, seletivo, divulgação de resultados, assim como dos requisitos necessários, quantidade de vagas para cada curso, estão no Edital nº 25/2022 disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no endereço eletrônico: https://www.educacao.ma.gov.br/, de forma presencial no Iema Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”.

Leia a íntegra do edital aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.